Gravidez Semana a Semana – Semana 11

Será menino ou menina?

Agora é momento que começam a se formas os órgãos sexuais do seu bebê. Mas ainda não para ver o sexo do bebê… tem que esperar mais um pouco!

Mas já dá para ver as mãos e os dedinhos!!

Dores:

Enquanto seu corpo vai acomodando o útero em crescimento, você pode começar a sentir algum desconforto na região da pelve.

Você também pode sentir dores nas costas durante a gravidez, é super normal. Essas dores acontecem porque os ligamentos e músculos da pelve estão se expandindo para acomodar o útero em crescimento, o que pode causar algum desconforto, mas é suportável.

Mas se a dor vier a ser muito forte, em espasmos, como as cólicas menstruais, ou se tiver sangramento, você deve procurar um médico.

Viagens e segurança:

  • Verifique com seu médico se você pode viajar.
  • Descubra se precisa de alguma vacina. Evite viajar para áreas onde haja riscos de doenças.
  • Adquira um seguro viagem que dê cobertura também à gravidez.
  • Carregue sempre todos os papéis do seu pré-natal.
  • Mantenha-se hidratada.
  • Use meias elásticas.
  • Use proteção solar!
  • Cuide o que come e beba água mineral.

Exames de Translucência nucal:

Entre as semanas 11 e 14 de gestação, vai ser solicitado que você faça o exame de trasnlucência nucal, para verificar o risco de presença da síndrome de Down. O exame mede a extensão das sobras da pele atrás do pescoço do bebê, para verificar se ali se acumulou qualquer excesso de fluido.

Esse exame é considerado com 80% de precisão.  Se o resultado mostrar que há risco, serão necessários fazer outros exames.

Cuidados com os dentes durante a gravidez semana a semana:

Não se descuide dos cuidados com os dentes e gengivas.

A progesterona enfraquece os tecidos da gengiva, por isso é bem provável que sangrem durante a escovação. Infelizmente existe uma ligação entre gengivite e nascimento de prematuros. A bactéria causada pela doença periodontal libera toxinas na corrente sanguínea da mãe que alcançam a placenta e podem afetar o crescimento do bebê. A infecção também pode levar à dilatação do colo do útero e provocar contrações.

Caso você precise fazer algum tratamento dentário e tomar antibióticos avise ao dentista que você está grávida.

Corrimento:

Durante a gravidez, a camada de músculos vaginais se espessa e multiplicam-se as células que a forram, em resposta ao aumento do estrogênio, o hormônio gestacional. Essas mudanças preparam a vagina para o parto. Por isso pode ocorrer um aumento do corrimento vaginal.

Mas se você tem coceira, ou está sentindo essa parte dolorida, ou o corrimento tem cor além de branco ou levemente creme, ou se tiver cheiro, você precisa informar seu médico.

Sexo?

Como você está em relação ao sexo? É a última coisa que passa pela sua cabeça? Ou sua libido aumentou? Cada mulher é diferente…

O futuro traz proximidade emocional ao casal, mas não necessariamente proximidade física. Para algumas mulheres a libido aumenta, mas para outras diminui.

No primeiro trimestre pode ser mais complicado pois muitas mulheres ficam muito enjoadas e muito cansadas, converse com seu parceiro, conversem sobre como podem melhorar essa parte da relação de vocês.

Lembre-se que fazer sexo durante a gravidez é seguro!

Aranhas vasculares:

Isso acontece quando pequenos vasos sanguíneos se dilatam e ramificam-se, logo a baixo da pele. Isso é causado pelo aumento dos níveis de estrôgenio durante a gravidez. É comum que apareçam no rosto, tórax, pescoço, braços e pernas. E costumam desaparecer logo depois do parto. Por isso não são motivos para preocupação e podem ser escondidas facilmente com maquiagem. Mas mesmo assim fale sobre isso com seu médico.

Para tentar evitar essas “aranhas”:

  • Aumente seu consumo de vitamina C.
  • Evite cruzar as pernas.
  • Faça exercícios regularmente.
  • Evite ficar longos períodos sentada ou em pé.
  • Evite comer alimentos muito condimentados.

Seu bebê agora está com 11 semanas e mede 4,1 cm.

 

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

Confira também:

 

close