7 Excelentes Exercícios Para Praticar Durante a Gravidez!

Hoje em dia não existe mais aquela história, que grávidas são frágeis e devem ficar em repouso o dia todo, como antigamente. Hoje, mais do que nunca especialistas comprovam que a falta de exercícios físicos durante a gravidez pode ser prejudicial para a mãe, em termos físicos e emocionais. Além de trazer um grande preparo para o parto e pós-parto.

Mas lembre-se, a mamãe deverá antes consultar seu médico para que ele avalie se está tudo bem para iniciar os exercícios. Já que existem casos de hipertensão, sangramentos, riscos de aborto, placenta baixa ou outras condições que restringem a prática de exercícios físicos.

Vamos conhecer agora, os melhores exercícios benéficos para as gestantes, que irão aliviar os incômodos inchaços e melhorar o equilíbrio emocional. Acompanhe!

1 – Alongamentos

gravidez-alongamento

A prática do alongamento pode trazer inúmeros benefícios para a gestante, o principal deles é ativar a circulação, o que alivia aqueles inchaços que incomodam e é muito desconfortável para a gestante. Além de proporcionar relaxamento dos músculos e correção da postura, ele trará maior flexibilidade para praticar outras atividades complementares.

2 – Yoga

gravidez-yoga

A prática de Yoga é considerado um dos melhores exercícios para gestantes. A atividade traz um autocontrole da respiração o que melhora a circulação e e também diminui as dores de coluna. Ao praticar Yoga a gestante irá produzir endorfina, que fazem com que seu humor seja renovado, além de impulsionar o funcionamento dos rins, minimizando a retenção de líquidos.

3 – Corridas Leves

gravidez-corridas-leves

A prática dessa atividade é a maneira mais rápida e eficiente de exercitar o corpo e o coração. Mas há restrições e grandes cuidados a se tomar quando indicado para grávidas. O principal é monitorar o batimento cardíaco que não deverá ultrapassar 140 bpm. Quando a mulher está no período gestacional ocorre mudanças no centro de gravidade e aumento de massa corpórea, afetando seu equilíbrio. Assim esse exercício é recomendado apenas no primeiro trimestre de gestação, caso a gestante não tenha o costume rotineiro de praticar o exercício.

4 – Caminhada

gravidez-caminhadas

A caminhada é sem dúvida a atividade que mais tranquiliza a mente da gestante, aliviando do estresse causado pela explosão de hormônios. A caminhada ativa a circulação e controla o ganho de peso e é um ótimo começo para as mães iniciarem as atividades. Organizar um grupo de gestantes para caminhada é uma ótima ideia motivadora e eficaz.

5 – Pilates

gravidez-pilates

O Pilates é um excelente exercício pois, trabalha muito a musculação abdominal, que tende a distender-se para acomodar o bebê, o que acaba enfraquecendo-os com o tempo. Ao praticar pilates além de fortalecer o tecido muscular abdominal, também fortalece a musculatura do assoalho pélvico, que sofrem também uma enorme pressão causando dificuldades em contraí-los ao segurar a urina, por exemplo.

6- Hidroginástica

gravidez-hodroginastica

Alguns estudos apontam que a hidroginástica trabalha o fortalecimento do abdome e a musculação pélvica, o que garante uma ajuda na hora do parto, contribuindo em amenizar as dores. Mas além dos benefícios as mamães devem ficar atentas aos limites do próprio corpo e não ultrapassar mais do que 30 minutos. E tudo claro com recomendação médica.

7 – Musculação

gravidez-musculação

Gestantes podem fazer musculação? A resposta é sim, de maneira moderada é claro e com supervisão. A musculação é ótima para corrigir a postura da gestante que pode ser afetada devido ao peso do bebê. É na verdade um complemento para as demais atividades.

A indicação de exercícios físicos para gestantes é cada vez mais recomendada pelos especialistas. Mas é aconselhado que gestantes que nunca praticaram nenhuma atividade física, comecem gradualmente de 15 a 20 minutos no máximo para não afetar o bebê. Atividade física é saúde, e uma mãe saudável é igual a um filho extremamente sadio e forte. Cuide-se!

close