Quarto de menina: Fugindo do rosa!

Agora um poema: As rosas são vermelhas, violetas são azúis, o quarto de menina é rosa e do menino azul.

Sou péssima em poemas, e mais ainda em acreditar que exista esta rigidez de cores no mundo das crianças. Na verdade, a infância deve ser colorida, divertida e cheia de alegria, e isso deve estar presente no quarto das crianças desde os primeiros anos de vida, pois ainda tem a função estimulante da visão e da identificação das cores posteriormente.

Não sei se é o romantismo da gravidez ou se são o que as imagens e cenas de filmes americanos nos fazem imaginar esse momento, mas sempre achei que deveria pintar o quarto do bebê, eu é meu marido, na verdade. Sabe aquela cena da mulher sorrindo com um pouco de tinta nas bochechas olhando para o marido em cima da escada pintando alegremente a parede? Então, não preciso continuar dizendo que ao invés disso, foi um caos e não tinha ninguém tão sorridente assim, né? Mas toda vez que entrava no quarto, olhava com carinho para nossa “obra-prima” e isso foi legal! Na segunda gravidez fui mais conservadora, fiz somente os quadros com arte scrap, mas ainda assim dei meu toque pessoal.

Então nessa pegada “abaixo à ditadura das cores” e “um toque pessoal para valorizar“, eu e o SouMãe.org fizemos uma seleção linda de decoração de quarto de meninas para te inspirar, e ainda colocamos algumas sugestões de quartos com móveis inspirados na pedagogia Montessori (calma que se você é uma “mamãe de primeira viagem ainda na fila do check-in”, vou te explicar do que se trata ainda neste post!)

 

Tons de cinza

Olha, falar de tons de cinza sem fazer trocadilhos com o livro “50 Tons de Cinza” é difícil, viu?! Principalmente porque alguns bebês que estão para nascer ou nasceram nos últimos anos tiveram uma ajudinha de inspiração no livro, né?! (Abapha…). Mas é certo que o cinza é uma linda cor para usar de inspiração no quarto de menina, olha só:

Quarto de meninas cinza

Quarto de meninas tons de cinza

 

image

Multicolorido “Faça você mesma”

Existem vários pequenos projetos que você pode fazer e deixar o quarto de menina colorido e inspirador. Imagina azamigas elogiando o móbile de borboletas que você mesma fez?! Sucesso!

image

Quarto de meninas colorido

O charme deste quarto branco fica por conta dos painéis das camas que podem ser feitos facilmente forrando um MDF com o tecido de sua preferência. E se você usou essas letras na festa ou chá de bebê, aproveite para compor a decoração do quarto de menina. Você também pode usar esse truque de painel para a parede do trocador, é só usar a criatividade.

Quarto de meninas colorido

E muito mais fácil que pintar o quarto como eu fiz, é fazer essas bolinhas em uma das paredes. Fica lindo e charmoso. Mas se você quer algo mais “glamour” e tem habilidades artísticas, que tal esse projeto de papel de parede? Faça o molde com papelão e mãos na massa!

Quarto de meninas papel de parede

Montessori para meninas

O quarto de menina inspirado na Pedagogia ou Método Montessori segue a linha de que o ambiente deve ser criativo e proporcionar segurança e autonomia para que a criança desenvolva suas capacidades livremente. O ambiente deve ser pensado para a criança a partir de sua chegada. É um método super interessante, e vale um post mais detalhado. Aqui vão só as inspirações, olha que ambiente lindo!

Quarto de meninas Montessori

image

Quarto de meninas Montessori

Apenas móveis essenciais e ao alcance das crianças para que elas possam interagir em segurança, muito espaço para exploração e brincadeiras. Esse são alguns conceitos do ambiente inspirado do Método Montessori, e tudo sem a explosão do rosa! E aí, gostou? Pede bis!

close