Desenvolvimento do bebê: 3 meses

Seu bebê está completando 3 meses de vida? Confira como funciona o desenvolvimento do bebê nesta fase.

Quando o bebê chega nos 3 meses, ele já tem uma empatia evidente com as pessoas da sua família, especialmente com os pais. Seu sorriso, seus movimentos e o que ele tenta balbuciar são a forma que ele tem de se aproximar de todos. É nesse período que ele começa a desenvolver os laços afetivos, a demonstrar suas emoções e seu carinho por todos.

Você começa a perceber se ele é expansivo, se é aberto e receptivo com estranhos ou se é mais fechado e tímido, por exemplo. Se ele gostar de alguém, ele será simpático, espontaneamente, abrindo um sorriso e desejando estar perto dessa pessoa, envolvido com ela.

Aquele sistema de chorar quando deseja algo se torna ainda mais frequente. Ele vai se fazer ser notado e chamar sua atenção sempre que precisar ou quiser que satisfaça às suas vontades. Tudo faz parte do desenvolvimento do bebê.

Você vai notar, entretanto, uma certa “independência” nele. Em alguns momentos, ele vai ficar tranquilo quando estiver sozinho. Por ele, tudo bem. E vocês já terão uma ligação tanto forte e se conhecerão tanto que você começa a imaginar o que ele precisa e vai atendê-lo sem ele nem precisar reclamar.

Aproveite e confira o ebook a baixo recheado de dicas de como ajudar o desenvolvimento do seu filho através de brincadeiras além de fortalecer o vínculo com seu filho:

Aproveite esses laços estreitos e a intimidade e deixe-o sempre seguro em seus braços. Dessa forma, o carinho sempre será mantido entre os dois, e a conexão entre mãe e filho, sempre fortes. Abrace-o, atenda-o, não o deixe ficar estressado, te chamando por muito tempo. Você terá sempre a sua confiança, o que, acredite, será importante até no seu relacionamento futuro.

O bebê se agrada de sons suaves e melodias. Deixe-o ouvir músicas que acalmam e que o estimulam. Fizemos um post sobre a musicalização. Ela é muito importante para o desenvolvimento do bebê.

Nunca as cores e os desenhos foram tão interessantes para ele. Comece a buscar referências junto ao seu pediatra de estímulos e brincadeiras que podem ser feitas com ele. Brinquedos musicais são uma boa pedida, mas não agrida a sua audição. Nada de sons muito altos ou agudos demais, que ofendam seu ouvido sensível. Quando ler historinhas, deixe-o observar as páginas coloridas e se encantar pelas formas.

Não se assuste se a nova “independência” do seu filho o fizer tentar firmas os pés no chão quando você o colocar ereto. A coluna dele já está mais firme e daqui a uns meses você terá um pequeno explorador andando pela casa, mas ainda não é a hora.

No momento, ele bem que tenta, mas só vai conseguir ter seus primeiros contatos com o chão e fazer os seus pezinhos terem novas experiências e sensações. Mas, por enquanto, ele já consegue estar deitado com a cabeça para cima e escolher a sua posição preferida para dormir.

Gostou de saber um pouco mais sobre o desenvolvimento do bebê aos seus três meses de vida? Quer dicas de iluminação para o quarto do seu filho? Veja aqui.