3 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda

Assunto esse de grande interesse das novas mamães! Logo que o bebê nasce você vai dormir pouco, fato! O bebê vai acordar bastante!

Dizem que o treino para fazer a criança dormir a noite inteira deve começar com 4 meses, outros dizem que você deve ensinar ele a dormir a noite toda até os 4 meses… eu digo que muito antes dos 4 meses você já pode começar a criar um ritual da noite para seu bebê ir se acostumando e logo vir a dormir a noite toda.

Além disso vale lembrar que a qualidade do sono do seu bebê é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dele. Então não adianta você querer obrigar seu bebê a ficar acordado durante o dia para ele dormir a noite que isso não funciona, o bebê só vai ficar mais estressado, mais agitado e não vai dormir facilmente e não será bom para seu desenvolvimento.

Seu bebê precisa dormir durante a noite, mas também precisa muito dormir durante o dia.

Segue 3 dicas para ajudar o bebê a dormir a noite toda:

1. Estabeleça uma rotina:

Muitas pessoas não gostam de ouvir falar em “rotina”, mas sim, uma rotina vai facilitar a sua vida se você quiser dormir!

Todas as noites dê o banho, apague as luzes do quarto (pode deixar uma luz fraquinha), diminua a agitação da casa, pode fazer uma massagem relaxante no bebê ou alguma atividade calma (cantar, ouvir música calma, ler uma historinha) dar mama e colocar o bebê para dormir no seu berço. Descubra o que faz seu bebê relaxar.

2. Aprenda a interpretar os sinais de cansaço

Observe seu bebê e aprenda a identificar os sinais de que ele está com sono, bebês bocejam, coçam os olhos e começam a ficar incomodados, se você perder essa janela de tempo e deixar o bebê passar da hora de dormir, pronto, vai ser bem mais difícil colocar ele para dormir, pois ele vai ficar estressado e mais cansado e isso dificulta com que ele relaxe para dormir.

3. Coloque o bebê para dormir de barriga cheia:

Seguindo a dica do livro “Encantadora de Bebês” que já li 3 livros dela e super recomendo, ela ensina a “encher o tanque” do bebê. Como assim? Nas últimas horas do dia você deve diminuir o intervalo das mamadas para o bebê ficar de barriga mais cheia e assim dormir mais.

Outra coisa importante é, comece apenas o que você quer continuar fazendo depois, os bebês acostumam e quanto mais tarde você deixar ele fazendo algo que você não quer continuar depois, mas difícil vai ser acostumar ele sem depois.

Todas as mudanças que você for fazer com seu bebê não funcionam do dia para a noite, tenha persistência!

Para mais dicas de cuidados de bebês acesse:

close