Kit berço, usar ou não usar?

Quando eu estava grávida da Isabela, mãe de primeira viagem, sempre surgem muitas dúvidas sobre o que comprar ou não comprar, algumas coisas foram só dinheiro fora, mas vivendo e aprendendo, agora para o próximo baby já estou preparada!

Uma das coisas que achei que foi dinheiro colocado fora, foi ter comprado o kit berço, que não é barato por falar nisso, mas… toda mãe de primeira viagem, quer deixar o quarto uma fofura só, cheio daquelas almofadas enormes e cheias de frufrus…

Usei o kit berço muito pouco, ele ficou lindo no berço enquanto eu estava grávida, nos primeiros dias Isabela dormiu no carrinho ao lado da minha cama, depois foi para o quarto dela, mas aí eu já tinha pesquisado sobre os tais kit berço e comecei a me preocupar com a segurança:

  • O uso é contraindicado pela Sociedade Americana de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
  • O principal motivo é o risco de sufocamento: e se o bebê se virar e o rosto ficar enfiado em uma almofada (para quem não sabe… o bebê conforme for crescendo e começando a se mexer mais, ele pode se virar sim, mas quem te disse que ele sabe desvirar?). Por isso também não é recomendado o uso de cobertores, brinquedos ou outros objetos dentro do berço.
  • Depois dessa fase também tem o perigo da criança usar as almofadas como escada e acabar caindo do berço.
  • Além de poder causar alergia ou problemas respiratórios, da mesma forma que tapetes ou cortinas.

Resumo da história… acabei tirando o kit berço.

Mas agora, que a Isabela já está com 1 ano e 9 meses, conheci outro tipo de kit protetor de berço, um protetor confeccionado em tela, fabricado pela Bebê Acessórios, assim a criança não corre o risco de sufocamento e também não tem como usar ele de trampolim.

Muito bom também para a criança não prender as perninhas entre as grades do berço, coisa que aconteceu muito com a Isabela, ela prendia as pernas direto, teve uma vez que eu estava sozinha em casa e ela conseguiu prender a coxa, achei que eu não ia conseguir soltar ela sozinha… mas ufa, consegui.

Pena que só descobri esse protetor de berço agora, mas não importa, fica a dica para as futuras mamães e lógico que para o próximo baby que pretendemos ter, esse será o protetor de berço que será usado!

Agora segue algumas fotos do protetor de berço, o protetor serve tanto para esse modelo de berço onde as laterais são fechadas, como para o modelo que é todo de grades.

protetor-de-berço-seguro

protetor-de-berço-tela

protetor-de-berço-usar-ou-não-usar

protetor-de-berço

7 comentários em “Kit berço, usar ou não usar?”

  1. Ai Ai é muito complicado ess tema né, eu particularmente nunca usei com as minhas pequenas, morro de medo de sufocamento.. Comprei mais não usei, e não recomendo, conheço muitas histórias ruim por causa dele..

    beijos

    http://www.umaboamae.com.br

  2. Eu não use nos berço das meninas não cheguei até a comprar

    mais por recomendações medicas preferir não colocar,

    também não conhecia esse kit,

    muito bom saber

    Linda Noite

    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    Google+Nanda

  3. Então eu fiquei sabendo sobre os kit berços que são perigosos, na epoca acabei comprando, mas me decepcionei bastante pq nao protegia a criança justamente nesse negocio das perninhas, esse que vc mostrou eu nao conhecia, se eu engravidar ja sei qual procurar!

    Beijos
    Gleysa
    http://www.demamaeursa.com

  4. Pois essa história do kit berço deu pano pra manga, pq de fato acidentes podem acontecer.
    Mas, por aqui usamos e foi tranquilo. Não sei se recomendo pq além de ser caro, o uso é pouco… e logo descartamos
    Mamães em Rede
    bjs

Os comentários estão encerrado.

close