Tenha uma gestação tranquila em 10 dicas!

Você acaba de descobrir a gravidez e já começam mil perguntas e inseguranças, não é? É normal! Confira o que é necessário para ter uma gestação tranquila e com muita saúde.

10 dicas para uma gestação mais saudável

  • Pré-Natal

Faça o Pré-Natal desde cedo. Ele é a garantia da sua saúde e da saúde do seu bebê. O acompanhamento te fará ter uma gestação muito mais tranquila.

  • Dormir bem

Durma o suficiente e tenha um colchão macio, porém firme. As dores nas costas são reclamações comuns entre mulheres grávidas.

  • Alimentação saudável

Na verdade, você não está comendo por dois. O que você precisa fazer é se alimentar de forma mais saudável. Uma dieta rica e balanceada vai fornecer ao seu filho os nutrientes que ele precisa para se desenvolver de forma saudável.

Legumes, verduras (especialmente de folhas escuras) e frutas, além de boas proteínas de fonte animal e vegetal, não podem faltar no seu cardápio. Evite gorduras ruins, frituras e açúcares.

  • Cuidados com o sol

Proteja-se do sol, principalmente o rosto e o colo. Durante a gestação, as mulheres costumam apresentar mais tendência a manchas na pele. Use protetor solar, bonés, viseiras e óculos de sol.

  • Evitar banhos quentes

Um banho morno ou quentinho é relaxante. Isso nós todas sabemos. Mas aquele banho quente em excesso pode prejudicar você e o bebê. O calor excessivo pode induzir a uma queda de pressão ou desmaios. Tenha uma gestação cercada por esses cuidados e se sentirá mais tranquila.

  • Hidratação do corpo

Beba bastante água. Hidrate o corpo por dentro, mas também por fora. Escolha hidratantes para o corpo mais potentes do que os que costumava usar antes da gestação. Isso porque, durante a gravidez, a pele estica para desenvolver a nova vidinha que está crescendo dentro de você.

Por isso, atenção à barriga, colo, quadris e coxas, que são as áreas onde as temidas estrias tendem a aparecer mais durante a gestação. Escolhe cremes hidratantes com óleo de rosa mosqueta, amêndoas, óleo de semente de uva, entre outros com alto poder de hidratação. Evite produtos com ácido retinóico ou ureia. Consulte um dermatologista.

  • Atividade física

Coração em dia, corpo mais relaxado e, ao mesmo tempo, forte para aguentar o peso do bebê que está se formando. A prática de atividade física só tem a colaborar para que a gestante sinta bem-estar e fique em forma.

Além disso, os exercícios físicos colaboram para ativar a circulação do sangue da gestante, que começa a lidar com inchaços, por exemplo.

Vale até fazer uma drenagem linfática, além das atividades físicas.

É importante a mulher estar saudável antes, durante e depois de ter a criança em seus braços. Cuide-se bem. Converse com o seu médico, que vai determinar quais tipos de atividades estão liberados para você. Não adianta caprichar nos exercícios se antes da gestação você era sedentária, certo? É preciso ter uma avaliação.

  • Roupas confortáveis

Escolha roupas de algodão, arejadas e que não fiquem apertadas. A gestação eleva as temperaturas do corpo da mulher. Opte por sapatos confortáveis e que deixem a pele transpirar. Nós demos aqui algumas dicas de moda gestante para você gestante se inspirar. Escolha também uma lingerie que te deixe bonita, porém confortável.

  • Tomar menos café

A cafeína presente no café e nos refrigerantes à base de cola e outras bebidas por aí pode contribuir para que o bebê nasça abaixo do peso. Por isso, nada mais do que três cafezinhos por dia. E corte o refrigerante.

  • Não fumar ou beber

Se não faz bem para não grávidas, imagine para gestantes! Fumar, nem pensar. Pense na nova vida que vai trazer ao mundo. Inclusive, é uma boa hora para pensar nos seus hábitos. Não cultive maus hábitos na sua casa. E, é claro, viva mais para essa criancinha que vai ser a razão da sua vida! A bebida alcóolica também prejudica a gestação.

Gostou das dicas para ter uma gestação mais tranquila e saudável? Já está pensando no enxoval do bebê? Leia estas super dicas e até a próxima!

close