Azia na gravidez: Como se livrar dela?

Sabe como se chama azia em inglês? Heartburn. Queima do coração, ou coração queimado. Pela altura da sensação causada pela azia, eu acho uma descrição quase perfeita.

A azia é causada pelo retorno do ácido do estômago para a garganta e esôfago, causando aquela sensação horrível de queimação e má digestão. Nosso corpo tão cheio de novos hormônios faz com que a digestão fique mais lenta. Há um descompasso entre a liberação dos ácidos pelo estômago, ou um excesso, e o acúmulo de gases ainda contribui para agravar esse quadro que mais parece um vulcão dentro de nós.

Mas como a gravidez exige cuidados, não podemos ingerir qualquer medicamento para acabar com a azia na gravidez, nem tão pouco deixar ela atrapalhar a grávida de ter uma alimentação saudável. Portanto, é preciso conversar com seu obstetra sobre isso na próxima consulta do pré-natal, e ainda questioná-lo se as soluções caseiras e naturais podem ser testadas, o que tenho certeza que será a primeira sugestão dele. Você está fazendo seu pré-natal direitinho? Sabe a importância dele? Então leia AQUI

Você quer chegar já com todas as informações prontas? Então anota aí as melhores dicas para acabar com a azia na gravidez!

azia na gravidez sensação

Dicas saudáveis para acabar com a azia na gravidez

  1. Prefira consumir as frutas ao invés de tomar suco das mesmas. O suco é mais concentrado em sumo, e a polpa e massa das frutas contém nutrientes que diluem a frutose presente nas frutas que pode desencadear a azia
  2. Evite alimentos gordurosos e com muito açucar. Se você lembra um pouco da aula de biologia, as gorduras e açucares são mais difícies de serem “quebrados”, digeridos.
  3. Mastigue bem os alimentos. Isso facilita a digestão, e literalmente deixará “tudo mastigado” para o estômago fazer a digestão sem “maiores” problemas. (Nossa, frase cheia de trocadilhos digestivos!)
  4. Tome líquidos entre as refeições, mas nunca próximo ou junto à elas.
  5. Fazer pequenas refeições. Não coma muito para não sobrecarregar o estômago.
  6. Nada de tomar cafezinho depois do almoço. Ele relaxa a válvula (esfíncter) que deveria fechar para não haver refluxo
  7. Evite: Frutas ácidas, condimentos, pepino, repolho, couve-flor e outras verduras que tem ph ácido e causam gases.

Comportamentos saudáveis para acabar com a azia na gravidez

Bom, se mudar a alimentação é necessário, mudar alguns hábitos também é!

  1. Nada de fazer exercícios logo após as refeições. O estômago ainda está cheio de ácidos, e chacoalhar demais não pode dar muito certo.
  2. Mas também não rola a sonequinha após o almoço. Sei que as grávidas ficam ainda mais sonolentas, mas a posição não é favorável!
  3. Nada de tomar leite! O cálcio aumenta a produção do ácido gástrico.
  4. Cigarro. Por favor me diga que você nunca fumou ou parou de fumar muito antes de engravidar. Ufa! Bom, ainda assim, fique longe da fumaça de terceiros. O cigarro diminui a proteção da mucosa do estômago, e ela mais enfraquecida pode gerar até uma úlcera. Imaginou?

Então, sabe o que eu acho um máximo? Algumas explicações para o enjoo matinal, azia, desejos das grávidas entre outros. O costume popular diz por exemplo que a azia indica que o bebê será muito cabeludo, ou que o cabelo dele está começando a crescer. Os desejos das grávidas são carências nutritivas que o bebê tem.  E você, conhece mais alguma explicação como estas? Conta para a gente!

 

close