Calcular período fértil – como fazer? E quais os sintomas?

Muitas mulheres sentem dificuldades na hora de calcular período fértil. Agora, você sabe o que é o período fértil? Ele é o intervalo do ciclo menstrual feminino em que a mulher pode engravidar. O homem produz espermatozoides a todo o momento, mas a mulher só libera até dois óvulos por mês.

O cálculo leva em conta o momento em que o óvulo é liberado e o tempo que o espermatozoide tem para fecundá-lo, lembrando que eles sobrevivem de três a cinco dias no organismo. Então, o período fértil é o espaço de seis dias que encerra no dia da ovulação. Aprenda de uma vez por todas a calcular o seu período fértil.

O período fértil ocorre quantos dias depois da menstruação?

Ele normalmente acontece durante o ciclo menstrual, cerca de 14 dias antes do próximo ciclo.

Quais sintomas podem indicar o período fértil?

O período da menstruação causa diversas mudanças no corpo. Isso não é diferente no período fértil, a mulher pode sentir diversos sintomas.

Identificando o período fértil. Imagem: Muito Chique

Dor leve no baixo ventre

Não é uma dor forte, mas é uma leve dor que pode incomodar. São leves pontadas no baixo ventre, mas esse não é um sintoma que todas as mulheres sentem. Isso acontece, pois o óvulo acaba rompendo uma estrutura que o embrulha no ovário, e esse mal-estar acontece devido a esse rompimento. Se você sentir algumas pontadas na região pélvica, as chances são grandes de estar ovulando.

Secreção parecida com clara de ovo

É normal que a mulher perceba durante o período fértil o aumento da secreção vaginal. Ela fica bem parecida com uma clara de ovo e fica um pouco elástica, mas ela não tem nenhum odor forte, como muitas mulheres sentem medo.

O organismo feminino está se preparando para fecundação e a secreção facilita a chegado do espermatozoide ao óvulo. Isso acontece durante todo o ciclo, mas fica bem mais evidente no período da ovulação. Quando essa fase para, a secreção diminui.

Aumento da libido

Libido é o que causa o desejo sexual, seja no homem ou na mulher. Na fase de ovulação a libido tende a aumentar. Isso acontece porque o organismo feminino está pronto para fecundar, ou seja, o desejo de uma relação sexual aumenta.

Lembrando que não é só a libido que aumenta não, mas os feromônios têm sua produção aumentada também. Eles são substâncias que exalam pelo corpo com o objetivo excitar o sexo oposto. As mulheres precisam estar preparadas porque ficam bem mais sensíveis, já que estarão com o olfato mais apurado.

Elevação da temperatura corporal

É comum que no período fértil a temperatura da mulher aumente em torno de meio grau. Esse detalhe pode ajudar bastante quem deseja engravidar, já que pode identificar, com auxilio de um termômetro, os dias mais férteis. Alguns médicos explicam para as pacientes que desejam engravidar, medir a temperatura na parte da manhã antes de se levantar, sendo necessário colocar o termômetro sob a língua. Isso precisa ser feito desde o primeiro dia do ciclo menstrual.

Se você quer engravidar, aproveite quando o termômetro marcar uma temperada mais elevada.


Aproveite e confira:


Como calcular período fértil dentro do ciclo?

É muito importante saber a duração do seu ciclo menstrual antes de calcular o seu período fértil. Normalmente o ciclo inicia no primeiro dia da menstruação. Então, o seu ciclo menstrual acontece no intervalo de tempo entre cada menstruação. Ou seja, o cálculo é muito simples:

  • Você precisa descobrir quanto tempo dura o ciclo menstrual. Se o resultado variar a cada mês, é necessário monitorar os intervalos dos últimos três meses, a partir deste momento, tente calcular o tempo médio.
  • Sabendo o tempo de duração do seu ciclo, é necessário subtrair 14 deste resultado. Fazendo isso, você vai descobrir o dia exato da ovulação.
  • Sabendo a data obtida no passo anterior, conte cinco dias para trás e já saberá exatamente o seu período fértil.

Acompanhe o exemplo abaixo para entender melhor como funciona esse cálculo:

Se você é uma pessoa com um ciclo de 30 dias, é provável que a sua ovulação ocorra no 16º dia. Isso significa que o seu período fértil é entre o 11º e o 16º dias do seu ciclo menstrual. Agora, se você tem um ciclo de 28 dias sua ovulação acontece no 14º dia do seu ciclo, ou seja, sua fertilidade está em alta entre o 9º e o 14º dias. Se você tem um ciclo de 26 dias sua ovulação é no 12º do seu ciclo, então você será mais fértil entre o 7º e o 12º dias do ciclo.

As mulheres com ciclos mais curtos ovulam mais cedo, e isso acontece devido ao ciclo menstrual ser dividido em duas fases:

  • Fase folicular: o período em que os folículos ovarianos começam a se desenvolver.
  • Fase lútea: quando o corpo começa a se preparar para uma possível gravidez.

Os dois períodos são divididos pela ovulação. A fase folicular varia de mulher para mulher. Já a fase lútea dura 14 dias, por isso é necessário subtrair 14 dias na conta.

Como calcular período fértil para mulheres com o ciclo irregular?

O ciclo menstrual que é considerado regular dura cerca de 25 dias. Se você tem ciclos com durabilidades diferentes, mas apenas variam entre esses intervalos de tempo são considerados regulares ainda.

Para conseguir realizar o cálculo quando isso acontece você precisa chegar a uma média de duração desses ciclos. Exemplo: Caso o seu ciclo oscile entre 27, 28 e 29 dias, a sua média é de 28 dias.

As mulheres que possuem um ciclo muito longo ou muito curto precisam ser avaliadas com bastante critério, já que elas podem ovular cedo ou tarde demais ou nem estar ovulando. É importante sempre procurar por um ginecologista.

close