10 Motivos Científicos para Limitar o Uso de Tecnologia por Crianças

Olá, queridos leitores! Hoje gostaria de compartilhar com vocês um artigo fascinante que encontrei. Sou totalmente a favor do uso moderado de tecnologia para crianças, de acordo com a idade, mas sempre com limites claros. Prefiro que minha filha explore o mundo real, brincando e interagindo com outras coisas ao invés de ficar hipnotizada por uma tela.

Contudo, não acredito que a solução seja eliminar completamente a tecnologia da vida das crianças. Afinal, elas inevitavelmente terão contato com televisões, computadores e videogames na casa de amigos e parentes. Acredito que as crianças devem conhecer esses dispositivos, mas isso não significa que devemos deixá-las passar todo o tempo livre em frente a eles. No entanto, cada um sabe o que é melhor para seu próprio filho.

O artigo original foi publicado no Huffington Post em 6 de Março de 2014 e foi traduzido pela Cris Leão do blog antesqueelescresçam.

Por que limitar o uso de dispositivos portáteis para crianças com menos de 12 anos?

A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria afirmam que bebês de 0 a 2 anos não devem ter qualquer exposição à tecnologia, crianças de 3-5 anos devem ter acesso limitado a uma hora por dia, e crianças de 6-18 anos devem ter acesso restrito a duas horas por dia (Fontes: AAP 2001/13, CPS 2010). No entanto, hoje em dia, crianças e jovens usam a tecnologia de 4 a 5 vezes mais do que o recomendado, resultando em sérias consequências e ameaças à vida (Fontes: Kaiser Foundation 2010, Active Healthy Kids Canada 2012).

Os dispositivos portáteis (celulares, tablets, jogos eletrônicos) têm aumentado dramaticamente o acesso e uso da tecnologia, especialmente por crianças muito jovens (Fonte: Common Sense Media, 2013). Como terapeuta ocupacional pediátrica, estou convocando pais, professores e governos a limitar o uso de todos os dispositivos portáteis para crianças com menos de 12 anos.

A seguir, apresento 10 motivos baseados em pesquisas para essa restrição. Para acessar as referências da pesquisa, por favor, visite o zonein.ca para ver o Zone’in Fact Sheet.

1. Crescimento acelerado do cérebro

Entre 0 e 2 anos, o cérebro da criança triplica de tamanho e continua em estado de rápido desenvolvimento até os 21 anos de idade (Fonte: Christakis de 2011). O desenvolvimento inicial do cérebro é determinado por estímulos ambientais, ou pela falta deles. A exposição excessiva à tecnologia (celulares, internet, iPads, TV) tem sido associada a efeitos negativos no funcionamento cerebral, causando déficits de atenção, atrasos cognitivos, aprendizagem deficiente, aumento da impulsividade e diminuição da capacidade de auto-regulação, por exemplo, birras (Fonte: Small 2008, Pagini 2010).

2. Atraso no desenvolvimento

O uso da tecnologia limita o movimento, o que pode resultar em atraso no desenvolvimento. Uma em cada três crianças agora entra na escola com atraso no desenvolvimento, impactando negativamente a alfabetização e o desempenho acadêmico (Help EDI Maps 2013). O movimento aumenta a atenção e a capacidade de aprendizagem (Fonte: Ratey 2008). Portanto, o uso de tecnologia por crianças com menos de 12 anos é prejudicial ao desenvolvimento e à aprendizagem da criança (Fonte: Rowan 2010).

3. Epidemia de obesidade

O uso de TV e videogame está correlacionado com o aumento da obesidade (Fonte: Tremblay, 2005). As crianças que possuem dispositivos eletrônicos em seus quartos têm 30% de aumento na incidência de obesidade (Fonte: Feng 2011). Um em cada quatro canadenses e uma em cada três crianças americanas são obesas (Fonte: Tremblay 2011). 30% das crianças obesas desenvolverão diabetes, e as pessoas obesas têm maior risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco precoce, reduzindo significativamente a expectativa de vida (Fonte: Center for Disease Control and Prevention 2010). Em grande parte devido à obesidade, as crianças do século 21 podem ser a primeira geração em que muitas não viverão mais do que seus pais (Fonte: Professor Andrew Prentice, BBC News, 2002).

4. Privação de sono

60% dos pais não supervisionam o uso de tecnologia de seus filhos e 75% das crianças estão autorizadas a ter tecnologia em seus quartos (Kaiser Fundation 2010). 75% das crianças com idade entre 9 e 10 anos sofrem de privação de sono e, como consequência, suas notas na escola são negativamente impactadas (Boston College 2012).

