Desenvolvimento do bebê: engatinhar

Quando o bebê chega aos 7 meses de idade, o desenvolvimento do bebê desta idade permite que ela comece o ato de engatinhar. Quer andar pela casa e explorar tudo que vê pela frente. Saiba mais.

O ato de engatinhar é uma prévia do que espera o bebê – e você – quando ele começar a andar. Quando engatinha, ele está fortalecendo seus músculos, colocando-os para trabalhar e ter firmeza. Por vezes, inclusive, o engatinhar do seu filho vai ter como resultado algumas tentativas de ficar de pé, se apoiando em móveis, por exemplo. Por isso, fique atenta a esse explorador.

Depois que o bebê consegue se sentar, o próximo passo será não ficar parado. Afinal, ele já pode apoiar as mãos no chão e ter força para seguir adiante.

Como ajudar seu bebê

Nesta fase, ele irá engatinhar até os brinquedos dele. Se ele se cansar, esteja ali para pegá-lo no colo e confortá-lo. Se ele quiser algo que esteja muito longe, pegue para ele. O bebê está apenas começando a aprender e pode demorar um pouco para conseguir pegar algo ou mesmo pode se cansar nas tentativas. O importante é que essa seja uma atividade agradável para ele, para que se sinta confiante.

Você pode também estimulá-lo, deixando-o no chão com a barriga para baixo, para que ele tenha que resolver sozinho o que vai fazer. Você até pode colocar os seus brinquedos preferidos um pouco mais distantes para que ele não consiga alcançá-los sem ter de sair do lugar.

Você pode achar engraçado e divertido, mas para o desenvolvimento do bebê, o observar e imitar é muito importante. A família é o exemplo dele. Por isso, comece a engatinhar. Isso mesmo. Engatinhe devagar ao lado dele para que ele veja como é e tente fazer também. Será uma brincadeira muito legal de fazer com o seu pequeno.

Perigos da casa

Afaste tudo o que possa representar perigo para o seu bebê e esteja sempre por perto. A criança pode entrar debaixo de uma cadeira e bater com a cabeça, por exemplo. Coisas simples podem representar obstáculos e riscos. O ideal é que, mesmo que a casa esteja adaptada, você ou outra pessoa atenta da família esteja junto com ele.

Alguns cuidados também devem ser tomados com relação a higiene. Sabemos que bebês colocam a mão em tudo e depois a levam à boca. Esse problema se intensifica se o seu pequeno está andando pela casa, carimbando suas mãozinhas pelo chão. É claro que o ambiente sempre deve estar bem limpo e higienizado, e você deve lavar as mãozinhas dele com uma certa frequência.

Atenção aos detalhes

As ocasiões em que o bebê tenta se deslocar são uma boa oportunidade para que o observe, veja se ele se movimenta normalmente ou se poderia haver algo de errado. Repare nos movimentos do seu corpo e se ele engatinha apoiando da mesma forma os dois bracinhos, e se o seu corpo se desloca de forma igual, tanto o lado direito quanto o esquerdo.

 

Seu filho está na fase de engatinhar? Confira algumas dicas de prevenção de acidentes domésticos e enfrente o desenvolvimento do bebê sem medos.