Gravidez Semana a Semana – Semana 9

Agora seu bebê tem mãos, pés e seus ossos estão crescendo. A partir de agora o bebê começa a fazer pequenos movimentos mas você ainda não vai notar. E você ainda pode estar com náuseas e mal-estar nesse período.

Mas tenho uma boa notícia! Os enjoos vão começar a melhorar (pelo menos para muitas mulheres começam a melhorar) e lá pela 12 semana de gravidez o pior já terá passado.

Dica: Usa munhequeira de acupuntura é uma solução simples que pode te ajudar nos enjoos causados pela gravidez. Você encontra essas munhequeiras em farmácias.

Gravidez Semana a Semana, Alimentação:

Algumas mulheres experimentam mudança em suas preferências alimentares durante a gravidez. Sempre gostou mais de doce e passa a gostar mais de salgado e vice versa.

Dica: Se o desejo de comer sorvete atacar, tente comer somente uma colher e não o pote inteiro. Acrescente frutas frescas, combinação gostosa e mais saudável.

Cuide para não exceder o sal na sua comida. A maior quantidade de sal da nossa dieta vem de alimentos processados, então, prefira alimentos integrais, que você mesma prepara e pode controlar a quantidade de sal.

Se você está se sentindo desanimada, tente estimular-se através da comida. Coma carne, principalmente de peru, peixe, leguminosas e ovos muito bem cozidos.  Pessoas relaxadas e felizes tem altos níveis de serotonina.

Comer alimentos ricos em vitamina B, como banana e abacate também podem ajudar a melhor o seu nível de serotonina.

Você gosta muito de queijo? Pode comer quase todos, os que não podem são os queijos azuis e aquele cuja casca tem fungos amadurecidos, como brie, chèvre e camembert, porque aumentam os riscos de listeriose, causada por uma bactéria que pode afetar o bebê.

Doenças:

Ter imunidade contra doenças infecciosas comuns protegerá o seu bebê. Você pode ter imunidade natural por já ter contraído algumas doenças na infância como catapora, e certamente já foi vacinada contra caxumba e sarampo, então o bebê está protegido contra elas.

Se não tiver certeza, fale com seu médico.

Remédios:

Antes de tomar remédios para gripes e resfriados fale com seu médico, a muitos componentes nesses remédios que devem ser evitados na gravidez.

Relacionamento:

Se relacionamento já pode estar começando a mudar em alguns aspectos. Os homens podem achar suas parceiras mais sensíveis durante a gestação, ou que estão reagindo de forma diferente em determinadas situações.

As mudanças físicas ainda não estão bem visíveis, então pra ele é mais difícil entender que você está grávida e que seus hormônios estão uma loucura.

Ele também pode estar preocupado com a situação financeira da família, ele agora vai ser pai.  E a atenção de amigos e parentes pode estar mais na grávida nesse momento e ele pode se sentir meio de lado.

O importante nesse momento é conversarem muito!

Seu bebê:

Nessa semana ele está com 2,3 cm de tamanho.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

Confira também:

 

1 comentário em “Gravidez Semana a Semana – Semana 9”

Os comentários estão encerrado.

close