Período Fértil: aprenda a identificar seus dias mais férteis e aumente suas chances de engravidar

Hoje temos participação especial da Alessandra Nunes, mãe da Giovana, esposa do Fábio, profissional de tecnologia, e blogueira do Da Fertilidade à Maternidade. Confira:

Calcular o período fértil com certeza é uma das dicas mais importantes para quem está querendo engravidar, mas apesar de muito se falar poucas mulheres sabe identificá-lo.

Para entender como calcular primeiro é preciso conhecer seu ciclo menstrual, ou seja saber qual o 1o dia do seu ciclo, de quantos dias ele é e se é regulado. O 1o dia do seu ciclo menstrual é o 1o dia da menstruação, a partir daí conte quantos dias será o seu ciclo até a próxima menstruação, quando a contagem recomeça. E, para saber se seu ciclo é regulado, ele precisa ter no máximo uma variação de 2 a 3 dias durante 3 ciclos, por exemplo, seu ciclo é regulado se tem sempre 30 entre o 1o dia da menstruação até a próxima, ou varia entre 30 e 27, ou 30 e 33. Se vc tem essa pequena variação para o cálculo use uma média, por exemplo um ciclo vc teve de 28, outro de 29 e outro de 30, use 29 dias para o cálculo.

Se o seu ciclo é irregular, o cálculo do período fértil não é o mais indicado para você, aí seria melhor usar métodos como o da temperatura basal ou testes de ovulação de farmácia, que falaremos em outros posts por aqui.

Então, se você já sabe o número de dias que tem o seu ciclo você faz o seguinte cálculo:

(número de dias do seu ciclo) / 2 = (ao dia provável da ovulação)

E, sabendo o dia provável da sua ovulação, o período fértil será:

Período Fértil = (provável dia da sua ovulação) – 3 até (provável dia da sua ovulação) + 3

Exemplo para um ciclo de 28 dias:

28 / 2 = 14

Período Fértil = (14-3) até (14+3) = Do 11° dia do seu ciclo até o 18° dia do seu ciclo.

 

Para facilitar, você pode anotar os dias do seu ciclo em um calendário, ou melhor ainda usar um aplicativo de calculadora de ovulação, que você pode procurar na internet ou instalar no seu celular, tablet ou computador. Alguns que eu indico são o Calendário Menstrual, WomanLog e Meu Ciclo.

É isso meninas esperam que tenham gostado e que ajude vocês 🙂

 

close