Chá de bebê para iniciantes

Existem três bons motivos para arregaçar as mangas e fazer você mesma o Chá de Bebê do seu filho que está para chegar:

  • É mais barato que contratar um buffet;
  • Você escolherá o que servir e qual presente é mais útil para seu bebê;
  • É uma festa que pede um toque íntimo e pessoal, e ninguém melhor que você para fazer isso.

Se você é uma mãe (madrinha do bebê, amiga da futura mamãe, etc) de primeira viagem ou primeira festa, fique sabendo que fazer o chá de bebê é mais fácil do que você imagina. Com um pouco de planejamento e muita criatividade, você pode fazer uma celebração intimista e inesquecível para sua família e convidados.

Quando fazer seu chá de bebê?

Mesmo em condições normais de saúde, uma grávida não deve abusar muito de atividades que exigem esforço físico, principalmente nos últimos meses de gravidez.

Quando engravidamos, logo fazemos os cálculos de quando o bebê nascerá, o que é muito importante para definir o que comprar para o enxoval dele. Mas além da data provável de nascimento, recomendo que você verifique como serão os últimos meses de gravidez. Se será um período de chuva intensa, muito calor, frio ou se coincidirá com festas e eventos grandes em sua cidade.

Assim, você saberá como estará sua disposição para festas. No calor ficamos ainda mais cansadas e desconfortáveis, por exemplo, usando a cinta e a meia de média/alta compressão. Escolher uma data aonde o clima estará mais ameno pode ser um bom negócio, e a partir daí definir se será em um espaço aberto ou não e se terá um tema de acordo com eventos da época.

Entre o quinto e o sexto mês de gestação é um período que já sabemos o sexo do bebê (se você decidiu saber, é claro) e a barriga não está muito pesada. Fica a dica!

Aonde fazer o chá de bebê?

Eu adoro essa pergunta. Aonde fazer o chá de bebê? Aonde sua criatividade permitir. Vale um picnic de bebê no parque? Vale! E um churrasco no quintal de casa? Claro que sim! As vezes temos a solução mais bacana na nossa frente, mas acabamos procurando fazer igual à de todo mundo.

chá de bebê para iniciantes picnic

Aproveite sua garagem, o salão de festas do prédio, o quintal de casa, o sítio do tio ou a casa da avó para fazer uma festa diferente, e use o local para inspirar sua decoração! O picnic no parque tem sido muito usado para festas infantis, e basta solicitar autorização para a entidade que administra o espaço e voilá! Você pode chamar todo mundo para um picnic no final da tarde, com muitos pães artesanais, queijos, frutas e bebidas.

Aqui no SouMãe temos um post muito bacana com 6 dicas para um chá de bebê ao ar livre!

Como decorar seu chá de bebê?

Como já te disse, você pode usar os eventos que estão ocorrendo na época ou o local para inspirar sua decoração, pois não vai ficar parecendo que você está “forçando a barra”. Também sugiro que você faça um tema que tenha haver com o estilo dos pais. Se o pai gosta de rock’n’roll, que tal usar essa referência para a decoração? Tenho certeza que sairá bem mais em conta usar as camisas e capas de discos do papai do que uma decoração dos “Ursinhos Carinhosos na Terra do Nunca”, e será bem mais criativo também.

Lógico que não podemos errar na mão, o chá de bebê também simboliza a entrada do casal no universo infantil. Por isso, delicadeza também é necessária. Flores, balões e bolo feito de fralda são sempre bem-vindos.

chá de bebê para iniciantes rock

chá de bebê para iniciantes cookies rock

O que servir no chá de bebê?

Como estamos falando de tornar o chá de bebê uma festa bem pessoal, os comes e bebes devem acompanhar a linha. Servir ou não bebida alcóolica é outra pergunta que sempre passa por nossa cabeça e a resposta é depende. Se vocês querem uma festa mais prolongada e seus convidados usualmente tomam bebidas alcoólicas, você pode servir. Mas um chá de bebê não deve ser muito demorado, pois a mamãe e o bebê precisam descansar. Refrigeirantes, água e sucos naturais são bem-vindos!

chá de bebê para iniciantes suqueiras

As suqueiras são versáteis e você pode alugar ou comprar pela internet facilmente. Pães, queijos e salgados leves são a cara de chás tradicionais ou de picnics, além de frutas e musses, que são refrescantes e fáceis de fazer. Mas se você gostou da idéia da festa rock’n’roll, que tal sanduíches e pizza de wraps?

chá de bebê para iniciantes sanduiches

chá de bebê para iniciantes pizza

Pedir aos convidados que levem um prato de salgadinho ou bebida não é muito legal, tente evitar isso!

O que pedir no chá de bebê?

Você pode recorrer às listas de enxoval divulgadas por lojas e sites especializados e distribuir os itens nos convites a serem enviados. O problema é que os preços dos itens são muito diferentes, e nem sempre você receberá determinado presente conforme o que você queria.

A saída mais conhecida é pedir fraldas e lenços umedecidos de determinada marca e tamanho. Além de ser um item necessário, você não cai em nenhuma saia justa de pedir um presente mais caro para convidados que se conhecem.

*Dica* Peça somente fraldas tamanho M e G. Os tamanhos RN e P são pouco usados, e para não encalhar e ter que se virar para trocar, compre você de acordo com a demanda.

Outra maneira é enviar o convite dentro de um envelope com uma explicação informando que o bebê gostaria de comprar o seu próprio berço e para isso, ficaria muito feliz com uma contribuição de qualquer valor a ser entregue no dia da festa, dentro daquele envelope, e de forma anônima. Com o dinheiro, você compra o enxoval conforme suas preferências. Além de ser conveniente para você, é bem mais fácil para os convidados também. Mas essa modalidade ainda não é bem vista no Brasil, então depende da sua turma!

Sempre vão ter outros presentinhos e mimos das pessoas que estão curtindo sua gravidez, então aproveite bastante e tire muitas fotos!

close