Gravidez Semana a Semana – Semana 21

Você já está na metade da gravidez! IUPIIII!

Nem todas as mulheres aceitam esse momento de mudanças na forma do corpo com alegria (mas deveriam), mesmo estando felizes por estarem grávidas, se acham gordas… Você não está gorda, você está grávida, aproveite esse momento lindo e se presenteie com roupas de gestante, para ficar mais linda ainda, ser mimada e receber muita massagem do maridão!

A partir de agora você vai ter contato mais frequente com seu obstetra, mesmo estando tudo bem com você e com seu bebê, e com certeza você vai se sentir mais tranquila na gravidez tendo mais consultas.

Roupas!

Para quem trabalha fora, as roupas são um problema maior do que para quem fica em casa. O trabalho pede uma roupas mais formais que calça legging (que é uma maravilha usar durante a gestação).

Mas hoje em dia as grávidas tem lindas opções de roupas exclusivas para esse período. Mas lembre-se que essas roupas são apenas para seu período gestante, então não adianta querer “renovar” o guarda-roupa, depois você volta a usar suas peças de antes da gravidez.

Vestidos são ótimos para usar durante a gravidez, e pode usar tanto no verão, quanto no inverno, com meia calça e casaco.

Seu bebê sente quando você tem relação sexual?

O bebê pode ter consciência de alguns movimentos e de uma mudança em seus batimentos cardíacos, mas nada disso vai lhe fazer mal.

Você pode perceber que o bebê responde a essas sensações movendo-se bastante, durante ou depois do ato.

Mas isso não causa nenhum incômodo no bebê e com certeza ele não faz a mínima ideia do que você está fazendo.

Meias de compressão:

Essas meias funcionam promovendo a circulação e a volta do sangue ao coração e podem ser recomendadas para prevenir problemas relacionados às veias, particularmente se você tem varizes ou microvarizes.

Também ajudam a aliviar pés doloridos, edemas leves nos pés, tornozelos e pernas, assim como a retenção de líquidos.

Podem ser particularmente úteis se seu trabalho exige que você fique em pé por longos períodos de tempo.

Os modelos variam bastante, muitas são translúcidas, algumas chegam às coxas, outras aos joelhos e outras cobre a perna toda, também tem modelos que suportam o bebê e o útero, removendo a pressão nas suas costas. E também existem modelos leves para o verão.

Secreção vaginal:

No segundo trimestre da gravidez você pode  descobrir que tem mais secreção vaginal que o normal. Em geral é clara, viscosa, ou cheia de muco e não deve cheirar mal.

Se for branca, espessa e causar coceira, pode ser candidíase, comum durante a gravidez e fácil de tratar.

Caso se torne amarela, esverdeada, ou cheire mal, consulte seu médico. Também consulte seu médico caso sinta ardência ao urinar.

Exercícios no trabalho:

Se seu trabalho exige que você fique sentada o dia inteiro, é ainda mais importante se manter em movimento.

  • Saia da mesa pelo menos 1 vez a cada hora.
  • Quando estiver sentada estique a perna diante de você, mantendo a coxa paralela ao solo. Depois dobre e estique a perna várias vezes para ajudar a circulação. Prossiga flexionando o pé a partir do tornozelo, para a frente e para trás. Faça esse exercício pelo menos 10 vezes com cada perna.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

Confira também:

close