Atividades de alfabetização – para aprender brincando

Cada criança tem seu próprio ritmo e tempo em relação a alfabetização, algumas crianças apresentam mais interesse do que outras em relação as letras e seus sons, mas no geral elas vão devagarinho se interessando e começando o processo de alfabetização, por volta dos 4 anos e pode ir até os 7 anos mais ou menos, lembrando que isso não é uma regra, todo o processo de alfabetização feito antes dos 6 anos deve ser em resposta ao interesse da criança e de forma leve e gradual, com muitas brincadeiras, pinturas, desenhos e exploração da natureza e do mundo a sua volta.

O fato é que crianças que tem o hábito de leitura em casa, e são apresentadas ao mundo da leitura desde cedo, acabam despertando o interesse pelas letras mais cedo do que as demais crianças, pois o processo de leitura estimula a criança a aprender a ler para deixar de ser apenas uma ouvinte e passar a ser uma leitora também.

Portanto o primeiro passo para a alfabetização começa com a LEITURA, quanto mais a criança for cercada por livros, mais estímulo ela irá ter para uma boa alfabetização.

Leve seus filhos em eventos literários, feira de livros, bibliotecas, livrarias, para que eles possam manusear desde cedo os livros e também se deleitar no prazer de ler, poder escolher suas próprias histórias e também poder contar suas narrativas.

Lembre-se tudo isso começa cedo, o ideal é que você comece a ler para seu filho quando ele estiver dentro da sua barriga ainda, isso mesmo, desde antes de nascer ele pode ser inserido nesse universo literário, que gradualmente fará parte do seu cotidiano e ele assim terá alegria em se relacionar com os livros, para mais tarde a leitura não precisar ser uma imposição.

A criança, percebe seu mundo através das brincadeiras, das canções, dos desenhos, do lúdico, assim ela aprende e se expressa, portanto a alfabetização deve ser na medida do possível uma caminhada leve, cheia de histórias e brincadeiras, para que a criança as poucos vá adquirindo a habilidade de compreender as letras e seus sons.

Agora veja algumas atividades de alfabetização:

Relacionar letras com as coisas do cotidiano

atividades de alfabetização
Descobrindo as letras das coisas ao seu redor. Imagem: Medium

Citar as coisas do seu cotidiano, e perguntar com que letra começa?! A de abacaxi, de avião… por exemplo a criança vê uma borboleta e você pergunta que letra começa borboleta, vamos falar, e se soletra os sons da borboleta e ela aos poucos irá identificando os sons das letras e fazendo as associações.

Fazer o contorno das letras com arroz, feijão, milho, etc.

Colagem. Imagem: Acrilex

Estimula a motricidade fina e também trabalha a identificação das letras, por exemplo fazer a letra A em um papel e pedir a criança para fazer colagem de papéis coloridos no contorno da letra A, ou fazer colagem com milhos, feijões, arroz, pedaços de papéis, etc.


Aproveite e confira:


Desenhar o contorno das letras em uma caixa de areia

dicas de como ajudar na alfabetização do seu filho
Caixa de areia/arroz. Imagem: Criando com Apego

Com o auxílio de cartões com as letras desenhadas, e uma caixa de areia (se for colorida mais legal é, pois chama mais a atenção) ela pode tentar “copiar” a letra escrita no cartão usando o seu dedinho para escrever na areia disposta, se errar é só apagar com a mão mesmo e tentar novamente.

Alfabeto móvel

alfabeto móvel
Alfabeto móvel. Imagem: Superinteressante

Seja com letrinhas de madeira, de plástico, de EVA ou de feltro, ter as letras à disposição para que a criança possa manusear, pensar, brincar com elas e depois como uma sugestão você pode convidá-la a escrever o seu nome, ou os nomes dos familiares com as letrinhas.

Caixa surpresa

Ideias de brincadeiras que ajudam na alfabetização. Imagem: Colégio Machado de Assis

Colocar as letras dentro de uma caixa, e fazer um buraco nela (legal enfeitar a caixa e deixar bem colorido), pedir a criança para pegar uma letra mas não tirar da caixa, e tentar descobrir que letra é, apenas apalpando e manuseando ela, dê um tempo para a exploração e depois peça que dê seu palpite de que letra se trata e então peça que tire a letra da caixa e verifique se corresponde com o palpite dado ou não.

Massinha e desenho com canudos

brincadeiras para alfabetização
Aprendendo as letras brincando. Imagem: kidsactivitiesblog

Achate um pedaço de massinha de modelar em uma superfície plana, desenhe as letras na massinha, e depois peça as crianças para traçarem as letras com os canudinhos, e conversem sobre cada letrinha. Essa atividade além de trabalhar a coordenação também trabalha a motricidade.

Pescaria das letras

alfabetização ideias
Pescaria de letras. Imagem: CNSD

Fazer uns anzóis de brincadeira, dispor as letras dentro de uma balde com água, ou encima de um lençol azul, para simular um mar, e pedir para as crianças pescarem as letras, identificarem que letra é, e pedir que relacionem com algum objeto, comida, etc. que comece com aquela letra.

Letras com massinha de modelar

alfabetização
Massinha de modelar e letras. Imagem: Picniqstore.com

Com o apoio de cartões com as letras em maiúsculo e minúsculo, peça a criança fazer “cobrinhas” e ir modelando com a massinha de modelar as letrinhas nos cartões. As crianças amam massinha, e essa atividade além de trabalhar a coordenação motora, também estimula a criança na identificação das letras.

Quanto mais a criança “brincar”, manusear as letras mais ela se tornará familiarizada com tais e logo começará a identificar as letras de forma natural e fazer as associações que se esperam para a alfabetização. E lembre-se nada melhor para a alfabetização do que a leitura, nunca deixe de ler para seus filhos!