A importância das histórias infantis no aprendizado das crianças

Você tem o hábito de contar histórias para o seu filho? Veja aqui quais os benefícios que está proporcionando ao seu pequeno e entenda a importância das histórias infantis no aprendizado das crianças!

Uma das maneiras mais utilizadas e mais eficazes no aprendizado infantil é a contação e leitura de histórias infantis. Além de transmitir conhecimento, estimula muito a imaginação dos pequenos, bem como incentivar o hábito da leitura desde cedo.

A atividade de contação de histórias pode desenvolver a criatividade, além de ajudar a criança a se expressar.

Essa prática pedagógica também colabora para desenvolver a escrita, fala e a perceber algumas representações simbólicas.

a importância das histórias infantis
A importância das histórias infantis. Imagem: Pixabay

Benefícios da utilização das histórias no aprendizado infantil

As histórias mexem com o imaginário das crianças, sendo uma das ferramentas indispensáveis na educação infantil. Quando uma criança ouve uma história, seu mundo fica por conta da imaginação, os cenários, personagens, ações, gestos e as vozes convidam a criança para criar seu próprio mundo.

Ao contar histórias para os pequenos, os benefícios são diversos. Além dos citados acima, destacamos também:

1. Ajuda no entendimento dos sentimentos

É comum que as crianças não entendam bem sobre os seus próprios sentimentos, tendo dificuldade de se expressar. A contação de histórias se torna então, uma aliada para entender os sentimentos e conseguirem se comunicar. As narrativas são cheias de sentimentos e emoções, sendo representadas de forma objetiva, acessível e lúdica.

2. Permite a criança associar experiências pessoais

Ao entrar em contato com uma história, seja ouvindo ou lendo, as crianças estimulam a memória e identificação por meio das situações narradas pela história. Isso permite a criança aprender a lidar com seus sentimentos, emoções e dificuldades presentes em suas experiências, relacionando as situações presentes no texto com as suas próprias, em ambiente escolar ou familiar.


Aproveite e confira:


histórias infantis
Benefícios da utilização das histórias infantis. Imagem: Pixabay

3. Melhora o desenvolvimento cognitivo

A possiblidade de construir um mundo novo, que na maioria das vezes se torna distante da conhecida realidade, estimula a criatividade e uma série de funções. Através das histórias, as crianças podem desenvolver noções de tempo, espaço, além de funções cognitivas como o raciocínio, o pensamento criativo, a comparação, além disso, a atenção e concentração se estiverem ouvindo uma contação.

4. Estimula o hábito da leitura

Ao ouvir histórias, a criança tem uma tendência maior de desenvolver a curiosidade e o hábito da leitura por si só. Ter esse hábito pode ser enriquecedor e trazer muitos benefícios na vida da criança, até chegar à fase adulta. Amplia os conhecimentos, exercita a concentração e pode desenvolver o vocabulário.

histórias infantis
Estimulando o hábito da leitura nas crianças. Imagem: Pixabay

5. Pode ajudar crianças nas mudanças da vida

A vida é cheia de mudanças e transições, passagens de ciclo que podem não ser muito bem aceitos pelas crianças. As histórias podem ajudá-las a aceitar esse tipo de transição e ensinar a lidar melhor com as situações que saem de nosso controle.

Canais digitais como o Youtube como parceiros no crescimento das crianças. Por que é importante?

Quando as crianças atingem a idade escolar, a curiosidade chega a níveis mais elevados, proporcionando novas descobertas e experiências a cada dia. Ainda assim, é mais difícil fazer com que as crianças parem para escutar histórias, deixando os pais sem saber como responder as dúvidas das crianças.

É aí que pode entrar a tecnologia para auxiliar os pais, mais precisamente, o Youtube e seus milhões de vídeos disponíveis. Seja contando histórias, com canções originais, ou com as clássicas cantigas infantis como “O Sapo Não Lava o Pé”.

São milhares de canais desenvolvidos especialmente para ajudar no aprendizado infantil, trazendo conteúdo rápido, fácil, objetivo e cheio de importância. Como exemplo, o vídeo a seguir, “Um Elefante Se Balançava”, que ajuda as crianças a contar e a terem referência da figura dos números com o seu respectivo nome.

Além disso, esses tipos de vídeos, com cantigas infantis, são como uma história cantada e uma excelente forma de entreter aos pequenos, não acha?

Então, se você não costuma contar histórias para seu filho, que tal adotar essa prática e aproveitar os benefícios para o aprendizado dele?