3 Dicas para fazer a transição do berço para cama

Quando a criança começa a chegar perto dos 2 anos de idade os pais já começam a se perguntar qual é a hora certa de fazer a transição do berço para a cama.

Essa transição costuma ocorrer quando a criança está com 2,5 a 3 anos.

Como saber se é o momento de mudar para a cama?

Se o seu bebê estiver escalando o berço, ele pode cair e se machucar, então é melhor passar ele para a cama. Ou caso você precise do berço por causa de um novo bebê a caminho, mas lembre-se de fazer essa mudança alguns meses antes do novo bebê chegar, para a criança não achar que o novo bebê roubou seu berço, seu espaço.

Caso seu filho ainda durma tranquilamente no berço e você não tenha motivos para fazer a transição, não faça, não tenha pressa, com certeza é mais seguro ele ficar ali no berço do que sair andando de madrugada pela casa!

Mas se o momento chegou, separei 3 dicas para ajudar seu filho a fazer uma boa transição do berço para a cama:

1. Como começar a mudança do berço para cama?

Faça com que a criança participe da escolha da cama nova e de seus complementos, como travesseiro e lençóis temáticos, isso pode deixar a criança mais empolgada com a mudança.

Alguns pais optam por fazer uma surpresa, tiram o berço, colocam cama nova, nova decoração, tudo novo, mesmo sem a criança participar de nada. Isso vai de cada pai e mãe, cada um sabe como seu filho vai reagir melhor a mudança!

Duas opções de desenho que agradam muito os pequenos e que com certeza serão sucesso no quarto são os famosos Peppa Pig e Homem-Aranha:

dicas-para-mudar-do-berço-para-cama--jogo-de-cama-peppa-pig

JOGO DE CAMA PEPPA PIG CASUAL ROSA E VERDE FIT LEPPER

do-berço-para-cama-jogo-de-cama-homem-aranha

EDREDOM HOMEM-ARANHA CASUAL AZUL LEPPER

2. Como deve ser a primeira cama?

A primeira cama deve ser baixa, por causa do risco da criança cair até se acostumar.

Você pode usar uma mini cama ou uma cama auxiliar, a maioria dos modelos de mini cama você encontra com a lateral um pouco mais alta que o colchão, para evitar que a criança caia dormindo. Mas você também pode usar uma grade para cama que você encontra facilmente.

Mas se mesmo assim você ainda tem medo de acidentes, pode começar colocando o colchão direto no chão, para seu filho se adaptar com a liberdade e logo depois passar ele para uma linda cama, existem diversos modelos de camas e mini camas para meninos e meninas.

Olhem que lindos esses modelos que selecionei, é só você escolher algo que seu filho goste e combinar com o estilo do quarto!

do-berço-para-cama-menino-menina

1. Mini Cama Carros 2. Mini Cama Princesas

do-berço-para-cama

1. Mini Cama Infantil 2. Bicama com sapateira

3. O que fazer com o berço?

Não suma logo com o berço. Caso a criança não se adapte com a nova cama, apesar dos muitos incentivos dos pais, ela pode querer voltar para o berço e aí você terá que tentar a transição em outro momento.

Mas caso dê tudo certo, você pode guardar para o próximo baby ou pode dar uma nova utilidade para o berço, como mesa para as atividades das crianças, sofá, casinha e muito mais.

reaproveitando-o-berço

close