5. Problemas de Saúde Mental

O uso excessivo de tecnologia é apontado como a principal causa das crescentes taxas de depressão infantil, ansiedade, transtorno de apego, déficit de atenção, autismo, transtorno bipolar, psicose e comportamento infantil problemático (Bristol University 2010, Mentzoni 2011, Shin 2011, Liberatore 2011, Robinson 2008). Uma em cada seis crianças canadenses tem uma doença mental diagnosticada, muitas das quais estão em uso de medicação psicotrópica perigosa (Waddell 2007).

6. Agressividade

O conteúdo violento da mídia pode causar agressividade infantil (Anderson, 2007). As crianças estão cada vez mais expostas à crescente incidência de violência física e sexual na mídia atual. “Grand Theft Auto V” retrata sexo explícito, assassinato, estupro, tortura e mutilação, assim como muitos filmes e programas de TV. Os EUA classificaram a violência na mídia como um risco à saúde pública devido ao impacto causal sobre a agressão infantil (Huesmann 2007). A imprensa registra aumento do uso de salas de isolamento para crianças que apresentam agressividade descontrolada.

7. Demência digital

O conteúdo de alta velocidade da mídia pode contribuir para o déficit de atenção, além de diminuir a concentração e a memória, devido à eliminação de trilhas neurais no córtex frontal (Christakis 2004, Small 2008). As crianças que não conseguem prestar atenção não conseguem aprender.

8. Vícios

À medida que os pais ficam cada vez mais presos à tecnologia, eles estão se afastando de seus filhos. Na ausência do apego dos pais, as crianças podem se apegar a dispositivos, o que pode resultar em dependência (Rowan 2010). Uma em cada 11 crianças entre 8-18 anos é viciada em tecnologia (Gentile 2009).

9. Emissão de radiação

Em maio de 2011, a Organização Mundial de Saúde classificou os telefones celulares (e outros dispositivos sem fio) como um risco categoria 2B (possível cancerígeno), devido à emissão de radiação (WHO 2011). James McNamee, da Health Canada, em outubro de 2011, emitiu um alerta dizendo: “As crianças são mais sensíveis do que os adultos a uma variedade de agentes, como seus cérebros e sistemas imunológicos ainda estão em desenvolvimento – então você não pode dizer que o risco seria igual para um adulto jovem quanto é para uma criança” (Globe and Mail, 2011). Em dezembro de 2013, o Dr. Anthony Miller, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Toronto, recomendou que, com base em novas pesquisas, a exposição à radiofrequência deveria ser reclassificada como 2A (provável cancerígeno) e não um 2B (possível cancerígeno). A Academia Americana de Pediatria pediu a revisão das emissões de radiação eletromagnética dos dispositivos de tecnologia, citando três razões quanto ao impacto nas crianças (AAP 2013).

10. Insustentável

A maneira como as crianças são criadas e educadas com a tecnologia já não é sustentável (Rowan 2010). As crianças são o nosso futuro, mas não há futuro para as crianças que sofrem overdose de tecnologia. Precisamos agir urgentemente e juntos para reduzir o uso de tecnologia por crianças. Por favor, assista e compartilhe os vídeos sobre o uso excessivo de tecnologia por crianças em http://www.zonein.ca/.

Abaixo, você pode conferir o Guia de Uso de Tecnologia para crianças e jovens desenvolvido por Cris Rowan, terapeuta ocupacional pediátrica e autora do Virtual Child; Dr. Andrew Doan, neurocientista e autor de Hooked on Games; e Dr. Hilarie Cash, Diretor do reSTART Internet Addiction Recovery Program (Programa de Recuperação de Dependência à Internet) e autor de Video Games and Your Kids, com a contribuição da Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria, em um esforço para garantir um futuro sustentável para todas as crianças.

Guia de Uso da Tecnologia para Crianças e Jovens

Guia de Uso da Tecnologia para Crianças e Jovens

Para informações adicionais, entre em contato (em inglês) com Cris Rowan em [email protected].

Siga Cris Rowan no Twitter: www.twitter.com/zoneinprograms.

E então, o que achou? Que tal dar uma chance para os brinquedos do armário, para os amigos e, por que não, para o papel em branco? Tenho certeza de que surgirão histórias muito mais interessantes e com finais felizes.

Por Cris Leão

close