Bolo de aniversário: Bonito ou Gostoso?

Essa é uma pergunta que não fazemos em voz alta, mas que fica nos cutucando toda vez que começamos a planejar a festa de aniversário dos nossos filhos, não é mesmo?

Os bolos feitos com pasta americana e estruturados são lindos, completam ou são as estrelas principais da decoração, enchem os olhos das crianças, mas, será que enchem nosso paladar com sabor também? Alguns sim, outros muitos não.

image

Mas então, é preciso escolher se um bolo de aniversário deve ser gostoso ou bonito? Na verdade, não. Existe uma saída interessante para esse dilema que são os “bolos fake” ou “bolos cenográficos”, que enfeitam a mesa durante toda a festa, sem derreter, enquanto o bolo de verdade fica na cozinha aguardando para ser servido depois do parabéns. É uma medida prática e gostosa!

Bolofakeversusboloreal

Se você ainda está na dúvida sobre qual bolo de aniversário escolher, vão aí algumas dicas de quem já fez alguns aniversários de crianças!

Caseiro ou profissional?

Todo mundo guarda na memória a recordação de um bolo que comeu na infância, no meu coração (ou seria no meu estômago?) guardo a lembrança de um bolo de pêssego com coco que minha mãe fez. Tudo bem que na época (não faz tanto tempo assim, viu?!) não era comum bolos feitos com pasta americana, no máximo decorado com papel de arroz, mas o bolo caseiro cumpriu sua tarefa com honras!

Se você sabe fazer um bolo de aniversário bem gostoso e consegue fazê-lo junto com todos os outros preparativos da festa, vai dar um toque pessoal fantástico, além de economizar um pouco também. O bolo caseiro também pode ser usado se você for optar pelo bolo cenográfico!

Mas se você não souber fazer ou é daquelas desorientadas que nem eu que ficam malucas às vésperas da festa, não arrisque. Imagine uma festa sem bolo porque você queimou a receita? Avião sem asa? Fogueira sem brasa? Amor sem beijinho? Bochecha sem Claudinho? Então, festa sem bolo ou com bolo queimado não dá! Encomende!

Como encomendar um bolo profissional

* Conheça a confeiteira. Se não conhecer nenhuma, peça indicação das suas amigas ou encomende em lojas que você conhece.

* Pelo amor de Deus! Não escolha a confeiteira só pelo preço do bolo. Conhece a história do barato que sai caro? (Eu teria pesadelos com este Minion! E o que dizer do número escrito espelhado?)

bolos de aniversário feios

* A pasta americana tem que ser fininha para não roubar o gosto do bolo e ficar pesado. Mas mesmo sendo fininha, alguns convidados ainda vão deixar ela no prato. Não fique chateada por isso.

* Verifique se a confeiteira faz a entrega do bolo no local da festa. Se tiver que buscar, não vá sozinha. Enquanto você dirige, alguém precisa segurar para o bolo não tombar. Eu preferi escolher uma confeiteira do meu bairro para evitar problemas com o deslocamento. Ela inclusive faz também os docinhos.

* Não compre um bolo grande demais. Aquela história de dar um pedacinho para os convidados levarem no final da festa não existe mais, esse é o papel da lembrancinha. Pense no orçamento.

* A decoração e o bolo devem estar em harmonia. Pense em todos os detalhes da mesa para não deixar a mesa com muita informação.

* Cuidado com a pasta americana nos dias quentes, ela costuma derreter um pouco. Você pode colocar o bolo na mesa próximo da hora do parabéns e para tirar as fotos.

Além do bolo caseiro e o tradicional bolo com pasta americana, os bolos de aniversário tem acompanhado a tendência do naked cake, que também são muito charmosos!

bolo de aniversário naked cake

O mais importante mesmo é que você não deixe de curtir a festa do seu filho, e comemorar. Comemorar muito!

close