Como lidar com o nascimento dos dentes ?

O nascimento dos dentes, dos primeiros dentes, geralmente vem acompanhado de muita dor e choro pelo bebê. E claro que isso afeta diretamente todos da família portanto entenda melho sobre essa fase e como lidar com ela.

Na verdade tudo começa dentro da barriga da mãe, aonde o bebê adquiri os botões dentários que vem a romper por volta dos 6 meses de idade. Um em cada 2000 bebês já nascem com dentes, mas na sua maioria os bebês só irão ter o surgimentos dos primeiros dentinhos por volta dos 6-7 meses de idade. Até os 3 anos de idade seu bebê já deve ter todos os dentes de leite, cerca de 20 dentinhos e só por volta dos 6 anos de idade é que a criança começará então a trocar os dentes de leite pelos dentes permanentes.

Os primeiros dentes a nascer são os incisivos inferiores (os dentinhos debaixo, bem da frente), seguido pelos incisivos superiores (7-10 meses), após os laterais superiores e inferiores (9-12 meses), mais adiante os primeiros molares superiores e inferiores (12-18 meses), vindo logo após os caninos superiores e inferiores (18-24 meses) e por último os segundos molares inferiores e superiores (24-30 meses). Ufa! Finalmente o conjunto está completo por volta dos 3 anos de idade!

image maes amigas

Os sintomas mais comuns do nascimento dos dentes:

  • Muita salivação;
  • Gengiva inchada;
  • Muita coçeira na gengiva;
  • Febre baixa (abaixo de 38°C);
  • Diarréia;
  • Agitação e irritabilidade;
  • Dificuldade de comer;
  • Assaduras.

A gengiva geralmente se apresenta bem mais avermelhada e inchada que o normal, e também pode ficar mais esbranquiçado no local aonde irá surgir o novo dentinho.

A maioria dos pediatras afirma que o nascimento dos dentes não está ligado a febre e diarréia, no entanto esses sintomas são muito observados pelos pais nessas ocasiões. O pediatra T.Berry Brazelton explica que o stress associado ao nascimento dos dentes pode baixar a imunidade do bebê desencadeando essas reações que muitos pais observam em seus filhos. Mas fique atenta caso perdure por mais de 48 horas você deve procurar um médico imediatamente.

O bebê na fase da dentição pode-se comportar bastante irritadiço e agitado, chorando bastante, querendo colo o tempo todo, acordando várias vezes a noite, etc… por isso é necessária bastante paciência e amor nesse período.

Como exceção existem bebês que não passam por esses incômodos, o nascimento dos dentes se dá de forma indolor. Sortudos!

 Dicas para aliviar esse incômodo

  • Ofereça mordedores;
  • Massagear com a ponta dos dedos as gengivas do bebê;
  • Para os bebês que já estão se ingerindo sólidos ofereça palitinhos de cenoura geladinhos;
  • Utilizar pomadas anestésicas para massagear as gengivas.

Os mordedores devidamente limpos podem ser colocados por um tempo na geladeira para ficarem geladinhos, pois o frio alivia o incômodo do bebê. Se o bebê já está se alimentando de sólidos, pode-se oferecer a ele alimentos frios como palitinhos de cenoura, um iogurte de frutas ou um pudim de leite gelado.

Faça massagens leves com as pontas dos dedos na gengiva do bebê e também na região do lado de fora das bochechas onde ficam os dentes, próximo do nariz. As massagens trazem um alívio momentâneo.

Para a utilização das pomadas analgésicas consulte sempre o pediatra do seu filho antes para evitar maiores complicações como reações alérgicas.

Limpeza dos dentes

A higiene bucal no bebê deve começar bem antes do surgimento dos dentes. Com uma gaze ou uma compressa úmida passar nas gengivas, bochechas e língua do bebê. Pois os açúcares do leite, mesmo o leite materno podem fermentar corroendo o esmalte do dente. Portanto todo cuidado é pouco!

Já quando os dentinhos começarem a aparecer, deve-se escová-los com cuidado passando uma quantidade bem pequena de creme dental (sem flúor) em uma escova de dentes própria para bebês. O creme dental deve ser próprio para crianças. Creme dental com flúor deve ser usado somente a partir de 1 ano de idade.

Veja mais:

Como cuidar da dentição infantil

Desenvolvimento do bebê : 6 meses

Higiene Bucal e Gravidez