Atividades infantis com o tema animais aéreos

Essa semana vimos o tema animais aéreos!

Semana passada trabalhamos o tema outono e agora lá vamos nós para mais uma semana temática aqui em casa!! ?

Se você não viu o post com o planejamento para o novo ano acesse o post Ideias para 52 semanas de atividades com crianças pequenas e veja tudo que vamos trabalhar nesse ano e acompanhe as nossas semanas conforme formos realizando as atividades. Isabela está com 3 anos e meio, no final do ano vai estar com 4 e meio!

Você também pode ir acompanhando nossas atividades e outras dicas pelo Instagram Sou Mãe.

Essa foi a estante da semana:

Nossa estante de atividades agora é diferente… mas segue a mesma linha de organização.

atividades-infantis-estante-da-semana-animais-aereos

E agora as nossas atividades infantis da semana sobre pássaros:

  • Caixa sensorial

Essa foi a caixa sensorial da semana, usei palha, pássaros emprestados da amiga Bia, minhocas que fiz com limpador de cachimbo, um prendedor de roupa e um copinho. E ali ela ficou brincando com pássaros mamães e filhos, dando comidinhas e criando histórias.

  • Milho no pássaro

Meu marido desenhou um pássaro em folha A4 e a Isabela pintou e colou milhos em todo o corpinho do pássaro.

  • Quantidade com milhos

Imprimir 10 folhas com o total de 20 ninhos de passarinhos, todos vazios, mas com um número no ninho, de 0 a 20, para a Isabela colocar a quantidade certa de milho em cada um. Foi ótimo. Você pode imprimir os ninhos gratuitamente no site themeasuredmom.

  • Traçado

Imprimi uma folha com o tema pássaros para a Isabela treinar o traçado levando cada passarinho até sua casinha. Você pode imprimir essa atividade de traçado e outras nesse site 1plus1plus1equals1.

atividades-infantis-ideias

 

  • Animais

Imprimi uma folha com vários animais, aéreos, terrestres e aquáticos e ela tinha que separar cada tipo.

  • Penas

Fiz algumas penas com folhas coloridas para ela recortar em volta de toda a folha. Essa atividade eu me inspirei no site alittlepinchofperfect.

Livros infantis que usamos essa semana:

  • Casinha de bichos

Livrinho muito gostoso de ler que fala sobre as construções que os animais fazem para terem suas casinhas. Com poesias simples e cativantes para os pequenos. Isabela adorou descobrir como alguns animais constroem suas casas, como o passarinho, o joão de barro e o castor por exemplo.

Esse livro é da editora Scipione e você encontra na Amazon clicando aqui.

  • A corujinha curiosa

Nesse livro conhecemos Belinha, uma corujinha muito curiosa, que quer experimentar fazer o que os outros animais fazem, como nadar, correr e pular, mas sua mãe não fica muito feliz com essas vontades de Belinha e não deixa ela experimentar essas coisas. Mas no decorrer da história algumas coisas vão mudar, será que Belinha vai finalmente poder fazer o que os outros animais fazem?

Esse livro foi lançado pela editora Franco e você pode saber como comprar diretamente com a autora do livro Maria Elaine Cambraia pelo instagram.

  • Boa noite, coruja!

Mais um livro com bichos!!!! Esse livro é uma graça, conta a história de uma coruja que queria dormir e não conseguia… novos personagens vão chegando na história e não deixam a coitada da coruja dormir, são abelhas que chegam zumbindo, o esquilo quebrando nozes, os corvos crocitando e vários outros animais barulhentos. Com tanta barulheira será que a coruja vai conseguir dormir em algum momento?

Esse livro foi lançado pela editora WMF Martins Fontes e você pode comprar “Boa noite, coruja!” na Amazon clicando aqui.

  • O Pássaro

Adoro livros só com imagens, permite que a gente crie o que está acontecendo de acordo com as imagens. E a Isabela vai aprendendo a ordem dos acontecimentos em um livro.

Nesse livro vemos o pássaro e ficamos na dúvida se ele é feliz. Ele é bem tratado pelo seu dono, recebe água e comida, mas vive preso em uma gaiola. Até que aparece uma oportunidade dele sair da gaiola. O que será que vai acontecer com o pássaro?

Esse livro foi lançado pela editora Formato e você pode comprar “O Pássaro” na Amazon clicando aqui.

  • Um dia, um pássaro…

Mais um livro de animais para despertar a imaginação das crianças! Um dia, um pássaro é um livro de imagens que conta a história da relação de um pássaro e um gato que moram no mesmo quintal.

Nesse quintal o gato fazia o que bem queria, como atacar os outros bichos que ali viviam, ninguém escapava do gato. Até que, um dia, um pássaro… resolve enfrentar o gato para salvar seus filhotes.

Como será que vai terminar essa história entre o gato, o pássaro e os outros animais do quintal?

Esse livro foi lançado pela editora Peirópolis e você pode comprar “Um dia, um pássaro…” na Amazon clicando aqui.

dicas-livros-infantis

  • Grande Enciclopédia do Mundo da Criança

Essa enciclopédia tem 4 volumes e compramos em um sebo aqui da cidade. É ótima pois tem vários assuntos, então volta e meia pegamos a enciclopédia para vermos mais sobre algum assunto.

Nesse volume 2, tem sobre todos os tipo de animais, e essa semana vimos sobre os aéreos. Isabela gosta bastante dessa enciclopédia, gosta de ficar folheando e também que eu leia sobre os assuntos para ela.

atividades-infantis-enciclopedia

Aproveite para comprar os livros indicados: