Como cuidar da dentição infantil

Crianças devem usar fio dental? É preciso algum cuidado antes dos dentes aparecerem? Posso “arrancar” o dente de leite do meu filho?

Procedimentos simples com a dentição dos pequenos são importantes e contribuem para a evolução da dentição saudável na vida adulta. Segundo, a técnica Lilian Coranni Macaferri Licatti, da clínica odontológica do Senac Tiradentes, “cabe aos pais ensinar aos filhos sobre a importância do cuidado com os dentes. É um hábito para vida toda”. Para ajudar neste processo, seguem algumas dicas:

A profilaxia dentária deve ser iniciada antes dos primeiros dentes surgirem. De fácil execução, a higienização da gengiva e língua dos bebês precisa ser realizada após cada mamada com o dedo indicador envolto em gaze embebida em água filtrada.

Este cuidado tem de ser tomado até que o primeiro dente decíduo, dente de leite, surja. Após a erupção, a higiene deve ser feita com escova e creme dental, ficando a critério do odontopediatra optar pelo infantil ou convencional. A principal diferença entre estes dois cremes dentais é a existência de flúor. “Devido aos inquestionáveis benefícios do flúor para a proteção do esmalte dos dentes, muito profissionais aconselham o uso de produtos adultos para crianças, em porções pequenas. As pastas infantis não possuem flúor e são indicadas até a criança aprender a bochechar e cuspir sem engolir o creme dental”, explica Lilian.

Quando os dentes aparentes começam a entrar em contato uns com os outros, é hora de usar o fio dental, para higienizar o espaço que a escova não consegue alcançar. Vale ajudar o pequeno com a tarefa, que não é tão fácil para os mais novos.

Com o desenvolvimento da criança, começa a acontecer o processo de mobilidade dos dentes decíduos ou de leite, e logo os pais se deparam com o primeiro dente mole. Aí é hora de acompanhar este novo processo, sem intervir. Caso o pequeno esteja muito incomodado e o dente com bastante mobilidade, é possível segurar o dente em uma gaze e removê-lo em casa. Os outros métodos, como o uso de linha, não são aconselháveis, pois são invasivos e acabam tirando a espontaneidade natural do processo. Depois que acontece a queda do dente, basta cuidar como de costume, com a escovação rotineira.

Os dentes de leite requerem cuidados simples e diários, como os dentes permanentes. Em caso de dúvida ou anormalidade, deve-se levar a criança ao odontopediatra, que mostrará o caminho correto para evitar futuros problemas com a dentição.

 

close