9 Atividades de férias para as crianças – é hora da diversão!

E as férias estão chegando, e a garotada tá cheia de energia para gastar, aliás crianças tem energia de sobra e um pouquinho que descansam já se recuperam em 1000%, enquanto nós, pais, não acompanhamos nem um terço dessa energia toda. O lance então é se organizar e canalizar o gasto de energia dessa galera em atividades que contribuam para o bem-estar de toda a família. Bóra bolar muitas atividades de férias juntos, para se divertir bastante e ter muitas memórias familiares para compartilhar na volta das férias.

Ideias de atividades de férias para as crianças

Bolha de sabão gigante

ideia de atividades de férias para crianças
Atividades de férias para crianças! Confira como fazer bolha de sabão gigante! Imagem: Veja São Paulo

Ta aí uma atividade simples, barata e que rende muitos momentos alegres juntos. Fazer bolhas de sabão é muito divertido, tem quem goste de fazer, tem quem goste de estourar, tem quem goste de correr atrás delas, vamos dar um upgrade na brincadeira e fazer uma bolha de sabão tamanho gigante.

Como se faz: misture 300 ml de água e 100 ml de xarope de milho em um recipiente e mexa bastante. Quando a mistura estiver homogênea, adicione 200ml de detergente e deixe descansar por uns dois dias. Esse tempo é importante! Para bolhas bem grandes, amarre dois barbantes em um par de palitinhos de churrasco sem ponta, do jeito que ele fique com um buraco no meio. Quando mais espaço de barbante você deixar entre os pauzinhos, maior serão as bolhas. E aproveitem a brincadeira!

Guerra de bexigas

atividades de férias escolares
Atividades infantis para as férias escolares! Guerra de bexigas. Imagem: kid.steals.com

Verão e férias combinam com muitas brincadeiras com água, e uma clássica é a guerra de bexiguinhas, encher bexigas com água, colocar dentro de um balde e distribuir a munição para a galera fazer a fuzarca. Cuidado só com os lugares que tenham pisos escorregadios para evitar acidentes.

Caça ao tesouro

diversão nas atividades de férias
Que tal fazer uma caça ao tesouro com as crianças? Imagem: MdeMulher

Que criança não ama uma caça ao tesouro, ainda mais quando tem um tesouro de verdade em jogo (vale chocolate, sorvete, picolés, brinquedos, um jogo novo, etc.) o importante é ter uma “recompensa” que dê motivação para a brincadeira. Faça mapas e distribua entre os participantes, que irão precisar passar por todos os locais descritos no mapa e juntando pistas chegar ao local do tesouro. Para crianças pequenas, faça apenas um desenho com o caminho a percorrer para chegar ao tesouro.

Fazer massinha de modelar

como fazer massinha de modelar caseira
Crianças adoram massinha de modelar. Confira como fazer massinha de modelar. Imagem: Tramontina

Massinha é outra brincadeira clássica, ela estimula a concentração, a criatividade, a motricidade, traz muitos benefícios para a criança, então vamos usar e abusar dessa brincadeira, para lá de legal e não precisa se preocupar em gastar muito não, tão divertido quanto brincar com a massinha é poder fazer sua própria massinha de modelar, inventando muitas cores diferentes, vamos ver como se faz:

Em um recipiente grande, misture 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 e ½ xícara de água e 1 colher de chá de óleo. Misture bem até ficar uma massa homogênea depois amasse a massa até ela ficar boa para modelar. Para dar cor à massinha, use corante de alimentos e vá pingando algumas gotas e mexendo, até obter a cor desejada. Para armazenar, guarde em saco plástico ou vidro bem tampado.


Aproveite e confira:


Fazer uma hortinha

atividades de férias com a família
Que tal criar uma horta com os filhos? Imagem: Mil dicas de mãe

Que tal fazer um projeto novo em família. Crianças amam participar de tudo, então a ideia de plantarem seus próprios temperos, legumes e verduras e depois poderem colher e comer seus próprios cultivos é muito animador. Mesmo para quem mora em apartamento, existem muitas ideias bacanas de jardins suspensos, ou plante alguns temperos ao invés de um pé de alface, a questão aqui não é o tamanho, nem a quantidade mas a qualidade de tempo investido em algo útil que requer compromisso e aprendizado.

Fazer um piquenique

Fazer um piquenique em família é algo que não pode faltar nas férias. Imagem: maeemdia.com

Seja no chão da sala, no pátio da casa ou em um parque da cidade, picnic tem sabor de infância. Então aproveitem o tempo juntos para fazerem várias guloseimas e pratinhos gostosos, e depois convidem os amigos e/ou familiares e aproveitem o tempo juntos.

Circuito

Monte um circuito para seus filhos brincarem. Imagem: Tempojunto

Bóra gastar energia com essa brincadeira! Monte um circuito no pátio de casa, na sala do seu apartamento, com muitos desafios, como: pular uma corda, se arrastar por baixo de um túnel de cadeiras, pular almofadas, passar por dentro de bambolês, subir uma escada baixa, andar por cima de uma linha reta, etc. Quanto mais obstáculos mais divertido fica a brincadeira.

Descobrindo sua cidade

ideias de atividades para as ferias das criancas
Fique atento as atividades de férias da sua cidade. Imagem: Kids Brasília

Na época de férias escolares, muitas cidades promovem programações especiais de férias para as crianças, então fique antenado na programação da sua cidade nesse período. Vocês podem descobrir parque novos, conhecer museus, ver peças de teatro, e diversas outras programações culturais nesse período.

Acampamento em casa

acampamento na sala
Todas as crianças gostam de acampar na sala! Montem acampamento e divirtam-se. Imagem: mildicasdemae

Fugindo da rotina! Acampar é muito legal, e acho que toda a criança deveria viver essa experiência um dia, então que tal aproveitar as férias para por em prática essa idéia?! Se não rola acampar de verdade, que tal fazer um acampamento no meio do sala? Ou no pátio de casa? Monte uma barraca, prepare comida para comer dentro dela, leve lanternas para contar histórias e rirem bastante. A aventura dará um gostinho especial para a brincadeira.