Brincadeiras de verão super divertidas para as crianças

As férias escolares já começaram para alguns e é hora de programar várias brincadeiras de verão para divertir as crianças em casa.

Se você não vai viajar todos os dias, é preciso pensar em várias atividades para manter a turma ocupada e principalmente, aprendendo enquanto queimam suas energias!

Isso pode parecer caótico demais, mas com uma programação bem definida, as crianças saberão aproveitar os momentos de relaxamento e os momentos das brincadeiras de verão.

Brincadeiras de verão precisam de turma?

Essa é logo a primeira questão que nos vem à cabeça quando as férias estão para começar. É preciso reunir os amigos do bairro ou do prédio para garantir boas brincadeiras de verão?

As melhores brincadeiras sem dúvida são as em grupo, mas você também pode organizar algumas dentro de sua casa, pois afinal de contas, a sua vida de trabalho e de cuidar da casa não tirou férias, não é mesmo? Então fizemos uma pequena seleção de brincadeiras de verão para brincar com os amigos ou em casa sozinho. Vamos lá? Hora de tirar os sapatos!

Para brincar em grupo!

# PIQUE-ESCONDE da PEPPA PIG

Brincar em lugar aberto e seguro, sempre! A regra pode variar conforme a turma, mas basicamente uma pessoa tampa os olhos enquanto as outras se escondem. Ganha aquele que achar o maior número de pessoas escondidas e se safam de serem o “pega” aqueles que chegarem ao posto de contagem.

E como Peppa Pig também é cultura, certa vez vi uma variação interessante desta brincadeira explicada no desenho da porquinha rosa. Não lembro qual nome especial do pique-esconde, mas a brincadeira de verão da Peppa era o contrário. Apenas uma pessoa se escondia e todas as outras a procuravam. Quando alguém a encontrava, em silêncio se escondia junto à ela. A última pessoa a encontrar todas as outras escondidas, virava o próximo “pega”.

Imagem: Dailymontion
Imagem: Dailymontion

Divertido, né?! Então mais duas para variar!

#GUERRA DE ÁGUA

Pensa na lista de brincadeiras que seus pais não deixavam você brincar? Guerra de água estava no topo da minha lista, e em algum lugar da minha infância devo ter prometido para mim mesma que deixaria meus filhos brincarem de guerra de água nas férias deles.

Bom, os anos passaram, e eu criei juízo. Pelo menos o suficiente para saber que brincar com água não é uma idéia ecológica e economicamente correta.

Mas a guerra de água com baldes ou balões é super divertida e as crianças vão adorar, mas em tempos de crise hídrica, o ideal é que ela aconteça somente nas piscinas. Se seu prédio ou casa tiver piscina, vale a brincadeira!

# GUERRA CONTRA A DENGUE

Eles estão de férias, mas precisam se conscientizar dos acontecimentos da sociedade. Sentar para uma boa conversa com a criançada para falar dos perigos da Dengue (e do Zica Vírus, que você tem mais informações AQUI) e propor um movimento de combate ao mosquito no prédio ou no bairro pode ser muito interessante.

Aí vão algumas idéias:

  • Criar instrumentos musicais com objetos recicláveis e inventar uma música sobre a Dengue para que eles cantem enquanto visitam os andares do prédio ou as casas dos vizinhos.
  • Fazer cartazes informativos  e coloridos para uma exposição para adultos
  • Fazer um teatro!
  • Visitar os vizinhos mostrando aonde estão os riscos para procriação do mosquito

Eu acho essa idéia necessária para que as crianças entendam que boas atitudes não são propostas apenas pela escola, que elas podem fazer o bem para quem está à sua volta e muito mais!

Para brincar dentro de casa!

# PEQUENOS MASTERCHEFS

Se a chuva resolveu cair, ou se você não pode levar as crianças para brincar lá fora, é hora de colocar a mão na massa!

Escolha uma receita de macarrão, uma bem simples e saudável e chame as crianças para a cozinha! Brincadeiras de verão podem se tornar verdadeiras paixões, como pela cozinha.

Além disso, quando a criança participa do preparo tudo tem mais importância. Ela compreende melhor a relação de proporção, da qualidade dos alimentos e se sente super importante!

# CROSSFIT DA MAMÃE

Não tem nada melhor do que improvisar e fazer um circuito com várias atividades divertidas, assim como as aulas de crossfit kids que algumas academias especializadas oferecem. Claro, não estou dizendo para você pedir que seu filho faça 30 Burpees, na verdade, a idéia é usar os brinquedos e objetos da casa para fazer várias atividades em um circuito à ser cumprido.

Da etapa de elaborar o circuito até a fase de executá-lo é diversão na certa. Marque pontos aonde ele precisará pular, coloque cadeiras em fileira para ele passar por baixo e alvos que ele precisa acertar.

Depois que ele completar o circuito, comece a cronometrar para aumentar o nível de dificuldade da atividade. Solte a imaginação!

Acima de tudo, saiba que é preciso ter paciência e às vezes entrar na brincadeira. Seja só vocês ou com vários amigos, o importante é descansar e ser feliz. Celebrem cada momento juntos, pois isso é muito especial e passa. Lembro de muitas brincadeiras da minha infância, e já tentei ensinar algumas para os meninos, mas aparentemente não agradou.

Você brinca com seus filhos? Já ensinou alguma brincadeira da sua infância para ele? Conta para gente!

 

close