10 Mitos e verdades sobre cuidados com recém-nascidos

É super comum que recém mães ou ainda gestantes, recebam muitas, intermináveis conselhos e dicas para tudo relacionado ao seu filho, até de pessoas que você nunca viu na vida.

Quem nunca ouviu “Coma canjica para produzir mais leite!”, ou “Agasalhe bem o bebê porque eles sentem muito frio!” e outras coisas, são muitos palpites de como se deve cuidar de recém-nascidos. Por isso hoje resolvi fazer esse post!

Conheça agora 10 mitos e verdades sobre o pós-parto, amamentação e cuidados com os bebês:

  • O bebê e a mãe devem ficar reclusos no período de resguardo.

Mito. Não devem ficar reclusos, mas é um período de adaptação, portanto não haverá muito tempo para saídas, visto que o bebê requer muitos cuidados. A mãe e o bebê podem fazer pequenas saídas, desde que seja para ambientes abertos.

  • A amamentação faz a mama cair.

Mito. Com o passar dos anos e a ação da gravidade o tecido mamário tende a ficar mais flácido, amamentando ou não. Muitas mulheres não perceberam nenhuma mudança dos seios antes e depois da amamentação.

  • O umbigo do bebê deve ser coberto até que caia.

Mito. O umbigo do bebê não deve ser coberto mas precisa estar sempre seco e limpo.

  • Não deve consumir chocolate e café durante a amamentação.

Mito/Verdade. A cafeína passa para o leite materno e deixará o bebê muito estimulado, prejudicando o sono, mas um pedaço pequeno de chocolate pode deixar a mulher mais satisfeita e tranquila.

  • Bebês sentem muito frio.

Mito. É preciso vestir o bebê com uma peça a mais que adultos e outras crianças estejam vestidos, não se deve agasalhar muito a criança.

  • Não pode lavar os cabelos após o parto.

Mito. Os cabelos podem sim se lavados.

  • Uma vez feita uma cesariana, não pode ter parto normal.

Mito. Pode sim, inclusive há estudos mais recentes, que indicam a realização de um parto vaginal após uma cesárea é mais segura do que se imaginava há anos atrás. Quando se tem um parto normal, mesmo que a mulher já tenha sido submetida a uma cesariana, há menos chances de a mãe ter um bebê com problemas respiratórios logo após o parto, a recuperação pós-parto é mais rápida, além de beneficiar a amamentação e os cuidados com o bebê.

  • Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite materno.

Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre alimento consumido e aumento de leite materno. O aumento na produção de leite se dá pela pega adequada, quanto mais o bebê suga, mais leite é produzido. O mais importante é ter uma alimentação saudável e ingerir muito líquido (2-2,5 l/dia). Quanto ao álcool, não deve ser consumido durante a amamentação. Todo álcool ingerido pela mãe vai para o Leite materno.

  • Bebê com cordão umbilical enrolado no pescoço não pode nascer de parto normal.

Mito. Durante todo o período da gestação o bebê se enrola no cordão umbilical, mas isso não é indicação para que o parto seja cesárea.

  • Grávidas e mães que amamentam sentem mais calor.

Verdade. Devido à aceleração do metabolismo e à alta concentração de progesterona a mulher sente mais calor quando está grávida e amamentando.

Gostaram das dicas de hoje? Para mais dicas acesse:

close