Bebê a Bordo: Como Tirar o Passaporte dos Pequenos

Tem dúvidas sobre como fazer o passaporte do bebê? Esse é um processo burocrático ao qual até as crianças pequenas devem passar. Então tome nota a seguir do que fazer para ter o documento do seu filho em dia para viajar.

A duração do passaporte de bebê é bastante curta: se ele tem até 1 ano de idade, a validade será de 1 ano. Se tem entre 1 ano e 2 anos, pula para 2 anos e assim vai aumentando o período conforme ele fica mais crescidinho. Saiba mais sobre o assunto.

Passaporte do Bebê: O Que Preciso Saber?

1 – Validade

Como já adiantamos, um ponto importante e que difere o passaporte do bebê para o do adulto é a sua validade, muito curta no início de sua vida até os primeiros aninhos de vida.

Esse é um cuidado que você deve ter caso a família tenha o hábito ou necessidade de viajar com frequência. Deve-se verificar sempre a validade do passaporte do seu bebê.

2 – Foto

Não pense que vai chegar até a Polícia Federal e fazer a foto do seu filho pequeno. Se ele tem menos de 3 anos de idade, você mesma terá que providenciar a fotografia atual dele.

E vale especificar: ele precisa estar de olhos abertos e em um fundo branco. Ah! Também bem centralizado na foto, de frente para ela. Pois é, não é tão fácil coordenação uma sessão de fotos com um bebê novinho, não é mesmo?

A foto precisa estar em tamanho 5×7, ser recente, colorida e não ter data.

3 – Documentos

Os documentos a serem apresentados para tirar o passaporte da criança até 3 anos são:

  • Certidão de nascimento
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)
  • Documentos de identidade dos responsáveis – CPF e carteira de identidade
  • Autorização de expediente de passaporte para menores de idade (é possível obter o documento respectivo à sua necessidade no site da Polícia Federal, no item “Documentária Necessária”)

4 – Requerimento

Agora você deve fazer o requerimento do passaporte do bebê. Para isso, você deve ir em http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte e clicar na opção “Requerer Passaporte”.

A partir dessa etapa, já é possível imprimir a GRU e fazer o pagamento do documento. Consultar o valor vigente no site.

Uma vez efetuado o pagamento da guia, você poderá agendar a apresentação dos documentos à Polícia Federal para a emissão do passaporte do seu bebê.

Compareça ao dia e hora marcados junto com o bebê. O casal de pais deve estar presente para ter validade o pedido de passaporte do menor.

Apresente todos os documentos e papelada do processo para não correr o risco de ter o passaporte negado por motivos burocráticos e perder sua viagem programada.

 

Passaporte nas mãos? Prepare tudo para que o seu bebê tenha uma boa experiência em sua primeira viagem internacional. Muito cuidado com os documentos de toda a família e tenham todos uma boa e segura viagem.

As informações sobre como tirar o passaporte do bebê te ajudaram a dar os primeiros passos para a documentação do seu pequeno? Esperamos que sim!

Quer saber a experiência de outra mãe em sua primeira viagem com o bebê? Leia este artigo!

close