Gravidez Semana a Semana – Semana 32

Seu bebê ainda não vai estar acomodado na posição final do nascimento, mas o modo como ele está colocado é analisado a cada consulta de rotina. Ainda há muito espaço no útero para seu bebê exercitar seus membros e ele está ficando muito forte e mais ativo. À medida que sua barriga cresce, pode ficar mais difícil continuar muito ativa e ficar confortável quando se senta ou deita.

Se você ouvir música durante a gestação, seu bebê também se beneficiará disso. É possível que você tenha notado seu bebê mais ativo quando ouve música. Descobriu-se que os bebês dentro do útero se movem e até mesmo respiram no ritmo da música.

Melhorando ou não a inteligência do bebê, a música clássica pode relaxar você, o que é sempre bom durante a gravidez.

Veja mais:

O que é parto ativo?

Ter um parto ativo, movimentar-se durante a primeira fase do trabalho de parto e, durante a segunda fase, manter-se ereta, de cócoras, ajoelhada ou de quatro – pode fazer o trabalho de parto e o nascimento mais fáceis e menos doloridos. Trabalhar com a gravidade ajuda sua pelve a se abrir e faz com que a cabeça do bebê pressione seu cérvix, ajudando-0 a se dilatar. Para ficar ativa:

  • Treine ficar de cócoras: demora um tempo para aprender, mas é um modo eficiente de aumentar a velocidade do parto.
  • Relaxe, ajoelhando, com uma bola de parto ou pufe.
  • Use uma banheira para parto, se você quiser relaxar na água por um tempo.
  • Se você precisar de dreno, porque foi induzida, peça com um tubo longo que a deixe livre para se mover.
  • Prefira uma epidural móvel, que permita você ficar ativa.
  • Se ficar deitada faz parar suas contrações, levante-se e volte a se movimentar.

Ouvindo as batidas do coração:

Desde as fases iniciais da gravidez, o coração de seu bebê estará batendo, e não há nada mais animador e seguro do que você mesma ouvi-lo.

O coração de um bebê bate entre 120 e 160 vezes por minuto (com algumas variações) bem mais até do que o seu, que normalmente está abaixo de 100 batimentos.

O propósito de ouvir o coração e ver se os batimentos estão dentro dos limites normais e, também, mostrar para as futuras mamães que tudo está favorável.

Se há um ritmo incomum ou as batidas aumentam ou diminuem inesperadamente, seu médico ou obstetra pode marcar exames para ter certeza de que está tudo bem.

Primeiras horas e dias:

Alguns fatos interessantes que você pode gostar de saber, para ajudá-la a se preparar para o que acontece depois do bebê nascer:

  • Você pode tremer toda logo após dar a luz, e não fique preocupada se vomitar: isto é bem normal e não há nada com o que se preocupar.
  • Bebês recém-nascidos nem sempre mamam com facilidade imediatamente. Vocês dois precisam praticar.
  • Dores colaterais (sensação de cãibras em seu útero, quando seu bebê mama) podem incomodar você tanto quanto contrações.
  • As primeiras vezes em que você for urinar ou defecar podem ser incômodas.
  • Você pode se sentir muito vulnerável e precisar de sua mãe nos primeiros dias de maternidade.
  • O vínculo com um recém-nascido nem sempre acontece imediatamente para todas as mães, mas a espera vale a pena.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

close