Atividades físicas ideais para gestantes

Personal gestante explica a importância da manutenção do corpo na gravidez .

A maioria das gestantes sente-se limitada a praticar exercícios durante os nove meses de gravidez por medo ou por indisposição. Apesar de limitadas, as atividades físicas durante a gestação são indicadas para evitar o surgimento de doenças e também para controlar o ganho de peso de acordo com o crescimento do bebê.

Pensando nisso, a personal gestante Roberta Gabriel separou seis exercícios que as gestantes estão aptas a fazer desde que liberadas pelo seu médico Obstetra.

Hidroginástica:

a atividade mais indicada pelos médicos para gestantes. Pela ausência de impacto possibilita uma atividade mais segura, sem risco de queda. Porém, é preciso cuidar com movimentos repetitivos que exijam muito do equilíbrio e da ação abdominal que podem gerar desconforto.

Yoga:

uma excelente atividade desde que direcionadas para o público gestante, pois várias posturas de torção de tronco, hiperextensão, invertidas e respirações e não devem ser realizadas pelas futuras mamães.

Pilates:

muito recomendada por promover um fortalecimento muscular de maneira suave, alongamentos, que priorizam bastante a organização postural que é tão importante nesse período.

Musculação:

uma atividade milenar muito comum, mas que ainda gera muita polêmica e muito pouco indicada pelos médicos apesar de seus inúmeros benefícios. Sendo praticada com carga e intensidade moderadas, os exercícios sendo escolhidos com muito cuidado por um profissional especializado a atividade é muito segura e eficaz.

Funcional:

atividade da moda, que pode sim der adaptada para gestantes, mas o ideal é que seja realizada individualmente, respeitando as necessidades de cada mulher.

Corrida:

também gera muita polêmica, mas pode ser praticada pelas mamães que já praticavam antes da gravidez, desde que liberadas pelo obstetra e ainda  sim a sua prática tem que ser sempre avaliada por um personal gestante.
“Qualquer exercício é valido para a gestante desde que orientado por um profissional especializado, que entenda quais são as reais necessidades e limitações de cada trimestre de gestação. Gravidez não é doença, mas exige SIM cuidados especiais!!! Com acompanhamento médico e de um educador físico especializado, a gestante pode, sim, ter uma qualidade de vida muito maior”, diz a profissional.

close