Bebê conforto: como escolher o melhor?

O bebê conforto é um dos grandes aliados das mamães de plantão. Afinal, o bebê não pode sair de carro sem esse equipamento. Para garantir a segurança do seu filho, é essencial comparar diversos modelos do mercado para garantir que você escolheu o melhor.

Porém, como é possível fazer isso?

Em primeiro lugar, vamos entender o que a legislação diz sobre esse equipamento.

Lei do bebê conforto

Segundo a lei, crianças com até um ano de idade ou até 13kgs devem, obrigatoriamente, serem transportadas com o bebê conforto no carro. Isso está explícito no artigo 64 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Além disso, é obrigatório que o bebê conforto seja posicionado no banco de trás, exceto no caso de caminhonetes e outros veículos que não têm bancos traseiros.

Caso você não respeite essa lei, o caso se enquadra em uma infração gravíssima do CTB, passível de multa e retenção do carro. Porém, o maior problema é a segurança do bebê!

Confira também:

Como eu sei que o bebê conforto é seguro?

Como escolher o bebê conforto
Foto: Ponto Frio

Existe um selo chamado de INOR, promovido pelo Inmetro. Ele classifica a segurança de equipamentos como o bebê conforto. Por esse motivo, procure equipamentos com este selo.

Afinal, essa certificação garante que o bebê conforto passou em todos os quesitos de segurança definidos pelos órgãos de regulação.

Que outros fatores eu devo considerar ao escolher o bebê conforto?

Além do selo de segurança, você pode também procurar equipamentos com cinto pontos (ou seja, presos na altura dos ombros e dos quadris). Embora o bebê conforto de três pontos (preso apenas nos ombros) também seja seguro, talvez seja uma boa ideia apostar em um modelo com segurança extra.

Além disso, avalie também o material do assento. Você quer que o seu bebê fique seguro e confortável ao mesmo tempo, por isso o enchimento pode ser a melhor opção. Caso ele seja removível, você ainda tem um bônus: será muito mais fácil limpar o assento se puder removê-lo!

Procure também por funcionalidades extra do bebê conforto, como por exemplo capota, capa de chuva, porta objetos e outros. Dessa forma, você garante um equipamento completo, funcional e versátil para o seu filho!

Quanto custa um bebê conforto?

O preço é um dos grandes fatores que as mamães levam em conta ao fazer o enxoval do bebê. Por isso, é preciso encontrar o bebê conforto com melhor custo x benefício para que você mantenha o seu filho seguro, porém não saia do seu orçamento mensal.

Com uma pesquisa rápida na internet, você pode perceber que existem modelos de bebê conforto que variam entre R$150 e R$1500 reais. A diferença no valor varia pela segurança, o material e as funcionalidades extra que o equipamento oferece.

Uma boa dica é testar cada opção antes de comprar. Vale até levar o carro para garantir que o modelo combina. Assim, fica muito mais fácil avaliar o benefício e os preços que cabem no seu bolso.

Agora que você já sabe mais sobre o bebê conforto, chegou a hora de sentar com o papai e avaliar todas as opções disponíveis. Lembre-se sempre de que a segurança vem em primeiro lugar. Portanto, você precisa escolher a opção que fará com que vocês se sintam mais seguros no carro. Boa sorte!

Ainda tem alguma dúvida? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-la. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

close