Alimentos que ajudam a soltar o intestino do bebê e mais

Seu bebê está com o intestino preso e você não sabe o que fazer? Será que leva na pediatra, faz um remédio caseiro, muda a alimentação? Continue lendo esse post!

E quando a criança começa a fazer força para fazer cocô e não sai nada, começa a sentir dores, desconfortos abdominais, chorar quando quer fazer cocô, ou ficar vermelhinha fazendo força e depois começar a chorar?!

Todos esses são indícios que seu bebê está sofrendo de constipação intestinal ou como é conhecido popularmente: intestino preso!

É muito comum as crianças terem esse tipo de desconforto quando estão iniciando as papinhas ou as fórmulas infantis, ou ainda quando começam o processo de desfralde aonde elas tendem a reter as fezes.

E porque acontece do bebê ter prisão de ventre?!

Na grande maioria dos casos, é por questões alimentares e de hábitos, como a ingestão de poucas fibras e água que são os dois itens principais para se ter um intestino funcionando adequadamente.

Existem casos que podem ser por questões genéticas ou ainda por questões emocionais, neste caso quando a criança esta passando por alguma situação muito estressante, ela pode interiorizar o problema e acabar por conta disso ocasionando a constipação intestinal.


Aproveite e confira:


E o que fazer quando o bebê está com o intestino “preso”?

Algumas medidas podem ser tomadas para minimizar esse desconforto e auxiliar para que a criança possa se “ver livre” desse problema.

Exercícios e massagens na barriga: fazer exercícios como a “bicicletinha” ajudam a criança a fazer cocô, e a soltar puns que também causam bastante desconforto. Já a massagem é direcionada na barriguinha, pressionando dois ou três dedos abaixo do umbigo por aproximadamente uns três minutos.

alimentos que ajudam a soltar o intestino do bebê
Alimentos que ajudam a soltar o intestino do bebê. Imagem: Bebe Abril

Alimentos que ajudam a soltar o intestino do bebê:

Oferecer mais alimentos com fibras e aumentar a oferta de água para que o intestino possa voltar a funcionar melhor. Alguns alimentos que são ricos em fibras:

  • Ameixa-preta;
  • Laranja;
  • Manga
  • Banana-nanica;
  • Mamão;
  • Abacate;
  • Milho verde;
  • Brócolis;
  • Couve e folhas verdes escuras no geral;
  • Lentilha;
  • Linhaça;
  • Gergelim e outros grãos;
  • Aveia e outros cereais naturais sem açúcar;

É Recomendado o Uso de Supositório ou Laxante em Bebês?

Apesar de ser uma dúvida recorrente entre as mães de crianças pequenas com prisão de ventre, esse questionamento tem que ser respondido pelo pediatra, que é a pessoa mais confiável para oferecer um diagnóstico preciso para cada criança especificamente.

Quando você deve deixar de considerar a situação como normal e pedir ajuda? Até o terceiro dia de constipação pode ser normal, passando disso procure a ajuda de um especialista, se uma criança chega a ficar até sete dias sem evacuar já é considerado um caso grave de prisão de ventre, por isso muita atenção.

Em relação aos supositórios, o estimulo do ânus nos casos de prisão de ventre é muito delicado, são medidas que precisam de orientação médica, pois pode machucar gravemente um bebê. Os supositórios a base de glicerina são os mais indicados, pois são os menos agressivos ao organismo infantil. Mas a recomendação segue que se deve procurar um médico para fazer a orientação e prescrição adequada.

Também temos a questão dos laxantes, geralmente eles apresentam compostos muito fortes em sua formulação, por isso devem ser evitados e em lugar optar pelos laxantes naturais. Mas os melhores laxantes como já mencionado são as fibras e a ingestão de água.

Receitas de Laxante Natural para o Bebê:

Suco de Laranja-lima com linhaça: 

Tanto a laranja, como a linhaça são ricas em fibras e quando combinadas colocam em dia as funções intestinais do bebê. Faça um suco com duas laranjas-lima e acrescente uma colher pequena de linhaça.

Água de ameixa: 

Essa está entre as receitas favoritas das mamães para regular o intestino do bebê. Existem duas opções de preparo: ferver duas ameixas com uma pequena quantidade de água, após esfriar oferecer ao bebê; deixar duas ameixas de molho num copo d’água de um dia para o outro; ou bater uma ameixa no suco que irá oferecer.

Sobremesa de mamão com laranja: 

Vai precisar de 500 g de mamão e 200 ml de laranja-lima. Lave bem o mamão, retire a casca e as sementes. Esprema as duas laranjas e leve os ingredientes ao fogo. Após ferver e cozinhar, amasse, espere esfriar e sirva gelado.

Sobremesa de pera com ameixa: 

Separe 600 g de pera, 150 g de ameixa-preta sem caroço e 200 ml de água. Lave bem as frutas, retire a casca da pera e as sementes. Cozinhe com água, após ferver e aparentar uma pasta cremosa amasse o restante dos pedaços. Espere esfriar e sirva gelado.

Durante as refeições insira na papa habitual alimentos, como: quinoa, brócolis, cenoura, couve e opte por opções variadas de legumes e hortaliças, além de uma proteína magra, como o frango.

(Fonte das receitinhas: trocandofraldas.com.br)