7 Dicas para Tornar sua Casa Segura para Bebês

Quando a Isa começou a se movimentar mais, percebi que precisava tomar algumas medidas para tornar nossa casa um ambiente seguro para ela. No início, quando os bebês são muito pequeninos e não se movem muito, não há tanta necessidade dessas adaptações. Mas, acredite, essa fase passa rapidamente. Logo, Isa começou a se arrastar e a engatinhar com muita agilidade, e em pouco tempo estava começando a andar apoiada nos móveis.

Em nossa casa, a Isa tem liberdade para explorar o ambiente, não ficamos limitando seu espaço com cercadinhos. Por isso, precisamos ter bastante atenção com tudo que fica ao alcance dela. Apenas removemos objetos com os quais ela poderia se machucar. Para coisas que ela não deve pegar, mas que não vão causar danos, basta dizer “não” algumas vezes.

Dicas para tornar a casa segura para o seu bebê

A seguir, compartilho algumas dicas para que você também possa tornar a sua casa um ambiente seguro para o seu bebê:

  1. Proteção de tomadas e fios: Crianças são curiosas por natureza e adoram explorar tudo, inclusive colocar os dedos onde não devem. Esconda os fios o melhor que puder e utilize protetores de tomadas.
  2. Proteção de quinas: No começo, eu até pensava que isso não era necessário. Isso, até a Isa começar a andar e bater a cabeça nas quinas dos móveis. A decisão final veio quando ela raspou o peito na quina da prateleira mais baixa da estante. Imediatamente, compramos protetores de quina.
  3. Instalação de portões: Agora que a Isa está quase caminhando, vamos instalar um portão na área de serviço, onde ficam os produtos de limpeza, lixo, comida, água e areia do gato. Esse tipo de coisa pode ser uma tentação para o bebê. Para quem tem escada em casa, a instalação de um portão é fundamental para evitar acidentes.
  4. Utilização de travas: Ainda não estamos usando travas em casa, mas sabemos que elas podem ser necessárias no futuro. Existem travas para tudo: portas, gavetas, vaso sanitário…
  5. Telas de proteção nas janelas: Se você mora em um apartamento ou casa alta, instale telas de proteção nas janelas.
  6. Adaptações na cozinha: A Isa tem acesso à cozinha, mas apenas quando não estou cozinhando. Mudei todos os objetos de vidro para as prateleiras mais altas. Potes, panelas e outros itens que só servem para bagunçar foram deixados nas prateleiras de baixo. Os talheres também foram realocados para cima.
  7. Cuidado com toalhas de mesa: Evite usar toalhas de mesa que a criança pode se apoiar, puxar e derrubar objetos.

Para mais dicas sobre segurança infantil

Se você quer mais dicas sobre como garantir a segurança do seu bebê, acesse:

E lembre-se: a segurança do seu bebê deve ser sempre a prioridade. Com essas dicas, esperamos que você consiga tornar a sua casa um ambiente seguro e agradável para o desenvolvimento do seu pequeno. Se tiver mais dicas ou quiser compartilhar suas experiências, deixe seu comentário!

close