Gravidez Semana a Semana – Semana 24

Mantenha seus bons hábitos alimentares e certifique-se de que seu corpo está em excelente condições físicas para sustentar sua gravidez.

Alguns pequenos desconfortos, como sentir calor demais, cãibras nas pernas e hemorróidas podem atormentá-la. Esses problemas são apenas temporários e desaparecem depois que o bebê nascer.

A partir de agora seu bebê é considerado “viável”e, caso nasça antes da hora, recebe tratamento salva-vidas.

Confira também:

Isso que dizer que caso você entrasse em trabalho de parto antes dessa semana, seria pouco provável que seu bebê sobrevivesse (seria considerado aborto), mas a partir de agora, com 24 semanas, os médicos têm o dever legal de fazer tudo que puderem para salvar o bebê.

Quando mais avançada estiver a gravidez na hora do parto, é menos provável que o bebê tenha que encarar os problemas associados com o nascimento prematuro.

Agora deixo para vocês um vídeo emocionante do crescimento de um bebê que nasceu prematuro:

E agora vamos aos outros assunto sobre gravidez semana a semana!

Cãibras nas pernas:

Ter espasmos dolorosos nos músculos da perna é comum durante a gravidez, particularmente a noite. Você pode acordar devido a grande dor súbita localizada nas pernas ou nos pés. Acredita-se que isso se deve a pressão que o útero exerce sobre os nervos pélvicos.

Quando você tiver um espasmo, alivie-o flexionando o pé ou a perna e massageie suavemente a área afetada. A cãibra deveria se resolver por si mesma, quando você saísse da cama e usasse o músculo. Mas, se a dor não diminuir e houver vermelhidão ou inchaço na perna, você deve procurar um médico com urgência, para eliminar a possibilidade de um coágulo.

Para reduzir a incidência de cãibras ou sua severidade, beba muita água e faça alongamentos nas pernas regularmente e exercícios com o tornozelo, com o calcanhar em círculos e agitando os dedos dos pés.

Fazer exercícios leves, como andar ou nadar, também pode ajudar, assim como massagear a panturrilha regularmente para melhorar a circulação.

Calor:

Durante a gravidez você sente muito mais calor e transpira mais do que o normal. Isso ocorre porque você está carregando mais peso do que o normal e mais sangue é bombeado por seu corpo.

Se você estiver grávida no verão, poderá ainda ser mais difícil de aguentar, então procure maneiras de refrescar-se.

Se estiver grávida no inverno, poderá se surpreender andando pela rua com um agasalho leve, enquanto as outras pessoas estão cheias de roupas.

Certifique-se que de que bebe muito líquido o dia inteiro.

Postura:

Sua postura mudará naturalmente em consequência da gravidez. Isso se deve ao peso extra que está carregando e ao afrouxamento das juntas.

Os exercícios costumam ajudar a equilibrar seu corpo e aliviar as dores musculares associadas às mudanças na postura.

Hemorroidas:

As hemorroidas como as veias varicosas, são veias dilatadas, mas ocorrem em torno do ânus. O peso do bebê faz pressão sobre sua passagem retal, restringindo o fluxo de sangue e dilatando as veias.

As hemorroidas podem provocar ardência e dor, e causar uma sensação de latejamento. O desconforto pode ser aliviado com compressas frias e cremes que contêm lubrificantes para ajudar a passagem das fezes, e/ou anestésicos locais para aliviar a dor.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

 

close