Atividades Espaciais para crianças – para aprender brincando

Ideias de atividades espaciais para crianças sobre lua, cometas, planetas e até como fazer um foguete caseiro você vai ver aqui nesse post!

O Universo é fascinante, repleto de cores vibrantes e muitos mistérios, ele fascina tanto adultos quanto crianças, e nos faz desejar descobrir um pouco mais sobre ele, e isso não é conversa de gente grande, pois as questões sobre o espaço estão cada vez mais ao alcance das crianças, e para tornar o aprendizado mais interessante, nada melhor do que fazer umas experiências para enriquecer o assunto, pois crianças assimilam muito melhor os conteúdos quando eles podem ser visualizados de forma que elas consigam fazer o link entre abstrato e real. Abaixo algumas ideias bacanas que você pode experimentar fazer com seus filhos que renderão muitas perguntas e muito aprendizado juntos.

Ideias de atividades espaciais para crianças:

Sobre a LUA

Crateras na bandeja

Atividades Espaciais para crianças
Dicas de atividades espaciais para crianças. Imagem: USP

Encha uma bandeja com areia até 2 centímetros de altura. Polvilhe lentamente terra para cobrir toda a superfície, estas serão as camadas superior e inferior do solo lunar.

Para fazer um modelo da superfície lunar, solte (não jogue) uma bolinha de gude por vez na bandeja. As bolinhas serão como asteróides e cometas em colisão.

Observe como as bolinhas de gude produzem crateras na bandeja. O solo abaixo da superfície (a areia) é levada para cima. As maiores crateras da Lua também revelam as camadas mais profundas da crosta.


Aproveite e confira:


Sobre COMETAS:

Cometa de Papel

Coloque duas fitas sobre o papel formando um “X”, elas devem ter pelo menos 1 metro de comprimento a partir de cada extremidade do papel. Fixe com fita adesiva o centro dos “X” de fitas.

Coloque o palito de churrasco no centro do papel. Faça uma bola amassada de papel em volta dele para formar o núcleo. Deixe as fitas saindo do papel para fazer a cauda do cometa.

Peça para um adulto ligar o secador. Aponte-o para o seu cometa para fazer a cauda flutuar. O ar do secador age como o vento que sai do Sol.

Aprendendo sobre PLANETAS:

Móbile de Planetas

Usando um compasso, desenhe em uma cartolina e recorte círculos para fazer os oito planetas. Utilize os seguintes diâmetros:

  • Mércurio 05,cm
  • Vênus 1,5cm
  • Terra 1,5cm
  • Marte 1,0cm
  • Júpiter 17cm
  • Saturno 14cm
  • Urano 5,5cm
  • Netuno 5cm

Pinte os dois lados dos círculos. Use cinza para Mercúrio; amarelo ou laranja para Vênus; azul, verde,branco e marrom para a Terra; laranja-avermelhado para Marte; vermelho ou marrom com listras brancas para Júpíter; amarelo-claro para Saturno; azul-claro para Urano e azul para Netuno.

O Sol é grande demais para ser colocado na mesma escala dos planetas. Então desenhe e recorte um círculo com 20cm de diâmetro. Pinte de amarelo os dois lados.

O Sol e os planetas ficarão presos por um barbante no prato de papel. Recorte pedaços de barbante dos seguintes comprimentos: 15cm para Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; 20cm para os quatro planetas gigantes e 10cm para o Sol.

Fixe cada planeta em seu respectivo barbante e prenda-o no prato. O Sol deve ficar no centro com Mercúrio, Vênus Terra e Marte formando um círculo em volta dele. Os outros planetas devem formar um círculo maior, fixados próximos à beirada do prato.

Corte outro pedaço de barbante e fixe-o no meio do outro lado do prato. Faça um laço e pendure seu móbile do sistema solar.

(Atividades extraídas do livro ” Astronomia Assombrosa”)

E como chegar no espaço?! Vamos viajar de foguete?!

Como construir um foguete caseiro:

Materiais necessários:

  • Garrafa PET;
  • Papel;
  • Fita adesiva;
  • Papelão;
  • Massinha de modelar ou argila;
  • Água;
  • Rolha de garrafa;
  • Bomba de ar de bicicleta.

Enrole um pedaço de papel para fazer um cone. Esse será o nariz do foguete, portanto sinta-se à vontade para usar papel colorido ou estampado e personalizá-lo. Embrulhe o cone com fita adesiva. Assim, você o deixará mais forte e mais resistente à água. Caso queira colorir um pouco seu foguete, pode usar fita adesiva colorida para embrulhar o cone.Você também pode pintar a garrafa plástica se quiser para decorá-la ainda mais. Prenda o cone do nariz à parte de baixo da garrafa. Você pode colá-lo ou usar fita adesiva.Tente deixar o nariz o mais reto possível na garrafa e prenda-o bem.

Corte de três a quatro triângulos de um papelão fino. Como esses serão os estabilizadores do foguete, tente cortá-los em ângulos retos perfeitos para que eles possam ajudar o foguete a ficar de pé. Use papelão, cartolina ou papel-cartão como material para os estabilizadores. Coloque os estabilizadores na parte inferior do foguete. Dobre “abas” nas laterais dos estabilizadores para que eles se prendam ao corpo do foguete mais facilmente e depois cole-os ou prenda-os com fita. Se você alinhar as bases dos estabilizadores com o fundo do foguete, ele deverá ficar de pé sozinho.

Adicione um lastro para dar peso ao foguete. O lastro pode ser qualquer material que forneça peso ao foguete e permita a ele se mover depois de lançado. Use massa de modelar ou argila como lastro, já que são materiais macios e maleáveis e, diferentes das pedras, não vão cair ou se espalhar depois que o foguete for laçado. Molde cerca de meia xícara de massinha ou argila nos sulcos do fundo da garrafa para formar uma extremidade arredondada no exterior dela. Cubra o material com fita adesiva para prendê-lo.

Encha a garrafa com água. Despeje um litro de água na garrafa. Faça um buraco bem pequeno em uma rolha. O orifício deverá ter o mesmo tamanho da válvula da sua bomba de bicicleta. Enfie a rolha na abertura da garrafa. Você também pode apertá-la com um alicate para encaixar melhor.

Para lançar o foguete:

Coloque a válvula parecida com uma agulha da bomba da bicicleta na abertura da rolha. Encaixe-a bem no buraco. Vire o foguete com o lado certo para cima. Segure-o pelo gargalo da garrafa sobre a válvula da bomba da bicicleta, mire-a para longe do seu rosto e bombeie ar para dentro dele. O foguete decolará quando a rolha não puder mais suportar a pressão que se acumula na garrafa. Solte a garrafa. A água sairá para todo lado quando o foguete subir. Por isso, prepare-se para se molhar um pouco.

Realiza essa experiência em um local aberto ao ar livre. O foguete subirá bem rápido e alto, por isso remova quaisquer obstruções e avise a todos ao seu redor antes de lançá-lo. Não se aproxime do foguete depois que começar a bombear o ar, mesmo que pareça que nada está acontecendo, pois você pode se machucar.

(Experiência extraída do site: Wikihow)