Desenvolvimento do bebê: sentar

Sentar é um dos grandes desafios que os bebês precisam enfrentar. Veja agora como ajudar o seu pequeno nesta etapa de desenvolvimento do bebê.

Dos 4 os 6 ou até 7 meses de vida, o seu filho tem que encarar esse grande obstáculo que é aprender a se sentar. Você pode até achar algo muito simples, mas, quando chegar a hora das múltiplas tentativas, verá que não é uma prática que se aprende de cara ou que se consegue realmente ficar firme e forte nessa posição.

Nos 4 meses de vida, seu bebê deve começar a se sentar. Lógico que ele ainda não terá muita firmeza para se manter sentadinho e ereto sem o apoio de alguém o segurando. Mas, para que consiga aprender mais rápido, você pode ajudá-lo, através de estímulos e toda uma preparação que vai dar uma forcinha para ele.

Balançar o bebê

Quando você brinca de empurrar o bebê para trás segurando sua mão e o traz de volta, você está o ajudando a ter mais firmeza nas costas e fortalecer seus músculos.

Colocar almofadas em volta dele

Se você colocar almofadas em torno do bebê, verá que, com o tempo, ele vai aprender a postura de ficar sentado e se manter nela mais rápido do que se não tivesse tido essa ajuda extra.

Fazer com que precise se sentar

Você pode deixar um objeto que ele gosta no chão e manter o seu filho de pé. Ele vai pensar que precisa pegar o brinquedo ou aquilo do qual ele gosta tanto e tentará descer, logo, irá trabalhar para se sentar e ficar à altura do que quer. Apenas esteja atento para que, nas tentativas, ele não bata com a cabeça, por exemplo, em algo ou até mesmo no seu próprio berço.

Sentá-lo

Você pode fazer uma atividade que é uma verdadeira ginástica para o seu pequeno, mas o desenvolvimento do bebê agradece, acredite. Você deve sentá-lo por alguns segundos, depois levantá-lo e repetir essa ação por algumas vezes. O exercício irá ajudar a fortalecer as costas e os músculos do abdômen do seu filho, importantes para que ele se sinta firme e seguro para permanecer sentado no futuro.

Próximo passo

Quando seu bebê aprender a se sentar, o próximo passo será engatinhar. Com um pouco mais de experiência e aprendizado nessa área, ele estará confiante para seguir em frente e tentar ganhar o mundo por aí.

Por isso, é fundamental ter a família ao lado durante todo o desenvolvimento do bebê. Ele precisa de todo apoio para que aprenda tudo o que precisa e tenha esse carinho e suporte vindo de todos. Cada pequena evolução é, sem dúvidas, uma grande conquista.

E os bebês crescem tão rápido! Mal começam a mexer direitinho a cabeça, pernas e braços e daqui a pouco já desenvolvem a coordenação motora, a consciência corporal e decidem correr quando a mãe e o pai dizem “não”. É, dá um pouco de medo essa independência toda, né? Mas compensa com a satisfação dele de conseguir se realizar em tudo.

O desenvolvimento do bebê depende muito de quem está à sua volta. Estimule-o. E, mais uma vez repetimos, cada criança tem um tempo para aprender determinadas coisas. Então deixe para se preocupar apenas se o seu bebê estiver com aprendizado de fato atrasado e alarmante. E nunca deixe de ter o acompanhamento de um pediatra para dividir suas dúvidas e medos.

Gostou das informações sobre desenvolvimento do bebê?

Confira algumas dicas agora sobre como higienizar os brinquedos do seu filho. O inimigo pode ser invisível aos nossos olhos.