Aprenda a contar a gravidez em semanas (tem tabela gestacional para te ajudar)

Provavelmente antes da gravidez você achava que o bebê iria nascer em 9 meses, não é? Mas aí seu médico vem e te conta que você será mãe em 40 semanas. E agora?

Bom, seu médico está certo. A verdade é que a contagem da gravidez começa a partir do primeiro dia da sua última menstruação. Na prática mesmo, são 38 semanas desde a ovulação. O que interessa para você é quando o seu lindo bebê foi gerado, mas o doutor começa a contabilizar lá do início mesmo, quando você nem estava grávida.

Como cada organismo funciona de um jeito, assim também acontece com o seu ciclo menstrual. Então não estranhe se você souber de mulheres que têm até 42 semanas de gestação segundo cálculo médico. É por esse motivo que não basta fazer contas, é preciso que o seu médico faça para o seu caso isoladamente a estimativa da data do seu parto.

É imprescindível fazer a tal contagem de semanas, que vai permitir ao profissional acompanhar o desenvolvimento do seu bebê, determinar se ele está crescendo de forma saudável, se os órgãos estão se desenvolvendo no ritmo normal, entre outras questões que vão te ajudar a ficar mais tranquila durante sua gravidez. Para isso, ele utiliza o exame de ecografia gestacional, também chamada de ultrassom ou ultrassonografia.

Por que a contagem da gravidez em semanas?

Para fazer o cálculo da gravidez, foi decidido que deveria haver uma contagem universal, então foi definido que este seria o método das semanas. Por isso, pode até ser estranho para a sua amiga solteira sem filhos, mas as mães que não são mais de primeira viagem já aprenderam e se acostumaram com essa forma de contar o tempo de gestação.

E por que começaram a calcular em semanas? Bem, porque, como sabemos, o embrião, feto, bebezinho se desenvolve muito rápido. Cresce de forma tão rápida que ficaria difícil acompanhar e anotar todas as evoluções que existem em apenas um mês do pequeno se alimentando e ficando espertinho aí dentro de você.

Se você está desconfiando que está grávida, quanto tempo será que tem sua gravidez? Comece a contar a partir do primeiro dia onde veio seu sangramento na última menstruação.

Confira essa tabela gestacional de meses x semanas e aprenda a calcular a semana exata que você está.

tabela-gestacional
Tabela Gestacional. Gravidez Semana a Semana,

Ultrassonografia transvaginal

Se perdeu nos últimos acontecimentos e não lembra quando foi a sua última menstruação? Um ultrassom transvaginal vai te ajudar a descobrir. Ele pode ser feito da quinta até a décima segunda semana da sua gestação.

Conseguiu entender um pouquinho mais sobre o desenvolvimento do seu bebê? Que você tenha uma gravidez saudável e muito feliz! Compartilhe as informações com outras mães!

Que tal conferir um vídeo para entender melhor sobre semanas x meses da gravidez:

Quer aproveitar e saber qual a data provável para o seu parto?

Está sofrendo de azia durante a gravidez? Dá uma olhadinha no post:

close