Brincadeiras com Bambolê

Bambolê é um brinquedo clássico infantil, ou seja, nunca sai de moda, ele é barato, versátil e com ele você pode fazer muitas brincadeiras legais.

Você sabia que:

O bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo.O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos da América em 1958. Foi uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a idéia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo foi batizado de hula hoop e eles venderam 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o bambolê no Brasil, com o nome tirado do verbo “bambolear” (gingar). Atualmente são comercializados bambolês de plástico e comprovado que este brinquedo quando bem utilizado pode trazer muitos benefícios a saúde.”

(bamboledathaty- História do Bambolê)

Agora que aprendemos um pouco sobre a criação desse brinquedo que ultrapassa séculos, vamos aprender umas brincadeiras legais para fazer com a criançada envolvendo bambolê?

 1- Brincadeira clássica

Brincadeiras com Bambolê
http://gurudacidade.com.br/

Girar o bambolê na cintura, de forma que ele não caia no chão, você mantém ele girando com o balançar da cintura, tem que ter gingado…kkk

2- Bambolê sensorial

https://www.elo7.com.br/bambole-sensorial/dp/16A3475

Pensando nos pequenos que também pode entrar na brincadeira, você coloca várias fitas de diversas texturas diferentes e objetos variados presos no bambolê para o bebê tocar com as suas mãozinhas, promovendo diversas experiências sensoriais com essa brincadeira.

3- Túnel de bambolês

Brincadeiras com Bambolê
https://br.pinterest.com/priscilamor2008/bal%C3%B5es-sensoriais/

Cada criança segura um bambolê em pé, apoiando-o no chão, com uma distância pequena entre eles, de forma a criar um túnel que as crianças deverão atravessar engatinhando. Quando a criança terminar de atravessar o túnel deve-se dirigir para a outra ponta do túnel de forma a segurar um bambolê, para que todos possam participar da brincadeira.

Também pode-se incrementar a brincadeira colocando fitas, ou outros acessórios presos nos bambolês para conferir mais experiências sensoriais.

4- Bolha de sabão com bambolês

Brincadeiras com Bambolê
https://www.educlub.com.br/brincadeiras-com-bambole-divertidas-para-criancas/

Ótimo para os dias de verão, você irá precisar de uma bacia bem grande com água e sabão e colocará o bambolê dentro dela, depois com o auxílio de duas pessoas irá levantar o bambolê com cuidado, que irá formar o túnel de bolha de sabão com o auxílio do aro do bambolê.

5- Acerte o alvo. 

https://br.pinterest.com/pin/224194887686778776/

Você pode segurar um bambolê ou suspender ele no teto com o auxílio de um barbante ou corda à uma certa distância da criança e pedir a ela que arremesse bolas (de tipos diversos) dentro do bambolê. Não pode ficar perto de mais para parecer muito fácil e a criança perder o interesse. Para variar essa brincadeira, você pode colar fita adesiva no bambolê de forma a criar uma “rede” de fita adesiva para que as bolas não ultrapassem mas fiquem grudadas na fita, nesta brincadeira o ideal é usar bolas de plástico que não sejam muito pesadas para poderem se fixar melhor nas fitas.

6- Dentro e Fora

Brincadeiras com Bambolê
https://www.colegiologosofico.com.br/noticias/48093/infantil-4-vespertino-realiza-brincadeira-com-bambole-envolvendo-o-equilibrio

Para essa brincadeira o ideal é utilizar bambolês com diâmetros menores, para caber os pezinhos dos pequenos. Disponha os bambolês no chão, um ao lado do outro de forma vertical no chão, e desenhe ou cole figuras de “pézinhos” dentro e fora dos bambolês, de forma a criar um circuito que a criança precisa atravessar mudando as posições dos pés (aberto ou fechado) conforme a orientação do bambolê.

7- Amarelinha com Bambolês

https://www.educlub.com.br/brincadeiras-com-bambole-divertidas-para-criancas/

Essa brincadeira é um versão divertida da amarelinha clássica, ao invés de desenhar no chão os quadrados com os números, você posiciona os bambolês lado a lado de forma vertical e dentro deles coloca os números para que a criança precise saltar com um pé só ou com dois pés juntos, alternando a sequência. Essa brincadeira promove o desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, integração bilateral e sequenciamento.


Aproveite e confira:

Que tal aproveitar e comprar um kit de bambolê:


8- Dança dos Bambolês

https://www.reinoazul.com.br/fotos.php?id=755&data=15%2F08%2F2018&tipo=Infantil&nome=Maternal+1+vespertino+-+dan%E7a+dos+bambol%EAs

Versão adaptada da dança das cadeiras. Você precisa dispor os bambolês no chão em forma de círculo e pedir que as crianças sentem dentro deles, o número de bambolês tem que ser menor que o número de crianças, a criança que estiver sem bambolê para sentar será a que iniciará a brincadeira. Coloque a música para tocar, enquanto a música toca as crianças devem correr em volta do círculo, quando a música parar, elas devem ocupar um lugar sentando-se no chão dentro do bambolê. Aquela que não conseguir lugar deve sair do jogo, e com a saída de cada criança também se tira mais um bambolê. Lembrando que cada bambolê só pode abrigar uma criança. No final ganha quem for o último a encontrar lugar no bambolê.

9- Cabe mais um

https://alana.org.br/entrevista-soraia-chung-brincar/

Primeiro coloque o bambolê no chão, e peça a duas ou três crianças entrarem dentro do bambolê, depois peça que o ergam até a cintura, elas terão que se coordenar dentro do bambolê para caberem dentro dele e também para não deixarem o bambolê cair. Depois comece dando comandos para eles obedecerem como: ” vire para a esquerda”, “vire para a direita”, “ande para trás”, “ande para a frente”, ou “pule tal obstáculo”, vá aumentando gradativamente o grau de dificuldade. É uma brincadeira que trabalha a coordenação motora, a orientação espacial e trabalho em equipe.

10- Corrida do bambolê

https://www.youtube.com/watch?v=Bg9qRqWQT-U

Com uma fita crepe trace no chão uma linha de partida e uma linha de chegada, depois peça a criança que saia da linha de partida rolando com o bambolê no chão, empurrando-o com as mãos sem deixá-lo cair. Se houver mais de uma criança para participar da brincadeira, você pode apostar uma corrida, quem chegar primeiro na linha de chegada sem derrubar o bambolê é o vencedor. Essa atividade é ótima para trabalhar coordenação motora entre os movimentos olhos e mãos.

11. Minha mãe mandou

https://www.colegiologosofico.com.br/noticias/48093/infantil-4-vespertino-realiza-brincadeira-com-bambole-envolvendo-o-equilibrio

Coloque o bambolê no chão na frente da criança, e explique para ela que você irá dar comandos que ela deverá obedecer com o bambolê. Diga por exemplo: ” Minha mãe mandou, pular com os dois pés dentro do bambolê”, “girar o bambolê”. ” erguer ele até a altura da minha cabeça”. “girar ele na cintura”, “girar ele no braço”, “pular com um pé só dentro do bambolê”. etc. Quantos mais participantes mais divertida fica a brincadeira.