5 Receitas que você precisa fazer

Separamos cinco receitas deliciosas para você envolver seus filhos na cozinha no preparo delas, todas com cheirinho de lar, de família, de infância, criando assim memórias afetivas e saboreando receitas com gosto de quero mais.

Confira agora as 5 Receitas que você precisa fazer em casa:

1- Pão Caseiro

https://catracalivre.com.br/receitas/pao-caseiro-receita-facil-economica-e-deliciosa/

Sabe aquele cheirinho de pão caseiro que inebria toda a casa?!Tem cheiro melhor que esse?! Cheirinho de lar, de casa, de infância, de família sentada a mesa, de comer pão recém feito com manteiga derretidinha…ô delícía! Que tal convidar as crianças para fazer a preparação dessa receita clássica?!

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 360 g (3 xícaras) de farinha de trigo
  • 230 g (1 xícara) de água
  • 4 g (½ sachê) de fermento biológico seco
  • 7 g (½ colher de sopa) de sal

Rendimento: 1 pão de 500 g. Para fazer 2 pães é só você dobrar os ingredientes. E neste caso, os tempos de fermentação continuam os mesmos.

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, adicione 360 gramas de farinha de trigo, depois adicione o fermento biológico (pode ser usado uma balança de cozinha para pesar a quantidade adequada de fermento ou despeje toda quantidade do sachê que geralmente vem 10g em um pires e faça a divisão de forma visual, 4 g seriam um pouco menos da metade do pacote). Adicione o sal, sendo que você deve colocar o fermento de um lado e o sal do outro.

Misture bem os ingredientes secos e abra um buraco no meio da farinha. Acrescente a água (no buraco), mas não coloque tudo, reserve um pouco no copo. Comece misturando com uma colher e depois use as mãos. Tente sujar apenas uma das mãos, a outra fica limpa para segurar a tigela. Aproveite toda farinha que ficar grudada nas laterais. Passe a massa para a bancada e comece a sovar sentindo a consistência da massa ( aqui, o segredo é você tentar usar o máximo de água que conseguir, quanto mais água, mais leve vai ficar o miolo do pão, o problema é que se você ultrapassa o limite de água que a farinha é capaz de absorver, a massa vai ficar grudenta e difícil de manipular, então, nas primeiras vezes, não use muita água pode deixar a massa um pouco mais dura. O ideal é ir adicionando a água bem aos pouquinhos e verificando a consistência da massa).

Sove a massa por aproximadamente uns 10 minutos (segure uma ponta com uma das mãos e empurre a massa sobre a bancada utilizando a base da palma da outra mão). A massa precisa ficar lisa e elástica. Coloque a massa sovada na tigela novamente e cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora até dobrar de tamanho.

Enquanto a massa descansa, pegue uma assadeira e unte com um pouco de manteiga ou óleo para não grudar.

Após a uma hora de pausa, coloque a massa sobre a bancada, com a parte mais lisa virada para baixo, se a massa estiver grudando, pode polvilhar um pouco de farinha na bancada. Amasse um pouco com a ponta dos dedos, sem colocar muita força, até formar um retângulo, depois enrole a massa. Coloque a massa modelada sobre a assadeira untada para aguardar a segunda fermentação, cubra e deixe descansar por mais 30 minutos, Já pode ligar o forno em 250ºC, pois o pré-aquecimento também costuma demorar de 20 a 30 minutos.

Para assar esse tipo de pão precisamos de bastante calor, então não tenha medo de usar a máxima temperatura que o seu forno consegue atingir. Também é preciso colocar um pouco de umidade dentro do forno para assar o pão, e para isso você pode:

  • Usar um borrifador para espalhar água dentro do forno;
  • Enrolar dois panos e coloque dentro da forma, despeje água fervendo sobre eles e coloque dentro do forno, na parte mais inferior.

Após o descanso, o pão está pronto para entrar no forno, faça um corte na sua superfície para a crosta não rachar enquanto estiver assando. Abra rapidamente o forno, coloque a assadeira e borrife um pouco de água. Após 15 a 20 minutos, caso você tenha utilizado o método com os panos enrolados, retire a forma de dentro do forno para cortar o vapor.

Agora vamos deixar o pão no forno por mais 20 a 30 minutos até dourar bem. Após assar, deixe o pão esfriando por uns 30 minutos antes de consumir.

