Como cuidar do casamento depois dos filhos?

Sei que quando nascem os filhos as coisas ficam meio bagunçadas, é uma nova rotina, um ser que precisa de cuidados 24 horas, o dia fica mais cansativo e os dias vão passando assim. Mas não podemos deixar as coisas continuarem assim, temos que passar pelo período de adaptação e colocar a vida no lugar novamente.

Para muitas pessoas quando os filhos nascem, eles se tornam a prioridade, mas não deve ser assim, a prioridade é o casal, depois os filhos e depois todo o resto. Isso não quer dizer que você não vai cuidar do seu filho, quer dizer que você vai cuidar do seu casamento, do seu marido e assim ter um lar harmonioso e feliz para o seu filho!

Separei algumas dicas de como cuidar do seu marido:

1. Planeje diariamente para ele

Um casamento não dá certo por acaso ele precisa de cuidado!

  • Planeje ações especiais de bondade: A cada dia pergunte ao seu marido o que ele precisa que você faça… pode ser coisas simples como costurar um botão em uma camisa, comprar meias novas…
  • Planeje pratos especiais: Isso significa pratos que ele gosta! Aqui em casa eu uso um cardápio semanal, isso facilitou bastante saber o que fazer de comida, e ter todos os ingredientes em casa, além das comidas que já sei fazer, deixo um dia da semana para fazer pratos novos. Marido gosta bastante de ter um cardápio semanal! Aproveite e confira o post sobre menu semanal.
  • Planeje momentos especiais a sós: Com filhos muitas vezes é só planejando mesmo… Deixe as crianças na casa dos avós por umas 2 horas que sejam (depende da idade das crianças você pode deixar mais tempo, claro), e aproveitem o momento só de vocês dois.
  • Planeje jantares especiais a sós: De vez em quando, depois que as crianças forem dormir, prepare uma linda mesa, quem sabe acender o fogo na lareira, umas velas, um vinho, apagar a luz e olé!!! Um jantar especial só para vocês dois.
  • Planeje que as crianças durmam cedo: Eu poderia fazer um post só sobre esse assunto de crianças dormirem cedo, isso é um costume, uma rotina que você deve criar desde que eles são pequenos, assim todas as noites, vocês conseguem ter um tempo de qualidade só para vocês dois.
  • Planeje irem para a cama ao mesmo tempo: Sei que alguns preferem ficar acordados até mais tarde outros dormirem cedo, mas procure se ajustar com seu marido e irem para a cama juntos. Rende mais um tempo de qualidade juntos, podem surgem muitas conversas interessantes com os dois juntos na cama.

2. Prepare-se diariamente para ele

Preparar-se para a volta de seu marido do trabalho, cada dia, mostra-lhe que ele é uma prioridade e expressa seu coração de amor.

  • Prepare a casa: Antes de seu marido chegar faça as crianças ajudarem guardando seus brinquedos, (eu também poderia fazer outro post sobre isso, não deixar as crianças pegarem muitos brinquedos de uma vez só, pegou um brinquedo, guarde o outro que não está usando, assim a casa fica menos bagunçada), pode aproveitar e tirar o cd infantil (ou desligar a tv) e colocar uma música relaxante para a família.
  • Cuide de sua aparência: Se você estivesse esperando uma visita, certamente teria cuidado com sua aparência né? Mas então, você está esperando seu marido chegar, sua prioridade número 1, então se arrume, penteie o cabelo, retoque a maquiagem e troque de roupa (caso você tenha passado o dia de pijama né) (posso fazer outro post sobre isso, minha tática é, sempre pela manhã, após um bom banho, fazer uma maquiagem básica e colocar uma roupa que você possa sair na rua (sem ficar com vergonha de estar parecendo um lixo) mesmo que você vá ficar em casa o dia todo, assim quando marido chegar você dá uma retocada na make, passa um batonzinho e pronto!
    E com as crianças, aproveite e dê uma limpada nelas também, nada de nariz escorrendo e toda suja, um bom banho é a solução, se divertem e ficam limpinhas para poderem brincar com o papai que vai chegar.
  • Prepare a sua saudação: Logo que ele colocar o pé dentro de casa não é hora de começar um interrogatório e nem a sua lista de desgostos do dia, comece com palavras positivas e de boas-vindas com um beijo! Prepare suas crianças para fazerem o mesmo, se ela virem você alegre recebendo seu marido com um beijo, elas farão a mesma coisa, crianças seguem os exemplos.
  • Encerre as visitas: Encerre as visitas (principalmente as vizinhas que adoram ficar na sua casa com os filhos), antes do seu marido chegar. Ele não precisa chegar e suas casa estar cheia de gente, bagunça das crianças e ainda não receber atenção, pois a atenção está nas visitas. Planeje as suas visitas para mais cedo.
  • Fique longe do telefone: Faça suas ligações durante o dia, não quando depois que ele chegar em casa e acabar perdendo a esposa para o telefone.

3. Agrade-o

Preste atenção aos seus desejos, preferências e desinteresses… Seu marido gosta de esportes, vista a camisa do time, faça cachorros quente e assisti com seu marido.

Ele gosta de jogar vídeo game? Experimente jogar junto!

Seu marido gosta de um café antes de sair pela manhã para o trabalho, faça um café, pode usar aquelas cafeteiras que você programa e ela começa a fazer sozinha, e aí você só tem o trabalho de servir e fazer companhia!

Quais as coisas que seu marido gosta e não gosta?

4. Zele pelo seu tempo com ele

Você faz de seu marido a prioridade número um quando zela pelo tempo que passa com ele em vez de tratá-lo como uma babá e sair correndo quando ele chega em casa.

Não importa a quantos séculos você está casada considere esse princípio: Se meu marido está em casa eu estou em casa.

5. Ame-o fisicamente

Ele não é apenas pai dos seus filhos, ou pior alguém que você divide o apartamento, ele é seu marido (e namorado), não é porque o tempo passa, aparecem os filhos que a vida sexual de vocês deve ser esquecida.

6. Elogie-o

Não critique ou fale mal do seu marido com outras pessoas. Mas elogiar para outras pessoas pode!

Se você critica seu marido feche a boca e faça 3 coisas:

  • Examine seu coração: Alguma coisa está fora de sintonia em seu coração, amor não combina com ficar mal da pessoa “amada”.
  • Busque uma solução: Se vocês estão com algum problema no casamento procure ajude de um especialista.
  • Estabeleça um objetivo: não falar destrutivamente do seu marido e sim elogiá-lo sempre que tiver oportunidade.

7. Ore diariamente por seu marido

Ore pela sua saúde, pelo seu trabalho, seus compromissos, seu papel de pai e marido e etc..

Enquanto você investe seu tempo, seu coração e sua vida orando por seu marido, se surpreenderá com os maus sentimentos diminuindo dentro de você.

Lembre-se: Você pode ser ambas as coisas – mãe e esposa!

Gostaram das dicas de hoje? Para mais dicas acesse:

Siga o SouMãe.org no:

Facebook – Twitter – InstagramPinterest

close