Aprenda a Conversar com Seu Bebê como um Adulto e Estimule seu Desenvolvimento!

Um estudo recente traz uma nova perspectiva sobre a comunicação com bebês, sugerindo que eles se desenvolvem melhor quando tratados como adultos, tanto em termos de sintaxe como de vocabulário. Essa abordagem, argumentam os cientistas, favorece o desenvolvimento cerebral dos pequenos, preparando-os para o aprendizado ao longo de toda a sua vida.

Conversa de Adulto para Bebê

Embora seja tentador usar uma voz aguda ou cantar para chamar a atenção do bebê, o estudo revela que a melhor maneira de promover o aprendizado é falando com a criança como se fosse um adulto. “Não se trata apenas de acumular vocabulário, também é preciso que este vocabulário seja de qualidade”, explicou Erika Hoff, psicóloga da Universidade Florida Atlantic, durante a conferência anual da Sociedade Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em Chicago. Segundo Hoff, a palavra dos pais deve ser rica e complexa para ser realmente eficaz.

A Importância da Palavra para o Desenvolvimento do Bebê

A pesquisa também enfatiza a importância vital de falar com os bebês. Quando crianças crescem em ambientes onde a linguagem é menos elaborada, tendem a ter piores resultados escolares. Essas diferenças são visíveis até mesmo nas estruturas cerebrais das crianças, de acordo com Kimberly Noble, neurologista e pediatra da Universidade Columbia de Nova York.

Noble e seus colegas perceberam diferenças significativas nos sistemas cognitivos que controlam a sociabilidade e a memória entre crianças que crescem em contextos desfavoráveis e aquelas cujos pais têm níveis mais elevados de educação. As diferenças mais notáveis, no entanto, foram vistas na área do cérebro que influencia o desenvolvimento da linguagem.

O Ambiente e o Desenvolvimento da Linguagem

“Crianças que crescem em ambientes mais abastados dedicam uma maior parte do seu cérebro a estas regiões”, afirmou Noble. Isso sugere que um ambiente rico em conversas complexas pode ter um impacto significativo no desenvolvimento da linguagem de uma criança.

A psicóloga da Universidade de Stanford, Anne Fernald, apresentou os resultados de um estudo realizado com crianças de origem hispânica em situação de vulnerabilidade social. Fernald observou que essas crianças estavam, em sua maioria, expostas apenas a conversas periféricas entre seus pais. Segundo a psicóloga, o verdadeiro aprendizado vem da palavra dirigida diretamente a eles.

Conclusão

A pesquisa sinaliza a importância de tratar os bebês como adultos durante a comunicação, utilizando vocabulário e sintaxe complexos para promover seu desenvolvimento cerebral e prepará-los para o aprendizado ao longo da vida. Os pais e cuidadores são incentivados a aplicar essas descobertas em sua interação diária com os pequenos, contribuindo para seu desenvolvimento saudável e formação acadêmica futura.

Quer saber mais sobre como favorecer o desenvolvimento do seu bebê? Confira nossos outros artigos sobre maternidade e desenvolvimento infantil!

Fonte: Zero Hora

close