Como ensinar programação para crianças pequenas

Talvez para mim que trabalho com computação seja fácil falar sobre isso, mas todos sabemos hoje em dia que conhecimento sobre informática é fundamental para praticamente qualquer tipo de emprego. Em pouco menos de 30 anos o computador se tornou uma necessidade na vida de praticamente todas as pessoas, seja direta ou indiretamente, seja através de um PC ou um celular, e o conhecimento que não era tão necessário a poucos anos atras agora é fundamental e ensinar programação para crianças é necessário.

Pensando nisso comecei a procurar um método para começar a ensinar a minha filha, hoje com 3 anos e 9 meses, a programar. Minha primeira tentativa foi comprar o Cubetto, um robô que ensina programação para crianças a partir de 3 anos, usando lógicas de sequência de comandos para ensinar as crianças.

Programação para crianças

E apesar do alto valor, não enviam o Cubetto para o Brasil, “#chateado”, tentei enviar para parentes nos EUA… mas o que importa é que o Cubetto ainda não chegou. Então eu fui procurar outro método e acabei encontrado o Code.org, mas antes de falar dele vamos falar sobre os benefícios de ensinar programação as crianças.

1. O mundo mudou

Eu ganhei o meu primeiro computador com 14 anos, fui ter contato com computador com pouco menos de 10 anos, e isso comparado aos meus pais é um salto gigantesco. As minhas filhas nasceram com notebooks, celulares, tablets, vídeo games e todo o tipo de apetrecho tecnológico existente.

A minha filha de 3 anos já sabe escolher seus próprios jogos no celular, sabe mexer no computador para jogar os joguinhos, tirar foto e uma série de coisas que eu fui aprender na adolescência. Aprender a mexer e dominar isso nos parece fundamental daqui para frente.

2. Estimula o pensamento lógico

Programar é basicamente escrever o que você quer que o computador faça juntando instruções de uma forma lógica, é uma maneira de encontrar respostas aos problemas que queremos resolver. Isso estimula as crianças a pensar de uma forma diferente da que estamos acostumados, e abre um leque de possibilidades para elas.

3. Aumenta a criatividade

Programar é criar todo o tipo de coisa possível e ainda não imaginadas no computador. Recentemente vi uma notícia que um menino de 10 anos esta programando um jogo com o seu pai onde um vendedor de taco esta em um universo apocalíptico onde tem que destruir monstros para transformar em recheio para os tacos, isso é sensacional!

Com o tempo a criança vai poder criar sem limites, se desenvolver por quaisquer caminhos que ela queira. Talvez ela não siga a carreira de programador, mas isso não tira as possibilidades que ela vai ter.

Code.org, ensinando programação para crianças

Talvez a comparação seja injusta, mas é quase como ensinar música para uma criança, nem sempre ela vai querer ser músico, mas você quer ensinar a disciplina, criatividade. Ensinar que com esforço ela vai melhorar, que o aprendizado é um processo lento mas lindo.

Voltando ao Code.org, ele é um site voltado a ensinar crianças em todo o mundo a programação. Pode ser usado por pais e escolas, tem algum pouco conteúdo em português, mas a maior parte é em inglês. O site é uma inciativa de várias empresas gigantes como Microsoft, Facebook, Google entre outros.

Uma coisa legal é que o site tem atividades offline para ser feita com as crianças, com material de apoio para quem vai estar ensinando com vídeos e coisas para imprimir para fazer jogos e aprender um novo vocabulário. E também jogos online, onde vão estimular o conhecimento falado nas atividade offline.

Ainda tem recursos de jogos que ensinam programação no universo da Disney como Frozen, Star Wars entre muitos outros, mas esses são para as crianças que já sabem ler.

Vamos começar as aulas aqui em casa, e vamos postando aqui as atualizações.