Gravidez Semana a Semana – Semana 13

Bem vinda ao seu 2º trimestre da gravidez!!

A partir de agora a taxa de aborto espontâneo foi reduzida para menos de 1%. Agora sua barriga já está aparecendo e a partir de agora não tem mais como esconder a gravidez…

Esteja preparada para ouvir muitos conselhos e histórias das pessoas sobre suas experiências da gravidez ao parto.

Roupas:

É provável que suas roupas possam estar um pouco apertadas na cintura, mas talvez você ainda não queira investir em roupas de gestantes.

Nesse momento você pode ser criativa, usar suas calça jeans com blusas compridas por cima, deixar o botão da calça aberto e usar um elástico do buraco do botão até o botão… ninguém vai ver.

Aproveite e use muitos vestidos soltinhos, roupa básica para a gravidez! Outra dica são calças leggins com blusas compridas e depois lógico é bom você comprar calças  para gestantes, elásticas na cintura, super confortáveis e blusas para gestante, tem uma mais linda que a outra.

Nutrição:

Agora você deve estar com menos náuseas e com mais apetite. As necessidades calóricas são cerca de 2100 a 2500 calorias por dia, dependendo do seu nível de atividade física.

Se está sofrendo de fadiga durante a gravidez tente aumentar a ingestão de ferro, coma:

  • verduras de folhas verde-escuras
  • carne vermelha
  • cereais integrais
  • suco de ameixa

Vitamina C ajuda o corpo a absorver mais ferro, por isso tente beber suco natural de laranja durante as refeições e limite o consumo de café e outras bebidas com cafeína, que inibem a capacidade do organismo de absorver ferro.

Grávida de gêmeos:

Se vocês está esperando dois ou mais bebês, é bom saber que, em sua maioria, as gestações múltiplas são simples e descomplicadas. No entanto, estar grávida de múltiplos vai ser um desafio bem maior para o seu corpo do que se estivesse carregando apenas um bebê.

Por isso é importante você conhecer o risco ligeiramente maior para alguns problemas que podem ocorrer. Eles incluem:

  • Placenta prévia
  • Polidrâmnios
  • Crescimento de deficiente de um bebê (ou mais), devido à síndrome da transfusão feto-fetal
  • Parto prematuro

Por isso vale a pena você conversar com seu médico para saber dos riscos.

Atividades a evitar no segundo trimestre em gravidez semana a semana:

Em geral esse é o momento bom da gravidez, quando você tem mais energia, mas você deve evitar atividades de riscos que incluem: qualquer atividade que possa causar tombos ou que exija um alto grau de equilíbrio e agilidade e exercícios que a forcem a ficar deitada de costas por longos períodos de tempo ou torcer o tronco.

Compras para o bebê:

Agora que você já entrou no 2º trimestre já pode começar a fazer as compras, é bom fazer as compras nesse trimestre pois é quando você tem mais energia, depois com a barriga enorme você vai ficar mais cansada para ficar indo de loja em loja.

Resfriados:

Seu sistema imunológico se enfraquece durante a gravidez, para impedir que seu organismo rejeite o bebê em desenvolvimento.

Infelizmente, isso a torna mais suscetível a resfriados e bactérias. Como fardo adicional, os hormônios da gestação podem agravar a congestão nasal e as náuseas.

Antes de tomar qualquer medicação fale com seu médico.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

Confira também:

 

close