7 dicas para você se tornar um Pai/Mãe com Excelência

Hoje quero dividir com você 7 dicas para você se tornar um Pai/Mãe com Excelência e se conectar muito mais com seu filho!

Quando me tornei mãe pela primeira vez, foi uma sensação incrível. Um belo bebezinho que vai depender de mim para cada necessidade. É uma experiência maravilhosa  ver nosso filho crescer e se tornar um indivíduo especial e único.

Mas percebi que não é tão simples assim, se desejava genuinamente que minha filha crescesse saudável e única, eu precisaria aprender muito sobre criação de filhos para poder me sentir uma Mãe Bem Sucedida.

Algumas lições que prontamente aprendi  e hoje quero compartilhar com você:

  • Esteja ciente de que rotular o seu filho pode ter efeitos prejudiciais, mesmo que os rótulos pareçam positivos, como “o nosso único inteligente.” As crianças podem sentir-se classificadas em certos papéis ou sentir como falhas se não viver de acordo com seus rótulos. É melhor elogiar ou abordar comportamentos específicos.
  • Em dias de chuva, mantenha uma caixa com vários objetos que normalmente jogamos fora, mas que podem ser perfeitos em dias chuvosos e frios. Use qualquer caixa ou vasilhas plásticas para manter objetos da arte aleatórios. Seja criativo; tudo pode ser usado como material de arte. Uma revista antiga, papel de seda, tubos de papel higiênico, embalagem de amendoim ou qualquer embalagem que possa virar outra coisa. Torne este dia bem criativo e nos dias que perceber que ele está ficando  “entediado” dê um tempo a mais para essas atividades.
  • Quando você diz a seus filhos que você vai fazer alguma coisa, então faça. Se você mostrar a seus filhos que não é consistente com o que você diz que vai fazer, eles vão aprender a ignorar o que você diz. Isso pode levar posteriormente seus filhos a não confiar em você.
  • Como pai/mãe, é importante perceber que você é a maior influência na vida do seu filho. Para certificar-se de que seu filho desenvolve hábitos nutricionais adequados, você precisa ser um modelo positivo nesses hábitos.  Em vez de tomar sorvete, compartilhe uma tigela de frutas frescas com seu filho.
  • Algo que todos os pais devem certificar-se de fazer é ouvir os seus filhos. Não é suficiente ser apenas uma presença física para o seu filho, você também deve se comunicar com ele e a comunicação deve ser nos dois sentidos. Tire um tempo para ouvir o que o seu filho tem a dizer e converse com ele.
  • Ajude seu filho a abster-se de comer em excesso durante as refeições. Com o aumento da obesidade infantil no nosso país, é extremamente importante ajudar nossos filhos a reconhecerem quando eles ainda estão com fome e quando eles tendem a comer por tédio. Quando a criança chora, “Eu ainda estou com fome!” sugira uma outra atividade ou talvez um copo de água em vez disso. Se eles realmente estiverem com fome, eles vão deixar você saber muito em breve. Em seguida, incentive-os a ter um lanche saudável, como legumes com um baixo teor de gordura ou uma fruta. Às vezes, eles estão realmente com fome, mas distraindo-os por alguns minutos, você pode achar que eles estavam apenas procurando algo para fazer.
  • Não há livro de instruções para pais, mas você pode ler o máximo que puder sobre o assunto de paternidade/maternidade, de modo que você possa dar ao seu filho a melhor chance de felicidade e segurança. Se existem apenas um pai/mãe, não importa, você pode ser um grande pai/mãe. Há tantos pais solteiros hoje e que encontraram  alguma forma de fazer a diferença para seus filhos. Na maioria das vezes, o pai está trabalhando e tem menos  tempo para os seus filhos. Apesar das dificuldades, muitos pais solteiros fazem um trabalho incrível para criar seus filhos.

E aí, essas dicas foram úteis para você? Conte-me qual tem sido seu maior desafio para Educar seus Filhos!!!

Texto por: Márcia d’Ávila

Aproveite e confira:

close