Educação Infantil: Como falar NÃO para seu pequeno?

Você sabe que é muito importante dizer NÃO para seu filho?

Nessa faixa etária de 0 a 3 anos a criança começa experimentar até onde ela pode ir, cabe aos pais informarem se pode ou não pode, impor os limites.

Nessa idade as crianças falam poucas palavras para expressar seus sentimentos, então choram para expressar sua frustração.

Veja mais dicas sobre educação infantil:

O que devemos fazer nesse momento?

Primeiro de tudo, devemos respirar e manter o NÃO, ser firme, permanecer com a sua posição, seja consistente!

Se você ceder a criança vai aprender que sempre que chorar ou espernear ela vai acabar conseguindo o que quer.

Você pode ficar ao lado da criança e esperar ela se acalmar, mas não precisa lhe dar muita atenção, incentivando o choro, você já disse NÃO, explicou, agora apenas fique no ambiente.

Com que idade é ideal começar a falar NÃO para o seu filho?

O NÃO vai começar a fazer parte da vida do seu bebê de verdade assim que ele começar a caminhar e quiser explorar tudo.

Algumas pessoas não gostam, mas eu acho muito bom adaptar um pouco a casa para esse momento, tirar do alcance da criança coisas que ele pode se machucar, assim você não precisa ficar o tempo todo dizendo NÃO. Também tape as tomadas e esconda os fios. Fora isso acho que não precisa tirar mais coisas, pode deixar coisas que ele não pode mexer, mas que não tem perigo de se machucar, exemplo, temos uma estante enorme de livros na nossa sala, não tirei os livros das prateleiras de baixo, apenas ensinei que aqueles ela não podia pegar e mostrava onde estavam os livros dela.

Outra dica é enfatizar o que a criança PODE fazer, ao invés de enfatizar tudo o que ela não pode.

Diga mais SIM do que NÃO.

Substitua o NÃO por outras palavras, por exemplo ao invés de dizer “Não grite” diga “fale mais baixo”, deixe o NÃO para coisas mais importantes, quando envolve segurança por exemplo.

Lembrando também que os pais devem estar em sintonia, se um disse NÃO é não, não pode a mãe dizer não e o pai dizer sim, a criança vai aprender que alguém cede.

Se a gente não educar nossos filhos estaremos prejudicando o futuro deles. O NÃO prepara eles para a vida. Afinal nada na vida é fácil, é melhor aprenderem a lidar com frustrações em casa com a ajuda da família do que mais tarde na escola, no meio de trabalho…

Coisas que você pode fazer para evitar que a criança lhe diga NÃO, pois também tem essa fase, afinal ela ouve tantos NÃOS que começa a dizer NÃO pra tudo também.

Então dê opções para ela, por exemplo não pergunte se ela quer colocar determina roupa, pergunte, você quer essa ou essa? Na hora da comida, quer ovo ou frango? Sempre dando opções assim ela aprende a fazer escolhas e diz menos NÃOS.

A responsabilidade de educar nossos filhos é nossa, não é da escola, da babá ou de outros, e sim completamente nossa!

Se a gente começou errado é hora de mudar, antes tarde do que nunca!

Outra dica para evitar a choradeira…

Avise a criança antes de mudar de atividade, para ela saber que aquela vai acabar. Vai sair do parquinho, avise que vão ficar só mais 5 minutos e depois vão embora… avise e avise!