Planejando o Batizado: da escolha da roupa às lembrancinhas.

Como sei que o batizado é uma data muito especial para as famílias católicas resolvi fazer esse post para responder as dúvidas que mais chegam por aqui sobre essa celebração. E para ajudar nesse assunto temos a participação da Xique Xique Brasil, uma marca que entende muito sobre batizado (sobre a qual já falei antes aqui no post “15 dicas para organizar o batizado do seu bebê“) e que tem muita coisa encantadora para o batizado dos pequenos!

Acompanhe agora as dúvidas sobre o batismo:

– Por que batizar bebês?

Para os católicos o batismo do bebê é um momento muito importante, é um renascer para a vida nova de filhos de Deus. Este renascer da criança a faz herdeira de Deus. A partir do Batismo a graça trabalha em seu coração, como um princípio sobrenatural. As crianças ainda não podem professar a fé, mas são batizadas na fé da Igreja a pedido dos pais.

– Qual a idade ideal para batizar?

No geral a criança pode ser batizada até antes de chegar a idade de fazer a catequese, mas é aconselhado pela igreja católica, que se batize as crianças o quanto antes, com alguns dias ou meses de vida. E alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais de 1 ano, porque nessa idade ela já se movimenta muito e acaba ficando mais impaciente durante a cerimônia. 

– Como marcar o Batizado?

Primeiro você precisa escolher a igreja para o batismo e se informar na secretaria sobre batismo coletivo e individual, além de verificar as taxas que devem se pagas para o batismo.

Os documentos exigidos para preparar o batismo são:

  • Certidão de nascimento do indivíduo a ser batizado;
  • Certificado de preparação de pais e padrinhos ofertado pela igreja;
  • Certidão de nascimento ou casamento (se for o caso) dos pais e padrinhos.

– Qual a roupa a criança deve usar na cerimônia do batismo?

Em algumas famílias é tradição usar no bebê uma vestimenta chamada Mandrião. Muitos escolhem essa vestimenta pela tradição de usar a mesma roupa em todos os bebês da família. No dia do batizado, o nome daquele bebê é bordado no forro do Mandrião juntamente com outros nomes que usaram aquela mesma roupa.

O príncipe George , sua irmã Charlotte e seu irmão Louis usaram a mesma roupinha em suas cerimônias de batismo, seguindo a tradição da família real.

Os bebês reais usando o mandrião, seguindo a tradição da família.

Já algumas outras família optam por vestir um lindo vestido de batizado para as meninas e um conjuntinho de camisa e short/calça para os meninos.

Roupa de Batizado. Imagem: www.xiquexiquebrasil.com.br

A cor ideal para a roupa de batismo é branca, o padre costuma lembrar que, pelo batismo, a criança recebeu a vida nova da graça simbolizada naquela veste branca.

Com a roupa já escolhida é hora de pensar nos pequenos detalhes que podem fazer a diferença no look.

  • Meninas – Laços ou faixas de cabelo, rendas, tules e bordados.
  • Meninos – Gravatas, suspensório infantil  e coletes .

– Como enxugar a cabecinha da criança no batizado?

Além da roupa para o batismo lembre-se de encomendar alguns outros itens para que você possa usar e guardar de lembrança deste momento tão importante da vida do seu filho.

Um item importante é a toalha de batizado que serve para enxugar a cabecinha do bebê durante a cerimônia e que ficam lindas personalizadas com o nome da criança! É uma lembrança para toda a vida!

– Como definir a comemoração do batismo?

Dicas para decorar a festa de batismo do seu filho. Imagem: Carmen Boscardin

Quando pensamos na decoração para o batizado, sempre pensamos em algo mais tradicional, mas tudo vai depender do tipo de evento que você está planejando.

Muitas famílias optam por organizar uma celebração mais íntima, apenas com os parentes mais próximos.

Geralmente os batismo ocorrem pela manhã, sendo uma boa opção receber os convidados para um café da manhã com pães diversos, bolos caseiros, geleias, frios, frutas, café, leite, chocolate e sucos.

Mas se for mais perto do almoço, ou você quiser uma reunião mais longa pode optar por um brunch, que é uma mistura de café da manhã e de almoço leve. Os quitutes são os mesmos que você serviria no café da manhã, além de acrescentar saladas (de folhas, de macarrão, só de tomates com pedaços de mussarela e manjericão), tortas salgadas, quiches e sobremesas.

Se a cerimônia for ao final do dia, geralmente oferecem um jantar. Mas não existe regra, depende do desejo da família.

Na maioria das comemorações, há uma mesa principal onde ficam os enfeites, o bolo e os docinhos.

Decoração de batizado. Imagem: Vivi Decor

Em relação a decoração você pode usar e abusar dos enfeites, pode ser ser uma decoração temática com anjinhos, terços, a pombinha que simboliza o Espírito Santo e outros elementos religiosos. Nessas decorações a cor mais utilizada é a branca pois representa a pureza da criança.

Você também pode usar muitas flores brancas e até balões. Não tenha medo, faça uma linda decoração, simples ou não, mas que fique na memória e no corações de vocês.

– Por que devo presentear os convidados com Lembrancinha de Batizado?

Lembrancinha de Batizado. Sachê Perfumado. Imagem: www.xiquexiquebrasil.com.br

Dar lembrancinhas aos convidados é uma forma de agradecer a pessoa por estar presente nesse momento tão especial para a família.

As lembrancinhas variam de acordo com o gosto dos pais e podem ser de diversos tipos, alguns são:

Além disso as lembrancinhas costumam ser personalizadas com o nome da criança ou também com o nome de cada convidado.

Se você quiser uma lembrancinha mais exclusiva e não tiver condições de dar para todos os convidados, pode presentear apenas os avós e os padrinhos.

Lembre-se que cada etapa na vida do bebê deve ser comemorada e o batizado faz parte desses momentos especiais!

Espero que tenha gostado das dicas, aproveite e compartilhe nas suas redes sociais!

3 comentários em “Planejando o Batizado: da escolha da roupa às lembrancinhas.”

Os comentários estão encerrado.

close