(Receita: https://amopaocaseiro.com.br/receita/pao-caseiro)

2- Brigadeiro de Colher

https://xtudoreceitas.com/receita-de-brigadeiro-de-colher-facil-e-sem-erro/

Aquela receita clássica de comer brigadeiro de colher, vendo um filme com as crianças, animando uma tarde chuvosa, receita fácil e com certeza deliciosa.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de manteiga ou margarina.

Modo de Preparo:

Coloque a manteiga em uma panela (ideal que seja de fundo grosso) e espere derreter. Coloque o leite condensado e o chocolate em pó e deixe em fogo médio. Vá mexendo até quando o fundo estiver soltando da panela. E está pronto, bóra comer de colher essa receitinha….

(Receita: Tudo Gostoso)

3- Bolo de Cenoura

https://www.youtube.com/watch?v=L1czIgvo3-I

Vamos para mais uma receita clássica da infância, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, é de lamber os beiços!

Você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 cenouras médias (250g);
  • 4 ovos;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo;
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Como preparar a receita:

Retire a casca das cenouras, corte-as em pedaços, lave-as e cozinhe-as cobertas com água. Escorra a água, e deixe que as cenouras esfriem um pouco. Em um liquidificador, bata as cenouras cozidas, os ovos e o óleo. Despeje a mistura em um recipiente e misture o açúcar e a farinha de trigo peneirada com o fermento. Coloque em uma fôrma retangular (20 x 30 cm) untada, e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por 40 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura de brigadeiro ou o ganache (fica a escolha).

Ganache: Derreta uma barra de chocolate ao leite em banho maria ou no microondas, após adicione creme de leite, aqueça rapidamente a mistura dos dois ingredientes e reserve para colocar no bolo.

Brigadeiro: Em uma panela coloque 1 lata de leite condensado, 1/2 xícara de chá de chocolate em pó e 1 colher de manteiga, depois leve ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a desprender da panela. Reserve.

Despeje ainda quente sobre o bolo, distribua o chocolate granulado (opcional) e deixe esfriar.

(Receita: https://www.receitasnestle.com.br)


Aproveite e confira mais receitas especiais:


4- Chocolate Quente Simples

Receitas de chocolate quente
https://www.sabornamesa.com.br/receita-de-bebidas/chocolate-quente-cremoso-simples-e-caseiro

Aquela receitinha deliciosa para aqueles dias de frio que aquecem a casa e a alma.

Você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 copos de leite integral;
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 1/2 lata de leite condensado;
  • Canela a gosto.

Esquente o leite, quando estiver bem aquecido (ainda no fogo) adicione o amido de milho para dissolver, mexendo sempre (se preferir dissolva o amido de milho antes em um copo com um pouco de leite, depois despeje essa misturinha no restante do leite da panela, para evitar que o amido de milho embolote). Quando estiver bem dissolvido adicione os outros ingredientes (chocolate, leite condensado, canela). Mexa bem até engrossar.

(Receita: https://www.tudogostoso.com.br)

5- Pão Recheado

Receitas de pão
https://www.youtube.com/watch?v=DduJx_uu2oM

Uma versão do pão caseiro tradicional, é o pão recheado, igualmente delicioso e cai bem em todas as situações, podendo ser bem versátil quanto aos recheios, ou seja o recheio pode ser conforme o gosto das crianças, aqui vamos mostrar como fazer uma receita de pão caseiro com calabresa defumada, mas você pode usar frango desfiado, carne moída, queijos diversos, legumes, etc.

Ingredientes que você irá precisar:

  • 2 xícaras (chá) de leite ou água;
  • 1 kilo de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de sal;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 3 colheres (sopa) de margarina;
  • 2 ovos;
  • 2 envelopes de fermento biológico em pó.

Para o recheio iremos precisar de:

  • 2 unidades de linguiça calabresa defumada (moída grosseiramente);
  • 500 gr de mussarela (moída grosseiramente);
  • 2 unidades de cebola bem picadas;
  • 1 colher (sobremesa) de orégano seco.

Como Fazer :

Coloque todos os ingredientes da massa pela sequência e amasse bem até a massa ficar bem lisa e elástica. Divida em 5 porções. Abra com um rolo e recheie. Enrole o pão, sem apertar, e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer até dobrar de tamanho. Bata uma gema e pincele os pães depois que eles crescerem, antes de assar. Leve para assar em forno pré-aquecido.

Dica para o tempo de fermentação da massa: Faça uma bolinha com a massa assim que terminar de enrolar os pães. Coloque em um copo com água. Assim que a bolinha subir o pão já estará pronto para ser levado ao forno.

(Receita: https://cybercook.com.br)

Gostou dessas 5 receitas que selecionamos?

close