Como preparar os seios para a amamentação

A amamentação é imprescindível para a vida do bebê, pois nos primeiros meses é sua única fonte de alimentação. Já para as mães é sinônimo de dor, medo, dificuldades e sacrifícios que podem acabar por dificultar e até mesmo impedir o aleitamento materno. A grande questão é que muitas mulheres não estão preparadas para a amamentação, isso mesmo  PREPARADAS, pois sim é necessário se preparar para a amamentação com antecedência com vistas a tornar esse processo principalmente menos traumático e mais prazeroso.

Vamos ver alguns passos práticos que você pode seguir antes do bebê nascer para ter uma amamentação mais tranquila e duradoura:

1- SE INFORME

Hoje em dia estamos em tempos de muita informação e precisamos extrair o que de melhor temos com isso, que é poder saber MUITO sobre um determinado assunto, as fontes são quase inesgotáveis, claro que tudo deve ser feito com critérios mas busque informação, principalmente com o obstetra que tem feito o acompanhamento do seu pré-natal, pois ninguém melhor que ele poderá lhe fornecer as informações certas. Esgote suas dúvidas, pergunte tudo, faça listas de dúvidas para serem esclarecidas todas as vezes que fores no médico. Quanto mais informações tiveres mais familiarizada estará com a amamentação e certamente estarás mais confortável para lidar com as situações quando o grande dia chegar. Quem não se informa, não sabe o que esperar e acaba por estar despreparado, o despreparo faz com que tomemos muitas vezes as decisões erradas.

2- HIGIENE

Os seios não devem ser lavados com sabonete, apenas água corrente. Também não se deve passar nenhum tipo de hidratante, óleo, etc… nos mamilos, pois eles já teêm uma hidratação natural que deve ser mantida durante a gestação.

3-USAR O SUTIÃ IDEAL

Durante a gestação os seios vão aumentando de tamanho e portanto é fundamental a utilização de um bom sutiã que seja confortável e também adequado como ter alças largas, boa sustentação, de forma que os seios fiquem completamente dentro do sutiã. Opte por modelos de algodão.

4- BANHO DE SOL

Recomenda-se que as mulheres exponham os mamilos ao sol em torno de 10 a 15 minutos por dia, dê preferência para os horários antes das 10h e após as 16h para evitar queimaduras. Sempre utilize filtro solar nos seios exceto na região da auréola e dos mamilos. A exposição solar deixa os mamilos mais resistentes.

5- BUCHA VEGETAL

No banho você pode passar uma bucha vegetal nos mamilos, com movimentos suaves sem agredí-los. Mas tenha alguns cuidados, primeiro você deve fazer isso apenas com a indicação do seu médico, pois a estimulação nos mamilos provoca contrações que podem acelerar o parto do bebê, por isso todas as manipulações de estimulação da mama antes do parto devem ser feitas com muito cuidado e orientação. E segundo não há necessidade de machucar o mamilo, apenas deixá-lo mais resistente por isso não precisa esfregar o mamilo apenas uma fricção leve já auxiliará.

A idéia de utilizar a bucha vegetal é para “calejar” o bico do seio, isso mesmo, “calejar”. Pois o bebê irá fazer isso em cada mamada e um bico de seio que não estiver preparado sofrerá mais com a dor inicial.

6- BICOS INVERTIDOS

Algumas mulheres possuem o bico do seio invertido, mas isso não é sinal de desespero pois geralmente durante a gestação o bico sai naturalmente para fora mas caso isso não ocorra veja outras formas de ajudar:

  • Uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora da seguinte forma: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio ou girando um parafuso (para esquerda e para a direita), como mostra a figura abaixo;http://www.tuasaude.com/como-preparar-o-peito-para-amamentar/
  • Utilizar os corretores de Mamilos Invertidos ou as conchas de base rígida para preparação do mamilo que podem ser compradas em farmácias ou supermercados.

7- ADQUIRA ALGUNS ITENS IMPORTANTES

  • Conchas de seios: Esse é um produto fundamental de se adquirir, você vai usar ele durante o dia todo dentro do sutiã para reter o vazamento de leite e também para proteger o bico do seio para não entrar em contato com o sutiã. Opte pelos modelos de silicone que são mais confortáveis e se ajustam melhor ao seios. As conchas podem ser utilizadas durante a gestação umas 2 horas por dia, para ajudar a formar o bico do seio. E ela continuará sendo sua grande aliada posteriormente;
  • Absorventes de seios: são usados dentro do sutiã e ajudam a manter as roupas secas e sem manchas entre as mamadas, porque os seios podem vazar. Existem os modelos descartáveis e os laváveis. Não indicado para quando os mamilos estiverem machucados ou rachados pois o absorvente pode grudar no mamilo deixando a situação pior;
  • Sutiã de amamentação: adquira sempre uma numeração maior do que a usada normalmente pois os seios tendem a crescer durante a gestação e quando o leite descer após o bebê nascer eles crescem mais ainda. Opte por modelos de algodão que são mais confortáveis;
  • Pomadas para rachaduras: são grandes aliadas, à base de lanolina auxiliam na cicatrização dos mamilos se estiverem rachados.

 

Essas dicas são preparar as futuras mamães à doce jornada da amamentação. É fundamental lembrar que os primeiros dias sempre serão os mais difíceis pois há toda uma adaptação mamãe e bebê mas não desista, persevere dias melhores virão, tenha isso em mente que vai valer a pena!

Veja mais temas sobre amamentação:

Sutiã de amamentação qual escolher

Cuidados essenciais para evitar mastite na amamentação

9 benefícios da amamentação para a mãe e o bebê

close