Atividades de Transferência

A coordenação motora fina, que é a coordenação que envolve os músculos pequenos como os das mãos, tem um papel muito importante no desenvolvimento infantil, pois é através dessa habilidade adquirida que a criança poderá se alimentar sozinha por exemplo, além de estar diretamente ligada a escrita no processo de alfabetização.

Uma atividade que estimula a coordenação motora fina, é a atividade de transferência, ou seja, transferir as coisas de um lugar para outro, transferir grãos, transferir água, transferir objetos, etc. A fase de transferência se dá geralmente pela própria criança por volta dos 12 meses, aonde ela começa a tirar de dentro de uma caixa e por em outra, de dentro de um copo plástico e por dentro de outro, etc. Ela geralmente começa transferindo sólidos pois são os recursos que ela tem disponíveis para brincar em casa. E após começa a transferir líquidos.

Escola Infantil Montessori

Algumas sugestões de atividades dirigidas de transferência de sólidos para trabalhar com a criança, de forma a estimulá-la na coordenação motoro fina.

1.Transferência de sólidos com uma colher

https://br.pinterest.com/pin/498281146252528253/

Uma atividade prática do dia a dia, que se pode fazer em casa tranquilamente sem precisar de recursos extras, apenas os itens do cotidiano da sua casa. Você irá precisar de uma bandeja, duas vasilhas, uma colher e objetos para serem transferidos de uma vasilha para a outra. A bandeja é para manter o ambiente organizado e delimitar o espaço de atividade da criança. A colher precisa ser grande para caber nela os objetos a serem transferidos. Os objetos podem ser itens diversos da sua casa, como bolas, brinquedos, blocos de montar, miniatura de bichinhos, etc, é importante que os itens caibam na colher, não sejam nem muito pequenos e nem muito grandes.

Essa atividade tem como objetivo estimular a autonomia, a concentração e a coordenação motora fina para que a criança se torne cada vez mais apta em seus movimentos.

Apesar de parecer uma tarefa simples, ela tem um grau de dificuldade alto para a faixa etária, promovendo a estimulação e o desenvolvimento da criança. Não corrija a criança se ela deixar cair os objetos, o ideal é também não fazer por ela, mas deixar que ela encontre formas de resolver os problemas que surjem, ver novas possibilidades, fazer uma, duas, três vezes até conseguir sem desistir.

Pode-se variar a colher e o tamanho dos objetos para aumentar o nível de dificuldade.

2.Juntar grãos de cores diferentes

https://www.educlub.com.br/atividade-de-transferencia-juntar-graos-de-cores-diferentes/

Essa atividade consiste em transferir sólidos menores, no caso grãos de vasilhas para um recipiente que tem uma abertura menor, que no caso vai exigir uma maior atenção da criança para colocar os grãos no interior do pote.

Você irá precisar de uma bandeja para colocar os utensílios da atividade sobre ela, de grãos de cores diferentes como ervilha, feijão preto, feijão marrom, feijão branco, milho, etc. Duas vasilhas para colocar os grãos separadamente. E um pote com a boca mais estreita para a criança colocar ambos os grãos dentro dela.

A criança fará a transferência de grãos com as próprias mãos, estimulando o movimento de pinça, para pegar os grãos e colocá-los dentro do pote com um gargalo mais fechado. Essa atividade promove também a atenção e concentração da criança para realizar essa tarefa.

3. Transferir pompons

https://www.tempojunto.com/2015/03/31/como-estimular-o-movimento-de-pinca-do-bebe/

Essa atividade consiste em transferir pompons coloridos de uma vasilha para dentro de um pote ou garrafa com gargalo mais estreito, dificultando assim a entrada dos pompons e possibilitando que a criança desenvolva sua coordenação. Ela pode transferir os pompons com os dedinhos ou utilizando uma pinça que requer maior habilidade.

4.Transferir cotonetes

https://www.tempojunto.com/2015/04/07/atividade-com-cotonete-para-desenvolver-a-coordenacao-motora-fina/

Essa atividade consiste em transferir cotonetes de uma vasilha para dentro de um pote ou garrafa com gargalo mais estreito, você pode inclusive utilizar a garrafa com tampa e fazer um furo mais largo que o tamanho do cotonete mas ainda assim irá trazer um grau de dificuldade para a entrada dos cotonetes e assim possibilitando que a criança desenvolva sua coordenação para acertar o espaço determinado.

5.Transferir algodão

https://br.pinterest.com/pin/498281146252528274/

Essa atividade consiste em transferir bolas de algodão de uma vasilha com o auxílio de uma colher de pegar sorvete para dentro de um pote ou garrafa mas neste caso o gargalo da garrafa não pode ser tão estreito. Ao invés da colher de pegar sorvete pode ser um usado um pegador de massa também. Estimulando a coordenação motora de forma progressiva, primeiro com os dedinhos, depois com uma colher e em um outro momento repita a atividade com um pegador.

6.Transferência de água com uma esponja

https://educabady.com.br/alunos/2020/08/28/creches-maternal-i-atividades-da-semana-6-05-10-a-09-11/

Como pode imaginar, essa é uma atividade sensorial muito divertida para as crianças. Em geral, elas adoram brincadeiras com água. Você irá precisar de uma bandeja grande, dois recipientes iguais de plástico, água, corante alimentício e uma esponja. Disponha os materiais encima da bandeja, coloque água e corante dentro de um recipiente e peça a criança que com o auxílio da esponja transfira a água de um recipiente a outro. Essa brincadeira estimula além do desenvolvimento da coordenação motora fina, a percepção de texturas, cores e o conhecimento de absorção da esponja.

7. Transferir água de uma jarra para um copo

https://www.youtube.com/watch?v=4TYoXycptdg

Seguindo a brincadeira com água, para crianças um pouco maiores e sempre com a presença dos pais junto na realização das atividades, ofereça a criança uma jarra de plástico com água dentro e peça a ela que transfira para um copo de plástico. A jarra não pode ser muito grande e nem muito cheia de água para não ficar pesada de mais e acabar atrapalhando a brincadeira. Faça a atividade com uma bandeja para suporte de forma a evitar que a criança ou o ambiente fique molhado.

8. Transferir água com conta gotas

https://www.montessoriemporium.com.br/materiais-montessori/vida-pratica/atividade-do-conta-gotas-3

Mais uma evolução da atividade de transferir líquidos, é realizar a transferência utilizando um conta-gotas. Você irá precisar de 3 recipientes plásticos, um conta-gotas, água e corantes alimentícios diversos. Coloque água com corantes diferentes em dois dos recipientes plásticos e depois peça para a criança utilizar o conta-gotas para transferir a água dos dois recipientes para um terceiro vazio, a brincadeira fica por ver a mistura das cores além de trabalhar a motricidade fina na transferência de líquidos.

Categorias Etc

close