15 Ideias de como brincar com LEGO (brinquedo para todas as idades!)

Ta aí um brinquedo que ultrapassou gerações, LEGO é um brinquedo universal, muito bem elaborado, estimulante, criativo, que década após década tem permanecido como o queridinho em milhares de famílias no mundo inteiro. Por isso hoje vou compartilhar ideias de como brincar com LEGO!

A história da LEGO começou em 1932 na Dinamarca com Ole Kirk Kristiansen, seu fundador que no princípio fabricava apenas brinquedos de madeira, em 1958 a versão em sua forma atual foi lançada e patenteada e agora tem corrido o mundo todo como um sucesso mundial há décadas.

A palavra LEGO, é a junção de duas palavras em dinamarquês ” Leg Godt” que siginifica ” Brincar Bem” e como o próprio nome diz todos os produtos Lego são baseados na filosofia de que brincar é um elemento chave no desenvolvimento da criança, ele estimula a imaginação e a criatividade. Montando e desmontando a criança vai vendo as inúmeras possibilidades e brincando por meio delas, criando, imaginando, construíndo um mundo ao seu redor.

A Lego tem brinquedos a partir de 1 ano de idade até para adolescentes, com caixa de peças avulsas ou com temas direcionados, ela faz a alegria de crianças, jovens e adultos que permanecem apaixonados pela marca e continuam acompanhando sua história pelo decorrer dos anos.

Além da forma tradicional de brincar com o Lego, montando e desmontando personagens, cenários, criando e construindo, dando asas a imaginação, também existem outras formas de brincar diferentes do convencional. Afinal esse é o bom do Lego, ele é um brinquedo versátil, que permite a cada um inventar suas próprias brincadeiras.

Então vou compartilhar algumas ideias de como brincar com LEGO de um jeito diferente:

1 – Jogo de Argolas

Ideias de como brincar com LEGO
Jogo de argolas com lego. Imagem: Awebic

Utilize uma base, e encima dela faça em torno de 8 torres com os legos (pode ser mais ou menos), e com o auxílio de argolas, brinque de acertar as argolas nas torres de Lego.


Aproveite e confira:


2- Labirinto de Lego

Ideias de como brincar com LEGO
Labirinto de Lego. Imagem: oneperfectdayblog

Usando uma base, você pode montar um labirinto de blocos de Lego, e depois colocando uma bolinha dentro do labirinto procurar uma saída.

3- Cards de Letras de Lego

Ideias de como brincar com LEGO
Alfabeto de Lego

Ótimo para ajudar na alfabetização, através de cards com as letras, selecione um por vez e peça para a criança recriar a letra utilizando os blocos do Lego.

4- Classificação de cores ou tamanhos

Ideias de como brincar com LEGO
Classificando Lego por cores. Imagem: Criando com Apego

Crianças pequenas amam classificar e faz parte do seu desenvolvimento, para ajudar nessa caminhada, com o auxílio das peças LEGO, peça a criança para separar as peças por cores, ou por tamanhos (pequeno, médio e grande), aprender brincando é o jeito mais legal e leve de se aprender.

5- Carimbos de massinha com LEGO

Ideias de como brincar com LEGO
Carimbo de Lego. Imagens: Up Baby

Na hora da brincadeira da massinha, pegue peças de Lego e brinque de carimbar na massinha, crie formas, histórias, carimbando.

6- Reproduzir sequência

Ideias de como brincar com LEGO
Ideias de como brincar com LEGO. Imagem: playdoughtoplato

As sequências são muito importantes, pois fazem parte do desenvolvimento lógico-matemático da criança. Faça cartões com sequências de torres de legos desenhados e coloridas, e disponha as peças de Lego + os cartões com as sequências e peça para a criança recriar as torres utilizando as peças de lego.

7 – Ensinando quantificação e simbologia dos números

Ideias de como brincar com LEGO
Ideias de como brincar com LEGO. Matemática e Lego.

Disponha cards ou peças que contenham os numerais e com o auxilio de peças de Lego, peça a criança para empilhar o número de peças que corresponde aos números impressos.

8- Formando palavras

Ideias de como brincar com LEGO
Formando palavras com lego. Imagem: filthwizardry

Se você colocar adesivos com as letras do alfabeto coladas em peças de Lego, pode treinar a formação de palavras, montando e juntando as peças com as letras correspondentes a a palavra que gostaria de construir.

9- Formas no papel

Ideias de como brincar com LEGO
Criatividade com lego. Imagem: reab.me

Monte algumas formas com Legos, e disponha elas no papel, contorne no papel as formas criadas, faça várias, e depois disponha os papeis com os contornos e as formas criadas de forma embaralhada, para que a criança associei a forma com seu contorno.

10- Brincando e multiplicando

Ideias de como brincar com LEGO
Somando com lego. Imagem: pedagogiaaopedaletra

Vamos ensinar multiplicação de um modo diferente e divertido?! Com o auxílio das peças de Lego você consegue explicar um problema matemático de multiplicação de forma visual, como por exemplo: uma peça quadrada com 4 blocos, ajuda a entender como chegamos no número 4, multiplicando 2×2. E assim por diante…tornando a matemática mais concreta para as crianças.

11 – Quebra-cabeça

lego para todas as idades
Quebra-cabeça com lego. Imagem: guiademanualidades

Imprima desenhos diversos, recorte eles em partes (2,3,4, etc.) e cole cada parte em peças iguais de lego, de forma a formar peças de um quebra-cabeça, depois peça a criança para montar.

12- Aprendendo frações com Lego

aprendendo com LEGO
Matemática e Lego. Imagem: tudointeressante

Os blocos de Lego são ótimos para ensinar frações. Primeiro disponha cartões com as frações descritas, 1, 1/2, 1/4,1/8,3/4, etc. Após com o auxílio das peças de lego, vai fazendo as montagens das frações , por exemplo uma peça de 8 pontos, se dividi em uma peça de 4 pontos para formar 1/2, depois ela se divide em uma peça de 2 pontos para formar 1/4, depois se divide em uma peça de 1 ponto para formar 1/8 e assim por diante.

13- Completar uma sequência

criatividade e LEGO
Ideias de como brincar com LEGO. Imagem: Tempojunto

Iniciei uma sequência de cores de Lego e peça a criança para completar a sequência iniciada, esse processo ajuda na formação do desenvolvimento lógico-matemático.

14- Recriar cenários

dicas para criar com LEGO
Recriando cenários com Lego. Imagem: theophoffs

Após contar um livro, ou estudar uma história real, peça a criança para recriar o cenário em questão utilizando as peças Lego, ela vai fixar muito melhor o conteúdo abordado. Por exemplo: estudando sobre um determinado país como o Egito, peça a criança para recriar esse cenário, construindo pirâmides, desertos, etc.

15 – Montar um Jogo da Velha

como brincar com LEGO
Jogo da Velha com Lego. Imagem: mamapapabubba

Usando uma base quadrada e hastes de Lego, forme a base do jogo da velha (#), depois separe peças de lego quadradas de 4 pontos de cores diferentes mas agrupadas por cada cor respectivamente, cada jogador escolhe a sua cor e o jogo começa.