5 dicas para prevenir e tratar doenças respiratórias (crianças e adultos)

Dicas simples que vão ajudar a prevenir e também como amenizar os sintomas das doenças respiratórias.

O inverno é uma época de muita preocupação para os pais, devido ao frio e à baixa umidade do ar. Nesse período é muito comum o aparecimento das doenças respiratórias como bronquite, rinite, faringite e outros.

Por isso separei 5 dicas para ajudar a previnir e também tratar as doenças respiratórias (essas dicas valem para crianças e adultos!).

1. Lavar bem as mãos

dicas para previnir doenças respiratórias
Lavar bem as mãos é uma forma de se proteger de diversas doenças. Imagem: SPDM

Você sabia que as infecções respiratórias não acontecem apenas pelo ar? Uma das principais formas de contaminação é através das mãos, ao tocar em algo que esteja contaminado e depois passar a mão na boca, nariz ou olhos (cuidado redobrado com os pequenos!).

Então, para evitar infeções respiratórias é recomendado lavar bem as mãos, ou pelo menos usar o álcool gel, principalmente quando se frequenta locais públicos.

2. Ventilação

dicas para prevenir doenças respiratórias
Local sem muita circulação de ar torna mais fácil contrair infecções respiratórias. Imagem: Claudia – Abril.com

Evite locais aglomerados e com baixa circulação de ar, lembre-se que ambientes fechados aumentam a proliferação de doenças, então sempre que possível mantenha as janelas abertas.

3. Hidratar e limpar o sistema respiratório

inaladora para prevenir e tratar doenças respiratórias
Como aliviar os sintomas das doenças respiratórias? Imagem: Cruzeiro FM

Uma das principais funções dos inaladores é hidratar o sistema respiratório. Essa simples ação, além de limpar o sistema, ainda ajuda a prevenir doenças. Por isso, o produto é considerado um grande aliado nos dias mais frios do ano.

Os inaladores são capazes de aliviar os sintomas de doenças respiratórias por meio da transferência dos medicamentos direto ao pulmão, via vapor d’agua.

O uso de inaladores é indicado, principalmente, para tratamento de crianças.

Lembre-se que para qualquer tipo de medicação que você queira usar, é necessário consultar um especialista.

Dica de dois inaladores Mech:

Os dois são Mesh. A tecnologia mesh ajuda com a absorção do remédio ou soro pelos pulmões, tornando a inalação mais eficiente. Aceita todos os tipos de medicamentos e soros.

Esse para crianças maiores e adultos:

inaladores
Inalador Multilaser Mesh Air Mask Portátil

Primeiro inalador recarregável do mercado e permite que você realize a inalação em ambientes internos ou externos, sem a necessidade de estar ligado à tomada. Além dessa facilidade. Compacto e silencioso, ele ainda possui reservatório removível, o que facilita a higienização do produto.

E esse para os pequenos:

inalador infantil
Inalador Fisher-Price Recarregável Mesh Dó Ré Mi

O inalador musical e recarregável mesh, da Fisher-Price, é o primeiro produto do Brasil que permite que as crianças se divirtam durante a inalação. Basta escolher a trilha sonora, fazer o download e transferi-la para o produto via cabo USB. E possui 5 anos de garantia.

Esses inaladores são das marcas Multilaser e licenciada Fisher-Price.

4. Hidratação e alimentação balanceada

Hidratação ajuda a prevenir doenças respiratórias no inverno. Imagem: Blog IBBL

Para evitar ter quedas da imunidade o ideal é manter o organismo hidratado (sim, continuar bebendo muita água mesmo no inverno) e ter uma alimentação balanceada e equilibrada.

5. Cuidado com a roupa que está guardada a muito tempo

Livre-se dos ácaros e evite alergias respiratórias! Imagem: Galeria da Ilha

Não use diretamente as roupas que estão guardadas a muito tempo sem antes lavá-las ou deixá-las estendidas sob sol. Roupas guardadas por muito tempo juntam mofo e ácaros.

Pronto, agora você já sabe o que fazer para prevenir e tratar doenças respiratórias!

Aproveite e confira: