Gravidez Semana a Semana – Semana 18

Por volta dessa época você pode começar a perceber o seu bebê se movendo, mas algumas mulheres só começam a sentir os movimentos do bebê mais tarde, lá pela semana 18 a 20… mas algumas já conseguem sentir os movimentos mais fortes do bebê.

Azia:

Se você sofrendo de azia confia algumas dicas:

  • Faça refeições menores e mastigue bem a comida.
  • Evite alimentos que agravem seus sintomas, como pratos muito temperados ou gordurosos.
  • Beba leite.
  • Tome chá de hortelã-pimenta, gengibre e camomila.
  • Mastigue alho cru.
  • Mastigue chiclete depois de comer.
  • Fique em pé depois das refeições, curvar-se pode aumentar o desconforto.
  • Não coma tarde da noite.
  • Levante 15cm a cabeceira da cama e deite-se do lado esquerdo.

Ganho de peso:

É normal e saudável que você ganhe mais peso no segundo trimestre do que nos primeiros meses de gravidez.

Agora você ganhará peso toda semana, em média as mulheres a partir do segundo trimestre, ganham de 0,5 kg a 1 kg por semana, embora o peso ganho tenda a desacelerar nas últimas semanas.

A quantidade de peso que você deve ganhar depende de muitos fatores, em particular do seu índice de massa corporal (IMC).

Nem todo peso ganho é do bebê, o restante é devido ao útero crescendo, ao líquido amniótico, aos seios e ao aumento de volume de sangue e gordura.

gravidez-semana-a-semana-peso

 

Muito calor?

Muitas mulheres (como eu) sofrem de calores durante a gravidez, como resultado do aumento do nível de progesterona. Isso estimula os vasos sanguíneos a dilatar-se – banhando-os com sangue e calor.

Além disso, quando você está grávida, seu metabolismo se acelera, produzindo mais calor. Isso para não mencionar o pequeno aquecedor que você tem crescendo dentro de você.

Use agasalhos fáceis de tirar, evite comer alimentos muito temperados e beber álcool e cafeína, para não estimular os calores. O exercício pode ajudar, melhorando a circulação, e ioga e outros exercícios de relaxamento contribuem para manter a serenidade e a calma.

Cursos para gestantes:

Você pode se matricular em cursos para gestante a partir de agora, não é bom deixar para muito tarde pois esses cursos costumam ter muita procura e as vezes é difícil encontrar vaga.

Esses cursos ajudam a preparar você e o papai (se possível é legal que ele participe do curso também) para o nascimento do bebê.

Vocês vão aprender sobre os sinais de parto e sobre os primeiros cuidados com o bebê recém-nascido.

É menino ou menina?

Nesse momento se você ainda não fez, ja pode fazer o exame de ultrassom para descobrir o sexo do sei bebê! Mas fique tranquila caso ainda não dê para descobrir, espero um tempo e faça o exame de novo.

Algumas gestantes preferem adiar a compra de roupas e planejamento da decoração do quarto até saber o sexo do bebê, outros optam por saber apenas na hora do parto e assim fazem um enxoval e decoração tudo neutro para a chegada do novo ou nova integrante da família!

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

Confira também:

close