Atividades Infantis – Arca de Noé – Obediência

Como você viram semana passada, eu comentei sobre as mudanças no planejamento dos temas de 2017 da Isabela. Agora o foco das nossas atividades serão temas bíblicos e dentro desse tema central veremos outras coisas, por exemplo, agora veremos o tema Noé por 6 semanas e os temas que veremos serão:

  • Qualidades do Noé
  • Obediência
  • Profissões
  • Animais
  • Paciência
  • Arco-íris

Semana passada trabalhamos o tema Qualidades do Noé e agora lá vamos nós para mais uma semana temática aqui em casa!! ?

Se você não viu o post com o planejamento para o novo ano acesse o post Ideias para 52 semanas de atividades com crianças pequenas e veja tudo que vamos trabalhar nesse ano e acompanhe as nossas semanas conforme formos realizando as atividades. Isabela está com 3 anos e meio, no final do ano vai estar com 4 e meio!

Você também pode ir acompanhando nossas atividades e outras dicas pelo Instagram Sou Mãe.

Essa foi a estante da semana:

  • Construção de uma arca

Construir e brincar com uma arca feita com caixa de papelão. (Esqueci de tirar uma foto, por isso vou deixar uma foto de inspiração do site tothemoonandbackblog).

  • Noé para pintar e depois conversar

Imprimi um Noé do blogtiale para Isabela pintar e depois conversarmos sobre atos de obediência e desobediência, Isabela ia falando os atos e eu escrevia ao lado do Noé.

  • Bingo dos Bichos

Clássico jogo de bingo, mas ao invés de números são animais. Estimula a concentração, memória, percepção visual e desenvolve o raciocínio lógico.

  • Cartões de ação animal

Esse jogo eu imprimi do site Printkids, e é bem divertido. Vem várias cartinhas de animais e você tem que fazer os movimentos do animal para o outro participante adivinhar que bicho é. Isabel adora esse jogo.

  • Dominó da Leiturinha

Esse dominó dos bichos veio junto com os livros que a Isabela recebe todo mês pela nossa assinatura do clube de livros infantis Leiturinha. Esse dominó é uma graça, são vários animais e várias peças, um ótimo jogo.

Itens que permaneceram na estante desde a semana anterior:

  • Arca de Noé em madeira

Essa Arca de Noé em madeira é linda, e vem com vários animais de madeira e mais o Noé. Ela é da marca Kitopeq Brinquedos, mas você também encontra uma arca de Noé bem legal da marca Playmobil e também da Fisher Price.

  • Atividades para imprimir

Imprimi gratuitamente algumas atividades infantis para a Isabela usar durante essas 5 semanas, são atividades de traçado, recorte, colagem, matemática e mais. As atividades são todas com o tema Arca de Noé e foram tiradas dos sites: freehomeschooldealsmoneysavingmom e mamaslearningcorner

  • Teatrinho sobre a Arca de Noé

Esse é o material que eu uso como o tema central das nossas atividades a partir dessa semana. ANtes eu já usava esse material (usamos do livro 1 ao 4 já) mas usava com uma atividade 1x por semana apenas. Agora todas as atividades da semana são em torno desse tema central.

Esse livro é da editora Cristã Evangélica, ele vem com bastante material para você recortar e contar a história da semana, ao todo são 16 lições, nesse livro vamos ver a história do Noé, Abraão e José.

Livros infantis sobre a Arca de Noé:

  • Livro Quebra-Cabeça A Arca de Noé

Esse livro é ótimo, para cada pedaço da história ele vem com um quebra-cabeça, são ao todo 4 quebra-cabeças que contam a história de Noé.

  • Boa noite, Noé – O alfabeto da Arca

Esse livro é muito fofo! A história de Noé é uma das mais conhecidas da Bíblia. Nesse livro contamos a história em forma de poesia e com lindas ilustrações. A autora recria o ambiente da arca à noite e mostra Noé colocando todos os animais para dormir. Além disso as crianças aprendem o alfabeto de A a Z nessa história.

É um livro divertido e fofo que com certeza vai conquistar as crianças e assim serem ensinadas sobre a história da Arca de Noé e esse livro também pode ser usado na alfabetização.

Adoro livros que contém as clássicas histórias bíblicas de uma forma diferente e moderna.

Esse livro é da editora Mundo Cristão e você pode comprar “Boa noite, Noé” na Amazon clicando aqui.

  • Tem lugar para todos

Que criança não gosta de livro de animais?? As ilustrações desse livro são uma graça. Minha filha adora a história da arca de Noé, e é tão bom achar livros que contem essa história de uma forma divertida e moderna.

São vários animais, todos em fila, em ordem, muito comportados, seguindo um atrás do outro, e todos indo para onde?? Sim para a arca de Noé, mas será que vai caber todos os animais ali dentro??

Um detalhe infeliz desse livro, vocês viram que a lombada está estragada né? Isso foi meu gato que fez, af, mas o conteúdo está perfeito, recomendo esse livro.

Esse livro foi lançado pela editora Zahar e você pode comprar “Tem lugar para todos” na Amazon clicando aqui.

  • A Arca de Noé – Vinícius de Moraes

Você sabia que Vinícius de Moraes, um dos mais populares poetas da literatura brasileira, também escreveu poemas para crianças? Pois é isso mesmo! A Arca de Noé de Vinícius de Moraes fala sobre vários bichos  (e sobre coisas também), mas por causa de falar sobre vários bichos daí a alusão à história bíblica da Arca de Noé.

Um poema/música que você certamente conhece que faz parte desse livro é:

O pato

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo

Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.

Vinícius de Moraes

Esse livro foi lançado pela editora Companhia das Letrinhas e você pode comprar “A Arca de Noé” na Amazon clicando aqui.

  • O arco-íris do vovô

Adoro livros que contém as histórias bíblicas de formas diferentes, contando de formas fofas e diferentes faz as crianças prenderem a atenção e sempre acabam descobrindo mais alguma novidade na história.

Nesse livro temos o vovô contando a história da arca, esse livro faz parte da série Era uma vez na Bíblia.

Esse livro foi lançado pela editora Hagnos e você pode comprar “O arco-íris do vovô” na Amazon clicando aqui.

  • O Dilúvio

Livrinho fininho, com a clássica história da Arca de Noé. Esse livro veio em um saquinho com mais 7 livros de “As mais belas histórias da Bíblia”se não me engano custou menos de R$ 10,00 os 8 livrinhos. Ótimo investimento.

Aproveite para comprar os livros indicados: